“Isso é preocupante”, afirma secretária executiva de Atenção à Saúde de Petrolina sobre agressões contra servidores

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Nesta semana a Prefeitura de Petrolina anunciou a implantação da Patrulha da Saúde, com objetivo de fortalecer  segurança dos servidores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A medida foi tomada após o aumento dos casos de agressões contra os trabalhadores.

“Isso aumentou consideravelmente, isso é preocupante. Não só a agressão verbal, mas quando chegou na agressão física, chegou a furar pneu de carro de profissional, arranhar carro de profissional. E também tivemos agressões físicas”, conta a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS

Depois de apoio à Marília, Júnior Gás perde cargos comissionados na Prefeitura de Petrolina

A notícia do apoio de Júnior Gás (Avante) à Marília Arraes (SD) chegou a uma consequência nesta semana. A edição de terça-feira (5) do Diário Oficial do Município traz a exoneração de Eva Maria Amorim, esposa do parlamentar e de José Carlos Amorim, filho do edil.

LEIA TAMBÉM

Do mesmo partido que vice de Marília, Júnior Gás deve apoiar pré-candidata

Os familiares de Júnior Gás estavam lotados na secretaria de Governo. Júnior era da base governista, contudo, no começo de semana a imprensa da capital noticiou que o vereador seguirá o Avante e apoiará Marília ao Governo de Pernambuco.

Debandada

A sigla da qual Júnior está filiado é a mesma de Sebastião Oliveira, indicado a vice na majoritária. Antes do vereador, Gaturiano Cigano (UB) e Ronaldo Silva (UB) já tinham trocado a Situação pela Oposição. Ronaldo, inclusive, foi líder do Governo na Câmara Municipal na atual legislatura.

Petrolina ganha Semana Municipal de Proteção Animal

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Petrolina agora conta com uma Semana Municipal de Proteção Animal. A iniciativa vem através da lei 3.539/2022, publicada na edição de 30 de junho, no Diário Oficial. A matéria foi aprovada na Câmara de Vereadores neste mês, por meio de um projeto de César Durando (UB).

Na semana que compreende o 4 de outubro – Dia de São Francisco de Assis – a gestão municipal deverá promover atividades como palestras, debates, seminários e demais ações de conscientização e prevenção que contemplem temas sensíveis à causa, como abandono e maus tratos a animais.

O objetivo da Semana é fortalecer as políticas públicas, diminuindo o número de animais morando nas ruas, bem como os maus tratos.

Secretaria de Saúde reforça orientação para evitar proliferação da dengue em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

O período chuvoso faz ligar o sinal de alerta em Petrolina. E a secretaria de Saúde do município reforçou as orientações à população, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir arboviroses como dengue e Zika.

“Nesse mês de junho, um mês que é marcado pelas chuvas intermitentes, a gente reforça o pedido de colaboração da população para que redobre os cuidados, uma vez que estudos apontam que 80% dos casos estão dentro das próprias residências”, destaca o diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.

O combate a dengue é diário e requer ações simples, como manter recipientes fechados com tampas; as garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo; pneus e caixas d’água devem ser mantidos sempre cobertos; evitar o acúmulo de lixo; e trocar a água dos vasos de planta.

UBS do Cosme e Damião é alvejada por disparos de arma de fogo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Anália Batista, no bairro Cosme e Damião, em Petrolina, foi alvo de criminosos. Segundo a Prefeitura de Petrolina, a UBS foi alvejada por disparos de arma de fogo, na parede onde funciona a farmácia da unidade.

“Diante do ocorrido, a Secretaria de Saúde comunicou as autoridades responsáveis e fez o registro de um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil,  que enviou equipe de perícia para o local e será responsável pelas investigações do atentado“, diz a nota da secretaria de Saúde.

A ação criminosa foi registrada na tarde de quarta-feira (22), mas, mesmo no horário de atendimento, ninguém ficou ferido. A partir de hoje (23), a UBS não realizará atendimento ao público e os profissionais que atuam na Unidade serão encaminhados a outra UBS. A medida tem validade até o fim das investigações policiais.

