Homem é preso por matar esposa com enxada no Agreste

Um homem foi preso suspeito de matar a esposa com uma enxada em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, nesta terça-feira (1º). De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu no Sítio Oiti, na Zona Rural do município.

Paulo José da Silva, de 41 anos, atacou a mulher, Josefa Ismerina Alves, de 55 anos, dentro da residência do casal com golpes na cabeça.

Segundo a polícia, o suspeito foi encontrado escondido em um beco da casa que dá acesso à cozinha, ainda com a enxada na mão. Após negociação com a Polícia Militar, ele se entregou e foi preso em flagrante, sendo encaminhado para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

Homem ameaça matar mulher e filhos e é preso pela Polícia Militar de Santa Maria da Boa Vista

(Imagem ilustrativa)

Um homem de quarenta anos de idade, identificado como Francinete Ferreira, foi preso na noite desta sexta-feira (13), na rua 05, do Bairro Santa Luzia, em Santa Maria da Boa Vista, por fazer ameaças a sua companheira e seus filhos.

A companheira do acusado contou aos policiais da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, que o mesmo estava forçando a entrada em casa e dizendo que mataria todos queimados.

Segundo relatos de testemunhas, no último domingo (8), Francinete já teria ateado fogo na própria casa e por pouco não causou uma tragédia. O envolvido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Cabrobó e autuado em flagrante delito por violência doméstica, sendo posteriormente recolhido à cadeia pública.

Petrolina: carro de linha é assaltado no povoado de Ponta da Serra e moradores reclamam da insegurança

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Moradores do povoado de Ponta da Serra, zona rural de Petrolina (PE), que preferem ocultar os nomes com medo de represálias, entraram em contato com o blog e reclamaram da falta de segurança na comunidade que fica próximo a BR 407, sentido Afrânio (PE).

Segundo os moradores, nesta quinta-feira (12), por volta das 14h, uma Van que faz linha entre o povo e a cidade de Petrolina, estava chegando a comunidade quando foi assaltada por dois homens armados.

Usando pedaços de tecidos como máscara para cobrir o rosto, os assaltantes levaram dinheiro, celulares e bolsas dos passageiros. Segundo os denunciantes, outros assaltos já aconteceram no mesmo local, que fica próximo a um riacho.

A Polícia Militar informou ao blog, que faz rondas com frequência naquela região e vai intensificar ainda mais os trabalhos a partir de hoje (13), para coibir novos assaltos.

Homem de 68 anos é morto a golpes de arma branca em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O segundo homicídio registrado em menos de 24 horas em Petrolina (PE), vitimou um idoso de 68 anos de idade.

Luiz Neri da Silva, foi morto a golpes de arma branca no início da tarde desta segunda-feira (9), na rua 11 do bairro Jardim Petrópolis.

Segundo as primeiras informações, ele teria reagido a um assalto e por isso teria sido morto. O IML foi local e recolheu o corpo para os procedimentos legais. A polícia civil ainda não tem pistas do assassino.

Mulher é presa após tentar matar filha a facadas no Recife

Uma mãe foi autuada em flagrante após tentar matar sua filha a facadas enquanto dormia na madrugada desta quinta-feira (29). A tentativa de homicídio aconteceu no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração, para onde a filha foi encaminhada após ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, ela perdeu sangue, mas teve ferimentos superficiais. A equipe médica realizou suturas nas lesões corporais e transferiu a jovem para o setor de trauma, onde se recupera bem e está em observação.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro: Polícia Militar prende homem acusado de estupro no bairro Itaberaba

Homem é preso, em Juazeiro, sob acusação de tentativa de estupro a uma mulher grávida

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, que ficará à frente das investigações, a mãe está custodiada em um hospital psiquiátrico. A polícia aguarda posicionamento da Justiça para encaminhar a mãe para um presídio comum ou para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife.

