Jornalista eterniza Missa do Vaqueiro de Serrita com mostra fotográfica online

Jornalista e fotógrafa natural de Serrita registrou Missa do Vaqueiro para mostrar importância da festa aos sertanejos

No mês de julho todos os olhos estão voltados ao município de Serrita, no Sertão de Pernambuco. De 19 a 23 deste mês, a cidade será palco da tradicional Missa do Vaqueiro. Este ano marca a 53ª edição do evento, que teve um pouco da sua história retratada em uma exposição online.

O trabalho é da jornalista e fotógrafa Hortência Cecílio. Nascida em Serrita, ela atualmente reside em Bodocó, mas não esqueceu as raízes serritenses. Os cliques de Hortência têm chamado a atenção dos seguidores nas redes sociais, pela sensibilidade e qualidade do seu trabalho.

LEIA MAIS

Homem vai cobrar dívida e acaba indo parar na delegacia em Serrita

(Foto: Ilustração)

Um homem foi detido pela Polícia Militar de Pernambuco, na terça-feira (11), após cobrar uma dívida. O caso foi registrado pelo 8º BPM, que foi acionado pela vítima, no Centro de Serrita, no Sertão do Estado.

A vítima contou que o homem chegou dando um tapa nas suas costas e mostrou uma faca, dizendo que a arma branca seria para utilizar contra ele. A polícia localizou o suspeito e o conduziu à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Serrita: programação da 53ª Missa do Vaqueiro será divulgada no dia 8 de julho

A 53ª edição da Missa do Vaqueiro de Serrita (PE) será realizada no mês de julho e a Prefeitura está preparando uma ação especial no dia 8 do próximo mês, para divulgar a programação completa do evento. A Festa do Jacó, como também é conhecida, já é uma tradição no calendário pernambucano.

LEIA MAIS

Prefeitura de Serrita afirma que ônibus escolar estava em dias e abrirá inquérito administrativo para apurar incidente desta semana

Incidente foi registrado na quarta-feira (10), mas por sorte, ninguém se feriu

A Prefeitura de Serrita, no Sertão de Pernambuco, emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (11), se manifestando sobre o incidente com um ônibus que presta serviço aos estudantes da rede municipal de ensino. Segundo a gestão, não houve falha mecânica.

LEIA TAMBÉM

Ônibus que atende alunos da rede municipal de Serrita apresenta problemas e se envolve em acidente

“A Secretaria de Educação estará ampliando as orientações sobre a segurança dos veículos, bem como, será instaurado um procedimento administrativo investigatório“, garantiu a Prefeitura. Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Ônibus que atende alunos da rede municipal de Serrita apresenta problemas e se envolve em acidente

Um ônibus utilizado para realizar o transporte escolar dos alunos da rede municipal de Serrita, no Sertão de Pernambuco, se envolveu em um acidente na manhã desta quarta-feira (10).

Segundo testemunhas, o veículo apresentou problemas no freio e desceu a rua. Por sorte, ninguém se feriu. A Prefeitura de Serrita não se pronunciou sobre a ocorrência.

52ª edição da Missa do Vaqueiro de Serrita começa nesta quinta

Após dois anos sem ser realizada, a tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita, no Sertão de Pernambuco, inicia a 52ª edição nesta quinta-feira (21). A festa, que segue até o próximo domingo (24), terá vários show, com artistas como Wesley Safadão e João Gomes. Os shows serão realizados no Polo Pernambuco, localizado no camping da Missa do Vaqueiro em Serrita. A entrada é gratuita.

A Missa do Vaqueiro é realizada anualmente e tem em suas origens uma história que foi consagrada na voz de Luiz Gonzaga: a de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. Reza a lenda que seu canto atraía o gado, mas atraía também a inveja dos colegas de profissão, fato que culminou em sua morte, numa emboscada. O fiel companheiro do vaqueiro na aboiada, um cachorro, velou o corpo do dono dia e noite, até morrer de fome e sede.

Programação

Quinta – 21 de julho

  • Wesley Safadão
  • César Menotti e Fabiano
  • Fábio Carneirinho

LEIA MAIS

Paulo Câmara cumpre agenda no Sertão Central nesta terça-feira

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), está no Sertão nesta terça-feira (14). O socialista desembarcou na cidade de Salgueiro logo cedo e participa de um encontro de pactuação de metas para a Educação. Em seguida, o gestor estadual anunciará investimentos para a educação, abastecimento de água, defesa social, desenvolvimento urbano, saúde e assistência social.

