Chuva com ventania causou estragos em Serrita-PE

Chuva e ventania forte deixaram alguns estragos na cidade de Serrita, Sertão Central de Pernambuco, por conta da força do vento uma oficina não resistiu e caiu. Os moradores da cidade ficaram apavorados com a força do vento, muitos procuraram abrigos para se protegerem da chuva.

O teto de uma oficina localizada nas imediações do CAE (Centro de Atividades Econômicas), ruiu e assustou quem estava por perto.

De acordo com o Portal Serrita, algumas placas de propagandas ficaram retorcidas, telhados de casas foram atingidos e várias residências ficaram descoberturas.

Em Serrita, três garotos foram detidos acusados de torturar e matar um animal

(Imagem ilustrativa)

Na última segunda-feira (16) em Serrita, três garotos com idades entre 11 e 13 anos foram detidos por torturar e matar um jumento.

Segundo informações da polícia os garotos foram denunciados por moradores da cidade por maltratar e matar o animal. Depois da denúncia os policiais investigaram a denúncia e localizaram os garotos próximos ao jumento que estava agonizando, devido as agressões sofridas.

Os garotos foram encaminhados, juntos com os pais para a Delegacia de Polícia Civil para o registro de três Boletins de Ocorrência e o Concelho Titular foi acionado.

Com informações do G1

46ª Missa do Vaqueiro em Serrita supera expectativas

serrita

Neste sábado (23), em Serrita( PE), centenas de vaqueiros realizaram a famosa “pega de boi” na caatinga que acontece anualmente no Parque João Câncio.

Durante todo o dia os vaqueiros disputaram acirradamente os primeiros lugares da “pega”.

serrita 1

 A noite a animação ficou por conta do Coral Aboios, Kinho Calou, Flavio Leandro, Waldones e Rômulo Jr.

Hoje pela manhã foi celebrada a missa que homenagem ao ofício dos vaqueiros e em memória do vaqueiro que deu origem ao evento, Raimundo Jacó. Este ano o celebrante da missa foi Dom Magnus, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Diocese de Salgueiro.

Esta celebração teve origem a partir do desaparecimento do vaqueiro Raimundo Jacó, um vaqueiro de muita coragem do Sertão nordestino, que foi assassinado traiçoeiramente nas caatingas do Sítio das Lages, distrito do município de Serrita, localizado no alto sertão do Araripe, localizado a 553 quilômetros do Recife.

A primeira missa em sua memória foi idealizada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga cantor e compositor pernambucano, e rezada pelo padre João Câncio dos Santos em 1971. Celebrada sempre no terceiro domingo do mês de julho, ao ar livre, num local onde foi construído um altar de pedra rústica em forma de ferradura. É neste dia que se reúnem vaqueiros de vários estados do Norte e Nordeste e se confraternizam diante da fé cristã.

Descaso nas estrada do Sertão

ESTRADA MISSA DO VAQUEIRO

É impressionante como o governador Paulo Câmara tem virado as costas para o Sertão de Pernambuco, principalmente no que diz respeito a recuperação das rodovias que cortam essa região. Recentemente a vereadora Maria Elena (PSB) solicitou na Câmara Municipal de Petrolina o recapeamento da PE 555 que liga os municípios de Lagoa Grande a Parnamirim. De acordo com a parlamentar muitos assaltos estão ocorrendo nessa estrada devido o grande número de buracos que obriga os motoristas a diminuírem a velocidade.

Em Serrita a situação não diferente, a estrada que dá acesso ao Parque João Câncio, no Sítio Lages, onde acontece anualmente a Misa do Vaqueiro, está em condições intrafegáveis, felizmente ainda não ocorreu nenhum acidente com vítima fatal, mas se nenhuma providência for tomado esse risco é iminente.

Protesto em Serrita chama atenção do governo sobre água contaminada

Serrita protesto água

Com cartazes e palavras de ordens, moradores da cidade de Serrita (PE) realizaram nesta quarta, 06, protesto nas ruas do município contra a Compesa e a Prefeitura. Eles bloquearam o acesso ao bairro Conjunto Habitacional, ateando fogo em galhos e pneus.

Os manifestantes dizem que perderam a paciência com a prefeitura pela demora para consertar um cano da rede de esgoto estourado. A Compesa também foi considerada culpada, pois a rede da Companhia estava estourada. Assim, há vários dias, o esgoto vinha escorrendo para dentro do cano da Compesa.

No início da semana a Compesa consertou a rede. Porém, quando a água foi liberada, lavou a tubulação. A água suja do esgoto foi direta para as torneiras, cisternas e caixas d’água das residências. “É esgoto puro! ”, denuncia uma moradora.

Por volta das 10h, a ONG Cibem alertou um representante da secretaria de saúde quanto ao risco de um surto de hepatite, caso a água contaminada seja consumida pela população. A Polícia Militar foi acompanhou de perto a manifestação no local. O protesto foi considerado pacífico.

12345