Moradores do bairro Atrás da Banca, em Petrolina, continuam reclamando da grande quantidade de assaltos na comunidade

(Foto: Google Maps)

Quem mora no bairro atrás da Banca em Petrolina (PE), está sofrendo com a insegurança que se instalou na comunidade. Somente da noite desta terça-feira (27) para a madrugada desta quarta-feira (28), os moradores relataram quatro ocorrências de violência no bairro.

O primeiro assalto aconteceu na Travessa da União. Dois homens em uma moto, tomaram o celular de uma senhora e tentaram roubar também a vizinha dela. Sem sucesso, os bandidos fugiram.

Outro assalto com as mesmas características aconteceu na rua dos Industriários. Novamente dois homens em uma moto roubaram o celular de um morador.

Os moradores também registraram dois arrombamentos a barracos que comercializam produtos no bairro. Um dos comércios arrombados fica na rua Primeiro de Maio. Os ladrões levaram um botijão de gás e outros objetos. O outro estabelecimento arrombado funciona em frente ao Supermercado Bom Preço.

Pernambuco teve a terceira pior taxa de homicídios do país em 2017

O ano de 2017 foi um dos mais violentos no estado de Pernambuco. De acordo com o monitoramento de violência no país, o estado teve o terceiro pior índice de homicídios do país. No ano passado foram registrados 5.427 assassinatos.

Segundo o levantamento, foram registrados 57,3 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) a cada 100 mil habitantes. Somente o Rio Grande do Norte, com 64 e Acre, 63,9 casos superam Pernambuco em violência.

O número de homicídios registrado em Pernambuco é 21,1% maior do que os 4.479 assassinatos contabilizados em 2016. Os números fazem parte do levantamento feito pelo portal G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

LEIA MAIS

Atriz afirma ter sofrido agressão; diretor nega fato e se defende

(Foto: Reprodução)

O teatro de Juazeiro ganhou um episódio polêmico na semana passada. De acordo com a atriz Ronaly Barbosa, escalada para atuar no espetáculo Dona Flor e Seus Dois Maridos, o diretor e produtor da peça a agrediu física e verbalmente.

Segundo a atriz, o fato teria acontecido na última segunda-feira (5), durante um ensaio do grupo. Ronaly afirma que, durante o ensaio o diretor havia informado a ausência de um dos atores. A atriz questionou a falta e em seguida os dois discutiram, tendo o diretor levantado o tom de voz e começado a briga, relata Ronaly.

Em conversa com a equipe deste Blog, Ronaly contou que após a discussão percebeu pelo espelho do salão Centro de Cultura João Gilberto que o diretor estava vindo em sua direção, pronto para agredi-la. Foi nesse momento que o diretor teria desferido um soco de raspão em seu ombro.

LEIA MAIS

Juazeiro está a 30 dias sem registrar homicídios, afirma 75ª CIPM

(Foto: ASCOM)

Um fato inédito foi registrado em Juazeiro, de acordo com a 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Não foram registrados homicídios em Juazeiro nos últimos 30 dias.

A redução no número de homicídios, segundo a CIPM, é resultado da intensificação das abordagens nos bairros mais violentos, somado a operações de combate a crimes violentos na cidade. O último homicídio registrado em Juazeiro, segundo a Companhia, foi em 5 de fevereiro

O Major PM Irlam Gouveia de Mattos, Comandante da 75ª CIPM destacou o trabalho dos policiais.“É gratificante saber que todo nosso empenho e dedicação no combate ao crime, evitou mortes nesse período de mais de 30 dias sem homicídios na nossa área. Só nos resta continuar com as intensificações nas operações para que mais vidas sejam poupadas.

Feira de Santana e Vitória da Conquista aparecem entre as 20 cidades mais violentas do mundo

Feira de Santana é a 19ª cidade mais perigosa do mundo. (Foto: Internet)

Segundo ranking divulgado pela organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz – que faz o levantamento anualmente das cidades mais violentas do mundo com base em taxas de homicídios por 100 mil habitantes –, Feira de Santana e Vitória da Conquista, ambas na Bahia aparecem entre as 20 cidades mais violentas do mundo. O Brasil é o país com o maior número de cidades entre as 50 áreas urbanas mais violentas.