O ato acontecerá na sede da Prefeitura de Salgueiro, por volta de 9h30. Ainda pela manhã, Câmara passará por Serrita, onde visita às obras da adutora Negreiros-Serrita, no cruzamento da BR-316 com a PE-507.

Ainda em Serrita, o governador deve anunciar investimentos na assistência social, educação e recursos hídricos. A agenda de hoje se estende pela tarde, quando Câmara estará em Terra Nova e Parnamirim, inaugurando obras e destacando as ações do Plano de Retomada Estadual.

Compesa inicia obras para melhorar abastecimento de água em Serrita

(Foto: Internet)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou a obra da Adutora de Negreiros, que vai levar água para Serrita, no Sertão do Estado. O serviço está estimado em R$ 10,1 milhões e faz parte do Plano de Retomada, anunciado pelo Governo de Pernambuco.

Com o novo sistema, a Compesa espera acabar com o rodízio de água na cidade. A obra prevê a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Serrita e também conta com a implantação de captação de água sobre flutuante no Reservatório de Negreiros (componente do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco).

É com grande satisfação que vemos mais obras sendo executadas pela Compesa no Sertão. A Adutora de Negreiros já está em operação em Salgueiro melhorando a vida dos moradores. Agora, estamos ampliando a adutora até Serrita, ação que fará toda a diferença no abastecimento de água do município”, destaca o diretor Regional do Interior da Compesa, Mário Heitor.

Diretor da Compesa vistoria obras de saneamento em Bodocó, Salgueiro, Serrita e Serra Talhada


Além de fiscalizar obras em Petrolina, o diretor Regional de Interior da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Mário Heitor, esteve cumprindo agenda em Bodocó, Salgueiro, Serrita e Serra Talhada nesta semana. Ele foi observar as intervenções em andamento para melhoria da oferta de água, anunciadas pelo governador Paulo Câmara (PSB) dentro do Plano Retomada.

Bodocó
A obra na cidade trata-se da implantação da Adutora Lopes II, projeto que consiste no assentamento de 13 quilômetros de tubulações, desde a captação na Barragem Lopes II até a Estação de Tratamento de Água Luiz Gonzaga, localizada em Bodocó.

LEIA MAIS

Ex-prefeito de Serrita é condenado por improbidade na gestão de recursos do Fundeb

O ex-prefeito de Serrita, no Sertão de Pernambuco, Carlos Eurico Ferreira Cecílio e o ex-secretário do tesouro municipal, Antônio Celso Cecílio, foram condenados na Justiça Federal por improbidade na gestão de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) nos anos de 2009 e 2010.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), ficou constatada a ausência de aplicação dos recursos no desenvolvimento e manutenção da educação básica, bem como utilização da verba em outras áreas não relacionadas. O valor total sem comprovação de aplicação ultrapassa R$ 480 mil.

A Justiça Federal acatou parcialmente os pedidos da ação de improbidade do MPF e condenou Carlos Eurico Ferreira Cecílio e Antônio Celso Cecílio ao ressarcimento do prejuízo causado aos cofres públicos. Além disso, eles tiveram os direitos políticos suspensos por oito anos.

O g1 tentou contato com os dois, mas não conseguiu.

Fonte: G1 Petrolina

Compesa lança licitação para a obra de ampliação da oferta de água no município de Serrita

Conforme anúncio do governador Paulo Câmara em agenda na última quinta-feira (26), no Sertão Central, foi publicado no Diário Oficial do Estado, da última sexta-feira (27), a licitação da obra do novo sistema de distribuição de água de Serrita. O edital de licitação está disponível para consulta no site da Companhia: www.compesa.com.br.

A obra prevê a instalação de captação de água no Reservatório de Negreiros, componente do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, e o assentamento de mais de 20 mil metros de adutora que será interligada à Estação de Tratamento de Água Serrita. As intervenções permitirão a eliminação do rodízio de abastecimento, beneficiando cerca de sete mil pessoas. O investimento previsto é da ordem de R$ 10,8 milhões.

