URGENTE: Lula decreta intervenção federal no DF

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou intervenção federal no Distrito Federal a partir deste domingo (8). A medida foi confirmada durante coletiva de imprensa e é uma resposta aos atos de vandalismo praticados nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula também nomeou Ricardo Garcia Cappelli como novo responsável pela segurança pública na capital. Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, braço direito do ministro Flávio Dino. O presidente também informou que vai trabalhar para punir os envolvidos, incluindo os financiadores: “Vamos descobrir quem são os financiadores“.

A intervenção tem validade até 31 de janeiro e diz respeito apenas à segurança pública. Lula está em Araraquara (SP), para prestar solidariedade às famílias atingidas pelas chuvas. E não poupou críticas ao Governo do Distrito Federal.

“Quem tem que fazer a segurança do DF é a polícia do DF, que não fez. Por incompetência e má fé das pessoas que cuidam da segurança do DF”, escreveu no Twitter. Paralalemante ao decreto de Lula, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou que todo o efetivo policial fique na rua. Até o momento, apenas três pessoas foram presas.

AGU pede prisão em flagrante

Há pouco, a Advocagia-Geral da União (AGU) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a prisão em flagrante dos envolvidos em atos golpistas, como também do ex-secretario de Segurança do DF Anderson Torres. Torres foi exonerado pelo governador nesta tarde. Atualmente, ele está em Orlando (EUA).

Deixe um comentário