Petrolina será sede do XV Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

(Foto: Divulgação)

Entre os dias 28 a 30 de novembro, acontecerá em Petrolina, o XV Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), no Auditório do Senai e terá como tema: EJA na atual conjuntura política econômica e social: desafios e possibilidade de luta.

De acordo com Alda Mércia Lima, coordenadora do EJA na Secretaria de Educação de Petrolina, o Encontro tem como objetivo ‘analisar as perspectivas de democratização do direito à educação de Jovens e Adultos condicionada por crises econômicas, políticas, sociais e educacionais, identificando avanços, retrocessos, possibilidades e limites do controle social’.

Nesta segunda-feira (10), o fórum regional se reuniu para organizar os detalhes do Encontro. Participaram da reunião os secretários de Educação de Petrolina, Afrânio, Dormentes e Lagoa Grande, além de representantes de Santa Maria da Boa Vista e Orocó.

A expectativa dos organizadores é reunir 350 participantes de todo o país. A programação terá mesas temáticas, grupos de trabalho por área de interesse e segmentos (gestores, educadores, educandos, movimentos sociais, ONGs e instituições de ensino superior), além de reunião com representantes dos Fóruns de EJA estaduais e atividades culturais.

Nova sede da Alepe entrará em funcionamento a partir de agosto

Após o recesso parlamentar, as atividades serão realizadas no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar. Foto: Rinaldo Marques

“O possível, a gente faz. O impossível, o povo nos ajuda a fazer”. Frases emblemáticas como essa, ditas por Miguel Arraes, pontuaram discursos feitos durante a inauguração do novo prédio-sede da Assembleia Legislativa, que recebeu o nome do ex-governador. A partir de 1° de agosto, as atividades parlamentares da Casa serão realizadas no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, inaugurado na tarde de ontem (29).

Após o desenlace da fita inaugural, ao discursar em nome da família do homenageado, Luiz Cláudio Arraes, filho do ex-governador, rememorou a atuação do pai em duas legislaturas na Alepe e as posses para o comando do Poder Executivo, perante o Poder Legislativo, em 1963, 1987 e 1995. Para ele, ao escolher o nome de Miguel Arraes para denominar a sede do Poder, os deputados tornaram permanente a relação do político com o Legislativo pernambucano.

“A luta de Arraes é a luta de todos os homens de boa vontade, de todos os democratas, de todos os progressistas, de todos os inconformados com a desigualdade e a injustiça. E esta Casa é um palco de crucial importância para que essa luta seja levada adiante e afinal, tão brevemente quanto seja possível, seja vencida”, expressou.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro inaugura nova sede da Casa do Bolsa Família

Em parceria com o governo federal, o município também adquiriu um novo veículo que irá auxiliar nas atividades do programa. (Foto: ASCOM)

Dentro da agenda do ‘Toda Sexta tem Obra’ o Prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (9), na Praça da Misericórdia, a nova sede do Centro Integrado de Desenvolvimento Social, mais conhecido como Casa do Bolsa Família, e contou com a presença do vice-prefeito, Francisco Oliveira, secretários municipais, vereadores, assessores, membros da sociedade civil e da vice-prefeita eleita, Dulce Ribeiro. O equipamento é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social.

Jussara Rego é a Gestora do programa em Juazeiro e relatou sobre a necessidade da nova sede. “O espaço onde antes funcionava a Casa não oferecia conforto algum aos funcionários e nem aos beneficiários. Agora não, agora as pessoas terão melhores condições de trabalho e a produção será maior. Estamos aqui para contribuir e foi o prefeito Isaac quem nos ensinou que temos que dar uma condição melhor aos nossos trabalhadores e atender melhor a população de Juazeiro”, disse Jussara.

O Presidente da Confederação das Associações de Moradores, Chico Bito, também estava presente na inauguração. “Agradecemos pela inauguração de mais um local que vai ajudar as pessoas que mais precisam. Presencio essa inauguração como um grande passo em benefício dos que mais precisam, parabenizo o prefeito por isso”, reconheceu.

LEIA MAIS

Luta contra tráfico de pessoas ganha sede em Salvador

pelourinho

O núcleo funciona de segunda a sexta-feira, na rua Frei Vicente./ Foto: internet

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado da Bahia (NETP-BA), localizado no Pelourinho, foi reaberto nesta sexta (29) como parte do encerramento da campanha “Coração Azul”.

A ação, que teve o objetivo  de combater e prevenir o tráfico humano – prática criminosa considerada uma das mais graves violações dos direitos humanos -, promoveu durante toda a semana cursos de formação, capacitação de gênero e atividades de mobilização social, além de panfletagem nos terminais rodoviários do estado e no terminal marítimo da capital.

LEIA MAIS
12