LEIA MAIS

PF deflagra 2ª fase da Operação Frígia que apura extração de minério no Sertão de PE

A Polícia Federal também esteve no Sertão, nesta terça-feira (13), para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão na segunda fase da Operação Frígia. A ação foi deflagrada em 2020, para investigar extração de minérios em terrenos públicos e particulares, localizados em Verdejante, o beneficiamento do minério em Serrita e a consequente venda do material.

LEIA TAMBÉM

PF prende vice-prefeito de Serrita em operação contra garimpo ilegal

A ação tem apoio do Ministério Público Federal (MPF). 50 policiais federais atuaram na operação de hoje. Os mandados foram cumpridos em Igarassu (PE), Redenção (PA) e São Félix do Xingú (PA). Para a PF há “fortes indícios que integram a organização criminosa, envolvendo agentes públicos e particulares, financiadores, refinadores de minério e receptadores”.

Os envolvidos responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, crimes ambientais, lavagem de capitais, organização criminosa e violação de sigilo funcional. As penas ultrapassam os 20 anos de reclusão, além de multa.

Idoso é flagrado “viajando” pendurado em caminhão próximo de Salgueiro

Uma cena angustiante circulou nas redes sociais durante o final de semana. Trata-se de um homem pendurado em um caminhão que transitava pelas estradas da região, no sábado (3). O flagrante foi feito entre Salgueiro e Serrita, no Sertão de Pernambuco.

O condutor do caminhão não percebeu a presença do homem na carreta, até ser avisado por outras pessoas que também transitavam pela via. Mensagens expostas nas redes sociais relatam que o “viajante” – que não aparentava estar em estado de normalidade – foi encaminhado ao Hospital Regional e posteriormente localizado por familiares.

Mineração de ouro em Pernambuco irá gerar 300 novos empregos com prioridade à população do Sertão

A entrada em operação do projeto Serrita, da Trilha Gold Serrita e Cedro Mineração (TGSCM), pertencente a Trilha Gold Capital, para extração de ouro no município do Sertão pernambucano, irá gerar 300 novos empregos na região, sendo priorizada a contratação de mão de obra local. As oportunidades, segundo a empresa, vão desde a área administrativa, recursos humanos, ambiental, logística e produção até atuações na mina, planta, manutenção e transporte. Com o investimento, a Trilha Gold Capital estima ainda que sejam criados cerca de 3 mil empregos indiretos.

A companhia adquiriu quatro áreas em estágio avançado de desenvolvimento para pesquisa e exploração mineral de ouro na região de Serrita, no Sertão de Pernambuco, e Cedro, no Ceará, somando aproximadamente 7 mil hectares. Uma delas, correspondente a 2 mil hectares, indica o potencial de 1,5 milhão de onças troy (equivalente a 45 toneladas), com teor de 2 a 7 g/t de solo lavrado, e vida útil de 30 anos. A produção inicial está estimada em 50 mil onças/ano. A empresa já aplicou cerca de R$ 20 milhões para sua estruturação, advindos de capital próprio e captação de recursos, e avança em tratativas para obtenção de novos investimentos.

Em fase pré-operacional, o Projeto Serrita, está estimado em US$ 5 milhões de dólares. Isso inclui pesquisas e planta-piloto. Na medida em que a empresa avançar para pesquisas das áreas adicionais, haverá um incremento de cerca de US$ 10 milhões de dólares, visando ao aumento da reserva e potencialização da viabilidade econômica do projeto.

As oportunidades de emprego deverão ser geradas apenas na fase de operação. Por ora, o projeto está fase de desenvolvimento, estando em processo de revalidação das pesquisas. O início da operação está previsto para agosto de 2022. Conforme a Trilha Gold, as denições das vagas e os canais para seleção serão oportunamente divulgadas para preenchimento, tendo como garantia a priorização da contratação de mão de obra local, “como uma forma de estimular o desenvolvimento socioeconômico da região”, arma a empresa.

O Projeto Serrita contará com um Programa de Gerenciamento Ambiental, atuando com método de energia limpa e empilhamento a seco, excluindo a necessidade de barragem. A Trilha Gold Capital diz que todo o projeto está sendo guiado pelos princípios relacionados ao meio ambiente ao longo das fases pré-operacional, durante a produção comercial e também no fechamento de mina, “que inclui um rigoroso trabalho de recuperação ambiental da área utilizada”.

12345