Petrolina: Prefeitura paga hoje 1ª parcela do 13º salário dos servidores

Conforme anunciado pelo prefeito de Petrolina na semana passada, nesta terça-feira (14), os servidores da gestão municipal estão recebendo a primeira parcela do 13º salário. A antecipação, segundo a Prefeitura, beneficia mais de 12 mil funcionários públicos, entre efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas.

“Além de fortalecer a valorização dos servidores públicos de nossa cidade, que é uma das prioridades da gestão do prefeito Simão Durando, esta é uma medida que fomenta a economia local“, afirma a secretária da Fazenda e Planejamento, Lucivane Lima. O valor da primeira parcela equivale a 50% do 13º dos servidores.

Guarda Civil é flagrado em vídeo agredindo homem em Petrolina; Prefeitura emite nota sobre caso

Um vídeo começou a circular nos grupos de mensagem de Petrolina na tarde de domingo (12), mostrando um agente de segurança público agredindo um homem, que aparenta ser um morador de rua. O caso foi registrado na Praça Dom Malan, no Centro da cidade.

Na imagem é possível ver o guarda municipal abordando o homem, que demonstra incômodo com a forma que é abordado e a agressão acontece. Confira o vídeo a seguir:

Em nota, a Prefeitura de Petrolina informou que “será aberto procedimento administrativo sobre a conduta do Guarda Civil Municipal”. Ele será ouvido nesta segunda-feira (12) e “pode ser afastado da atividade operacional até que sejam concluídas todas as apurações”.

Confira a seguir a nota da Prefeitura:

LEIA MAIS

Petrolina: Secretaria de Agricultura abre seleção simplificada, confira como se inscrever

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A Secretaria de Agricultura de Petrolina (Seagri) está com um processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais, que vão atuar na recuperação de estradas vicinais da cidade. As inscrições começam nesta sexta-feira (10) e seguem até as 23h59 do dia 20 de junho.

Ao todo são disponibilizadas 12 vagas para Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Perfuratriz e Mecânico. A carga de trabalho semana será de 40h, por um período de um ano. O vínculo empregatício poderá ser renovado pelo mesmo período.

O resultado da seleção será divulgado no dia 21/06. Os interessados podem realizar a inscrição neste link.

Petrolina: Simão Durando anuncia antecipação da 1ª parcela do 13º dos servidores

O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), anunciou nesta quarta-feira (8) que o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais foi antecipado para 14/06. Nas redes sociais, o gestor afirmou que serão injetados R$ 18 milhões na economia local.

“Isso representa muito mais do que números, é respeito e dignidade com quem ajuda a tornar Petrolina um lugar melhor para se viver todos os dias”, destacou Simão. No balanço da Prefeitura, mais de 12 mil servidores efetivos, contratados e comissionados, além dos aposentados e pensionistas receberão a primeira parcela do décimo terceiro. O valor é de 50%, sem descontos de impostos.

AMMA participa de ações para preservação do rio São Francisco

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina mais uma vez abraçou a causa da proteção do rio São Francisco e na sexta-feira (3) participou do plantio simbólico de mudas caraibeira e ingazeira e também da soltura de 70 mil alevinos no Velho Chico.

A ação foi coordenada pelo diretor de projetos da AMMA, Victor Flores. “Ribeirinhos de toda a bacia, estão unidos com ações pelo Velho Chico, em Petrolina, o povoamento de peixes no rio além de mais vida para o rio, também é uma ferramenta de economia e educação ambiental para os pescadores”, disse.

A ação integra a campanha “Eu Viro Carrancas em defesa do Velho Chico” e também da celebração do Dia do Meio Ambiente, a ser celebrado neste domingo (5).

Petrolina: CMEI do Vivendas I será ampliada

Mais uma CMEI será ampliada em Petrolina. Logo mais às 18h, a Prefeitura de Petrolina promoverá a assinatura da ordem de serviço para ampliação da unidade Wallisson Pedro Souza de Sá, no Residencial Vivendas I. Serão construídas mais duas salas de aula e um bloco administrativo.

O serviço também inclui a ampliação do espaço educacional, além de serviços de pintura. De acordo com a gestão municipal, serão investidos mais de R$500 mil, em recursos próprios, com previsão de entrega para dezembro deste ano.