Vitória da Conquista aparece na 11ª colocação com uma taxa de 70,26 homicídios a cada mil habitantes. Feira de Santana é a 19ª cidade mais perigosa do mundo com uma taxa de 58,81. A capital Salvador é a 25ª no ranking, com 51,58, três posições a menos que a capital pernambucana. Recife aparece em 22º com 54,96.

A Segurança, Justiça e Paz diz que elabora o ranking com “o objetivo político cidadão de chamar atenção à violência nas cidades, sobretudo na América Latina, para que governantes se vejam pressionados a cumprir com seu dever de proteger os governados e garantir seu direito à segurança pública”.

A organização usa como critério a taxa de homicídios por 100 mil habitantes oficial em cidades de 300 mil habitantes ou mais, além de fontes jornalísticas e informes de ONGs e organismos internacionais.

Brasil com 17 cidades entre as 50 mais violentas

São 17 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes listadas no ranking, que é encabeçado pela mexicana Los Cabos (com 111,33 homicídios por 100 mil habitantes em 2017) e pela capital venezuelana, Caracas (111,19).

Natal (RN) aparece em quarto lugar, com 102,56 homicídios por 100 mil habitantes – para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma taxa acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes como característica de violência epidêmica.

Bandidos assaltam residência em Santana do Sobrado e roubam até a feira da família

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma pessoa da família, que preferiu ocultar sua identidade, contou ao blog, que os bandidos chegaram à casa de sua irmã, que fica localizada no Loteamento Cristal, Distrito de Santana do Sobrado, interior de Casa Nova (BA), por volta das 19h deste domingo (04).

Eram dois homens. Armados e sem máscaras, anunciaram o assalto, pegaram o carro da família, um veículo Celta de cor preta, placa KHS-0942  (Recife PE), e foram colocando dentro o que podia pegar.

Levaram o aparelho de TV, aparelho de som, celulares, até feira da família que estava em casa os bandidos levaram. Após o roubo, os ladrões trancaram o casal com os dois filhos menores dentro de casa e fugiram com destino ignorado.

Quem souber de alguma pista que possa ajudar na identificação dos bandidos, favor avisar a polícia ou ligar para o número (74)9.8811-5559.

Pernambuco: estado deve registrar 800 homicídios no ano

Nos dois primeiros meses desse ano, o número de homicídios registrados em Pernambucano impressiona. Em uma matéria publicada no JC Online, o estado tem quase 800 casos no ano, 42 registrados somente no final de semanada passado.

As estatísticas foram contabilizadas pela editoria de polícia da Rádio Jornal. Entre o domingo (25) e hoje, foram pelo menos 24 assassinatos, 13 no interior do estado, segundo o jornal.

Em janeiro a Secretaria de Defesa Social (SDS) contabilizou 448 mortes. Já em fevereiro, segundo dados preliminares da Rádio Jornal, foram pelo menos mais 333 homicídios.

LEIA MAIS

Homem morre em confronto com a Polícia no interior de Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Policiais da CIPE-CAATINGA, Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, recebeu uma denúncia anônima que um homem foragido da justiça, estava escondido em uma casa de uma fazenda do distrito de Juremal, zona rural de Juazeiro (BA), e estava praticando roubo de animais nas proximidades e também era suspeito de possuir um plantio de maconha.

De posse das informações, os Policiais foram até o local e ao chegarem à fazenda, foram recebidos a tiros. A guarnição revidou e atingiu o acusado. Identificado por Edvânio da Silva Santos, 26 anos, mais conhecido como “Nego Edir”, foi levado para uma unidade de saúde de Pilar, distrito do município de Jaguarari (BA), mas não resistiu aos ferimentos.

