Brasileiros já pagaram este ano R$ 1 trilhão em impostos e taxas

dinheiro-2

No ano passado esse valor foi alcançado no dia 29 de junho. (Foto: Ilustração/Internet)

O impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), localizada na região central da capital paulista, atingiu hoje (5), às 13h30, a marca de R$ 1 trilhão, valor que abrange o total de impostos, taxas e contribuições pagas pela população brasileira nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) desde 1º de janeiro de 2016.

Segundo a ACSP, no ano passado esse valor foi alcançado no dia 29 de junho e o atraso deste ano está associado à queda na arrecadação, decorrente da crise que atinge o país e enfraquece a atividade econômica. “Mesmo com esse enfraquecimento, o painel chega a R$ 1 trilhão em função do avanço da inflação. Com preços mais altos, o consumidor desembolsa, também, maiores valores em impostos, já que esses são calculados sobre o preço final das mercadorias e serviços”, diz a ACSP.

LEIA MAIS

Próxima caravana da saúde acontece no NH4 em Itamotinga

(Foto: ASCOM)

Especialidades como ortodontia e cardiologia serão oferecidas pelo programa. (Foto: ASCOM)

Na próxima quarta-feira (29), das 8h às 14h, acontece a 25ª edição do projeto Caravana da Saúde, que será realizada no distrito de Itamotinga, na Unidade Básica de Saúde do NH4.

O Programa vai oferecer no distrito algumas especialidades, como: ortopedia, neurologia, oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologista, endocrinologista, odontologia, ginecologia, cirurgião e clínico geral, exame de eletrocardiograma e eletroencefalograma, laboratoriais e de verminoses.

Além dos serviços em saúde, a Unidade Móvel – Estação Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS estará presente com o recadastramento do Número de Informação Social (NIS), assim como o ônibus do programa ‘Crack é Possível Vencer’ com atividades educativas sobre drogas ilícitas e educação no trânsito.

LEIA MAIS

“Até que provem o contrário, é um processo irreversível”, diz reitor da Univasf sobre possibilidade de HU voltar à gestão municipal

 

Cotidianamente você costuma se deparar com críticas e denúncias relacionadas ao Hospital Universitário em Petrolina, sertão do Estado. São queixas relacionadas ao atendimento, falta de leitos, demora na realização de cirurgias, dentre outras. Em entrevista ao nosso Blog, nesta terça (24), o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino, não se esquivou de falar sobre o assunto. Disse que a transferência da gestão da unidade de saúde do município para a seara Federal se fazia necessário e que, apesar dos desafios, há indicadores importantes que devem ser destacados. Julianeli enfatizou achar que o processo “é praticamente irreversível”, numa resposta aos que defendem o retorno do Hospital para a gestão do município.

“Eu sempre tenho colocado que nós temos desafios. Temos ainda um longo caminho a percorrer para que possamos dar um atendimento ideal, mas até que provem o contrário, é um processo irreversível. O município tem outro foco, sem contar que serviços de média e alta complexidade são de incumbência dos governos estadual e federal”, pontuou.

O reitor enfatizou que as críticas e sugestões são benvindas e devem fazer parte de um diálogo entre a instituição e a sociedade através de suas diversas representações, no entanto, ele sugere que é importante conhecer a realidade para depois formar um juízo acerca do assunto. “A reclamação faz parte de um processo, é legítima. Recebemos vereadores, deputados, secretários de Saúde municipais, porque temos que estabelecer esse canal de comunicação e debate. Agora, eu observo muitas reclamações irracionais, que surgem no calor de debates e se transformam em provocações não condizentes com a realidade”.

LEIA MAIS
1234