“A ampliação do CMEI do Residencial Vivendas I representa o cuidado e o comprometimento do prefeito Simão Durando com os anos iniciais da formação de um indivíduo. Temos um grande gestor que sabe da grande importância que a educação tem no futuro de uma criança e que podemos levar a nossa cidade ao desenvolvimento se investirmos, hoje, nos cidadãos do amanhã“, afirma o secretário de Educação, Plínio Amorim.

Decreto atualiza tarifas do transporte individual de passageiros em veículos de aluguel táxi em Petrolina

(Foto: Ascom)

A edição de quarta-feira (18) do Diário Oficial de Petrolina traz o Decreto n° 062/2022 (confira aqui), que fixa tarifa para utilização do serviço de transporte individual de passageiros em veículos de aluguel táxi e dá outras providências.

Dessa forma, a partir de 23 de maio, próxima segunda-feira, começa a valer o reajuste das tarifas do transporte individual de passageiros no município. Os valores contemplam veículos de aluguel táxi. Com aval da Prefeitura de Petrolina, as novas tarifas serão:

  • A bandeirada não sofrerá alterações e continuará de R$ 4,25;
  • O valor por quilômetro rodado na Bandeira 1 passará de R$ 3,45 para R$ 4,20;
  • O valor por quilômetro rodado na Bandeira 2 passará de R$ 4,30 para R$ 5,25;
  • O valor da hora parada passará de R$ 25,00 para R$ 30,50.
LEIA MAIS

Residenciais de Petrolina recebem mutirões de limpeza

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Petrolina (SEINFRA) estiveram nos residenciais Vila Esperança e Vivendas, promovendo um mutirão de limpeza nas comunidades. As ações integram o programa “Cidade Mais Limpa”.

Além da limpeza das ruas, as equipes executaram a poda de árvores, pintura de meio-fio, remoção de lixo e zeladoria dos espaços públicos. “Lembramos sempre que o trabalho de manutenção da limpeza pública envolve toda a sociedade. O serviço realizado durante dois, três dias por nossas equipes, pode ser prolongado se cada cidadão contribuir para a preservar da limpeza da sua rua e bairro”, explica o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

Nesta semana, o mutirão de limpeza do Cidade Mais Limpa será no residencial Parque São Gonçalo e na Estrada da Banana.

“Esses profissionais merecem todo o reconhecimento e visibilidade”, afirma secretário sobre Dia do Gari em Petrolina

Nesta segunda-feira, 16 de maio, celebra-se o Dia do Gari. Profissionais responsáveis pela manutenção da limpeza nas cidades, por muitas vezes eles passam despercebidos no dia-a-dia. Mas em Petrolina, segundo a Prefeitura, hoje eles têm muito a celebrar.

“O trabalho cuidadoso dos nossos agentes de limpeza, sem dúvida, é um diferencial para Petrolina. Dá gosto visitar os espaços públicos da cidade e observar o zelo das equipes. Não somente hoje, Dia do Gari, mas todos os dias, esses profissionais merecem todo o reconhecimento e visibilidade. E na atual gestão do prefeito Simão Durando, assegurar os direitos e preservar a segurança dos nossos garis são palavras de ordem“, pontua o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado.

O termo “gari” é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary. Ele foi o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

MPPE recomenda à Prefeitura de Petrolina contratação de ACEs e ACSs até o final do ano

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina tem até dezembro de 2022 para contratar os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) aprovados no concurso público de 2018. A recomendação é do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e veio na quinta-feira (12), mesmo dia em que a cidade celebrou a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras das duas categorias.

“O provimento dos cargos deve ser realizado para recompor o quadro da rede de atenção básica, tendo em vista o fim das restrições à realização de concursos e admissão de pessoal imposta pela pandemia da Covid-19”, afirma o MPPE.

Segundo a promotora de Justiça, Ana Paula Cardoso, “a falta de profissionais das duas categorias, em especial na zona rural do município, foi confirmada pelo município no âmbito de dois procedimentos instaurados pela Promotoria de Justiça da Saúde em 2021”.

LEIA MAIS