Com ele, a Polícia encontrou 01 Revólver calibre38, com seis cartuchos sendo 03 deflagrados, 02 pinados e 01 intacto.

O corpo do infrator foi encaminhado para o IML e a arma apreendida foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil na cidade de Juazeiro (BA), ao delegado Fábio Ávila.

Artigo: exército, das favelas de Canudos para as favelas do Rio

Roberto Malvezzi (Gogó).(Foto: CPT/arquivo)

O filósofo e sociólogo Roberto Malvezzi (Gogó), mais conhecido como Gogó, divulgou novo artigo de sua autoria. Dessa vez, ele faz uma comparação entre a Guerra de Canudos, que aconteceu no interior da Bahia, com a intervenção do exército na cidade do Rio de Janeiro.

Roberto Malvezzi nasceu em 1953, no município de Potirendaba, São Paulo. É graduado em Estudos Sociais e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, em São Paulo. Também é graduado em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo.

Atualmente reside em Juazeiro (BA) e atua na equipe da Comissão Pastoral dos Pescadores (CPP) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) do São Francisco.

Veja o artigo na íntegra.

Exército: das favelas de Canudos para as favelas do Rio

Roberto Malvezzi (Gogó)

Favela, poucos sabem, é uma árvore típica da Caatinga. Espécie absolutamente inteligente, adaptada ao clima semiárido, é dotada de muitos espinhos e um poderoso ácido que fazem sua defesa contra os predadores. Quem tocar numa favela, sai queimado.

Quando o Exército Brasileiro atacou Canudos, teve três fragorosas derrotas antes da batalha final em 1897. O espaço mais árduo para a conquista final foi o ‘Morro das Favelas” (Alto da Favela), um espaço permeado pela árvore urticante e um dos enfrentamentos mais hostis para os soldados.

Quando terminou a guerra, os soldados voltaram em grande parte para o Rio de Janeiro. Dispensados, sem soldos, sem emprego, foram morar nos morros do Rio, começando pelo Morro da Providência, a primeira favela do Rio. Então, para ligar a hostilidade das caatingas com a hostilidade do novo lugar de moradia, associaram a árvore ácida da caatinga com as condições de vida dos morros cariocas, as habitações precárias, também associada à ideia de lugar alto. Até hoje estão aí as favelas.

Soldados rasos e policiais normalmente vem das classes populares mais baixas. Literalmente, vão servir de “bucha de canhão” para serem guardiões do capital, em nome da pátria. Assim aconteceu com os soldados de Canudos.

Um general do Exército fez uma declaração esses dias exigindo, ao menos verbalmente, que os soldados que agora vão atacar as favelas do Rio de Janeiro, tenham poder de polícia e que não tenham responsabilidade penal pela eliminação de cidadãos. É uma declaração de guerra aos favelados do Rio.

Estima-se que o tráfico de drogas internacional movimenta cerca de 500 bilhões de dólares ao ano, grande parte circulando pelo ético e asséptico sistema bancário global. No Brasil, helicópteros, aviões, caminhões, muitas vezes transportando de 500 kg a toneladas de drogas, pegos em flagrante, jamais tem seus donos identificados, muito menos presos.

Então, vez em quando em nossa história o Exército Brasileiro cruza com as favelas e os favelados. Essa relação nunca foi amiga e nem de convívio. Mas, a história nos recorda que a primeira favela brasileira foi parida pelo nosso Exército.

Homem é assassinado dentro de casa em Orocó

A vítima. (Foto: Redes Sociais)

No início da noite desta sexta-feira (23), foi registrado um homicídio no município de Orocó(PE), a 140 km de Petrolina.

Um homem identificado por Pelezinho estava na casa onde morava, na agrovila 02, do Projeto de Irrigação Brígida, quando dois homens chegaram em uma moto.

Pelezinho correu para o banheiro, mas foi alvejado por vários disparos de arma de fogo e não resistiu. A polícia ainda não sabe quem foram os autores do crime e nem que teria motivado o assassinato.