
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (23) a redução de tributos do PIS/Cofins sobre a gasolina. A medida faz parte de um conjunto de ações do governo federal para tentar conter a alta dos combustíveis no país.
O aumento dos preços está ligado ao cenário internacional, especialmente após a escalada de tensões no Oriente Médio, envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, que impactaram diretamente o mercado global de petróleo.
Nos últimos meses, o governo já havia adotado medidas semelhantes, como a desoneração do PIS/Cofins e a concessão de subsídios para o diesel. Inicialmente, foi estabelecida uma subvenção de R$ 0,32 por litro, posteriormente ampliada para até R$ 1,52 no diesel importado e R$ 1,12 no nacional.
Também foram incluídas ações voltadas ao gás de cozinha e ao setor de aviação, com redução de tributos sobre o querosene de aviação e o biodiesel. O pacote de medidas soma um custo estimado superior a R$ 30 bilhões.
A expectativa do governo é compensar parte desse impacto com o aumento da arrecadação proveniente da exportação de petróleo, impulsionada pela valorização do barril no mercado internacional.
Um dos fatores que contribuem para essa alta é o fechamento do Estreito de Hormuz, rota por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial. Com isso, o preço do barril tipo Brent ultrapassou os 100 dólares, refletindo diretamente nos combustíveis ao redor do mundo.
No Brasil, o impacto é mais sentido no diesel, enquanto a gasolina tem maior participação da produção nacional, o que ajuda a reduzir parcialmente os efeitos da crise internacional.



