Tradicional Forró da Espora leva ao pátio de eventos público apaixonado pela cultura nordestina

forró da espora

O público composto por vaqueiros, um dos símbolos do sertão, seus familiares e admiradores da cultura do vaqueiro teve sua noite super animada.

A noite do último sábado (25) foi de celebração à cultura sertaneja. Pelo terceiro ano consecutivo, o Forró da Espora, evento realizado em Petrolina há mais de 20 anos, reuniu milhares de pessoas para prestigiar a última noite dos festejos juninos no pátio de eventos Ana das Carrancas.

O público composto por vaqueiros, um dos símbolos do sertão, seus familiares e admiradores da cultura do vaqueiro teve sua noite animada pelos artistas Coquinho Neves e Banda Kuarteto de 3, Afonso Elias e os tradicionais Alcymar Monteiro, Zezinho da Ema e Sérgio do Forró que se responsabilizaram por não deixar ninguém parado, animando o público através da relação próxima com o Forró da Espora.

“É muito bom participar de mais um ano deste evento que reúne tantas pessoas. A gente canta com muita alegria no Forró da Espora”, afirmou Alcymar Monteiro. Já o forrozeiro Sérgio do Forró cativou mais uma vez o público encerrando o evento com música até as primeiras horas desse domingo (26). “A gente toca até o sol raiar”, disse Sérgio.

Com o festejo popular dos vaqueiros e admiradores, a Prefeitura de Petrolina trouxe ao município atrações variadas para a sexta edição do São João do Vale, agradando a diversos públicos. O circuito junino aberto no início do mês com a Jecana no distrito de Capim, ainda reuniu milhares de pessoas para apreciar o Festival de Sanfoneiros, Noite Cultural na Concha Acústica, Festival de Violeiros e o Concurso de Quadrilhas. No pátio Ana das Carrancas foram nove noites de festa desde o último dia 17 contando com atrações locais, regionais e nacionais.

A cada noite de festejo, desde iniciado o circuito, estima-se que participaram entre 50 mil até 130 mil pessoas. “Petrolina é uma cidade dinâmica e que tem muito a se festejar, temos grandes marcas na educação com o melhor IDEB, na saúde com uma das maiores coberturas, na habitação sendo um dos município a mais construir casas, mais de 10 mil, entre tantos outros; então temos motivos para celebrar. E o São João do vale é prova disso que, por sua vez, é também além do lazer, uma forma de trazer movimento financeiro à cidade”, afirmou o Prefeito Julio Lossio.

O calendário junino da cidade será encerrado hoje (26) com o cortejo e a Missa do Vaqueiro  que tem programação logo cedo neste domingo no pátio das festas e se encerra na orla da cidade.

Ascom

Eliminatórias para 18º Concurso de Sanfoneiros começam nesta quarta-feira (1), na casa de shows Zé Matuto

sanfoneiro

 Aberta a temporada de eventos que marcam o período junino em Petrolina, sertão do Estado. E para começar bem, nesta quarta, primeiro dia de junho, um dos meses mais aguardados do ano pelo sertanejo, tem a primeira eliminatória do 18º Concurso de Sanfoneiros da Emissora Rural. O evento terá início às 20h, na casa de shows Zé Matuto, situada na BR 428, saída para o Recife. A entrada é gratuita e para garantir ainda mais animação, já estão confirmadas as participações especiais de Geraldinho Lins, Elisson Castro e Forró Pega Leve.

O concurso – que representa uma parceria entre a prefeitura de Petrolina e a rádio Emissora Rural A Voz do São Francisco – tem como objetivo preservar a cultura nordestina, bem como revelar novos talentos musicais.

 

Governador e prefeito participam de missa ao lado da família Campos

20160101131541771850a

O PSB manteve a tradição iniciada na gestão do ex-governador Eduardo Campos da missa de fim de ano na Paróquia de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Ontem, a celebração contou com as presenças do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Julio. Os dois foram acompanhados pelos filhos e as respectivas primeiras-damas, Ana Luiza e Ana Cristina. A família Campos foi representada por Renata Campos, que estava com Miguel e João Campos, ambos filhos do ex-governador. Diversos secretários estaduais e municipais prestigiaram a missa, entre eles Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico) e João Braga (Mobilidade Urbana).

Durante a celebração, o padre de Casa Forte, Edvaldo Gomes, fez elogios aos governador e ao prefeito. “Você é o prefeito da esperança, pode sempre contar conosco”, disse a Geraldo Julio. Sobre os dois socialistas, o religioso ainda disse que se trata de dois políticos que “não falam do passado para justificar o presente” e que estão “muito bem” em suas respectivas gestões. Ao fim da cerimônia, aos jornalistas, o prefeito Geraldo Julio anunciou a municipalização da creche Menino Jesus, mantida pela paróquia.

Sobre política, Geraldo avaliou como “factoide” o fato da oposição na Assembleia Legislativa querer convocá-lo para prestar esclarecimentos sobre o contrato da Arena da Copa, em São Lourenço da Mata. O socialista era o presidente do Conselho Gestor na época da licitação do empreendimento. “Tudo o que já precisava ser julgado desse contrato passou pelos tribunais competentes. A criação de um factoide não vai mudar isso. A gente continua focado no trabalho, na vida das pessoas. Eu estou com minhas energias voltadas para isso”.

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, declarou à imprensa que o partido deve ampliar as discussões em torno de candidaturas de cidades estratégicas no estado. Entre elas, Caruaru e Petrolina, onde o partido possui mais de um projeto político. “Algumas pré-candidaturas já estão postas, inclusive. Estamos fazendo essa discussão pelas bases para ver a viabilidade de postular uma candidatura. Esse desenho só vai ficar mais visível a partir da proximidade do prazo das filiações partidárias, tempo de se organizar as convenções, as alianças”.

Já Paulo Câmara voltou a falar sobre a mudança do indexador da dívida dos estados, anunciada pelo governo federal. “Ajuda pouco. O cenário econômico mudou muito. A inflação está muito alta, mas perspectiva de médio prazo é positiva”, disse. (Fonte: DPNET)

123