Vereadores de Petrolina apresentam demandas sobre segurança pública e políticas de proteção às mulheres

Tema vem sendo discutido de forma constante entre os edis (Foto: Blog Waldiney Passos)

As duas últimas sessões na Câmara de Vereadores de Petrolina foram marcadas por solicitações voltadas à segurança pública. Na terça-feira (20) Cícero Freire (PR) havia chamado atenção para a insegurança dos petrolinenses, especialmente das mulheres.

Em sua fala o edil disse que os moradores em casa de esquina poderiam implantar câmeras de monitoramento e receber incentivo do município já que estarão contribuindo no aumento da vigilância na cidade.

Nós pedimos ao prefeito que dê esse incentivo, ele pode fazer porque ele tem a caneta. O prefeito com esse gesto pode ajudar a fazer Petrolina bem melhor, fazendo redução no imposto para que esse cidadão que venha dar seu nome como contribuinte”, explicou Cícero.

LEIA MAIS

Ronaldo Cancão comemora sanção de lei que regula atividade dos “flanelinhas”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Autor do Projeto de Lei que se tornou Lei Municipal nº 3.113/2018 o vereador Ronaldo Souza (PTB) comemorou a sanção da matéria pelo Poder Legislativo, conforme prerrogativa da Lei Orgânica Municipal. O edil afirmou que com a medida será possível separar o “flanelinha de bem” dos criminosos.

“Agora nós vamos ter que cumprir a lei, vamos fazer uma limpeza: tem o flanelinha do bem que sustenta a família, que tem filhos. Esse vai ser protegido pela lei, agora flanelinha bandido é fora dos bons”, disse enquanto discursava na Tribuna Livre durante a sessão de quinta-feira (8).

LEIA TAMBÉM:

Petrolina: Lei de regulamentação do trabalho dos “flanelinhas” é sancionada

A fala de Cancão veio em um momento no qual ele discursava sobre a falta de políticas públicas para atender pessoas em vulnerabilidade social em Petrolina. O vereador da base governista elogiou o trabalho dos órgãos de Justiça e organizações não governamentais (ONGs) que estão buscando medidas para transformar essa realidade.

“Foi preciso a intervenção de um juiz da Vara da Infância para se tomar uma atitude. Tem que tomar atitude, qual é o trabalho social que tem que ser feito? Isso me trouxe uma indignação”, destacou o vereador em tom de cobrança à pasta responsável por tratar desse tema.

Em nota, SECULTE esclarece informações sobre reforma da Biblioteca Municipal e construção do Teatro

No início da semana o Blog publicou uma matéria sobre uma reunião do vereador Gilmar Santos (PT) com representantes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) de Petrolina. No encontro o edil questionou a falta de políticas públicas no município, exemplificando esse fato pela demora na reforma da Biblioteca Municipal e a construção do Teatro Municipal.

LEIA TAMBÉM:

Vereador Gilmar Santos cobra da Prefeitura mais políticas públicas para cultura

Em nota enviada ao Blog, a SECULTE afirmou que no último dia 18 de julho foi realizado um chamamento público e nenhuma empresa se mostrou interessada na reforma da Biblioteca. Sobre a construção do Teatro Municipal, a pasta disse que o projeto foi encaminhado ao Ministério do Turismo em fevereiro de 2018.

Confira a íntegra da nota a seguir:

LEIA MAIS

Política de atenção à população indígena avança em Cabrobó

(Foto: ASCOM)

O prefeito de Cabrobó Marcílio Cavalcanti (MDB-PE) tem procurado assistir com ações, atenção e políticas públicas, uma das principais tribos indígenas do estado. “Ainda falta muito, mas temos tido um olhar diferenciado, chegando com mais atenção, cuidados e com ações importantes do nosso governo para essas o povo indígena do nosso município”, frisou o prefeito.

Os serviços de melhoria atingiram comunidades como a Ilha de Assunção, onde vivem mais de 6 mil índios da tribo Truká, o que demonstra a seriedade da atual administração com a população indígena local.

Essa atenção é observada na própria estrutura administrativa da Prefeitura quando foi criada a Secretaria de Assuntos Indígenas. Uma pasta só para implantar as políticas públicas voltadas para o povo Truká. A secretaria tem à frente o secretário Ademar Gavião, um dos líderes da tribo no município.

LEIA MAIS

Juazeiro realiza II Fórum de Cultura, Turismo e Esporte nesta quinta-feira (19)

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta quinta-feira (19) o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, recebe o II Fórum de Cultura, Turismo e Esporte. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com os Conselhos Municipais e busca fomentar políticas públicas para esses três setores.

O Fórum será realizado das 17h às 22h e será aberto à participação popular. Segundo o Gestor da SECULTE, Sérgio Fernandes, o momento é importante para ouvir as demandas e montar estratégias para fortalecer os segmentos na cidade.

“Esse é o momento de ouvir as pessoas que fazem a cultura, o turismo e o esporte da nossa cidade e, assim como propõe o tema, juntos fazermos mais. É importante que todos compareçam para colocarem suas idéias, seus projetos e discutiremos juntos”, disse o secretário.

Entre os temas a serem discutidos no II Fórum de Cultura, Turismo e Esportes está a execução de projetos culturais, editais já lançados para o patrocínio de iniciativas no estado e haverá também o lançamento da Usina Cultural. O evento é gratuito.

Em busca do Selo Unicef, prefeitura discute cidadania com adolescentes de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com objetivo de fomentar políticas públicas, a Prefeitura de Petrolina (PE) está mobilizando jovens da cidade para participar das discussões promovidas no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca). As ações tiveram início na última semana quando foi realizada uma reunião com cerca de 30 jovens do bairro João de Deus.

Os encontros também fazem parte das mobilizações em prol do Selo Unicef que recomenda a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), para que os mesmos possam refletir e discutir sobre cidadania.

Os adolescentes interessados em participar podem se inscrever para um novo encontro que acontecerá nesta sexta-feira (19), a partir das 9h, no Telecentro do bairro João de Deus, localizado na Avenida Terezinha Campos. As inscrições já podem ser feitas das 8h às 17h no local do encontro. Podem participar das reuniões pessoas de 12 a 19 anos.

O Selo Unicef é um instrumento utilizado pela instituição para incentivar os municípios a criarem políticas públicas que assegurem às crianças e adolescentes um espaço de cidadania.

As cidades que alcançarem as metas propostas ganham a certificação do Selo do Unicef que é um reconhecimento internacional. Municípios certificados com esse Selo avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que os outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

Juazeiro recebe prêmio por fortalecer Políticas Públicas para população LGBTI

(Foto: ASCOM)

A Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, representou o prefeito Paulo Bomfim em cerimônia de entrega do Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBTI. A premiação aconteceu no último domingo (10) no Teatro Castro Alves em Salvador.

O prêmio é uma condecoração outorgada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) a pessoas, órgãos da administração pública, grupos culturais, iniciativas coletivas, individuais, ou instituições empresariais pelo reconhecimento por suas relevantes contribuições prestadas à promoção da cultura, cidadania e direitos civis de gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans e intersexuais.

Em seu discurso durante cerimônia de premiação, a secretária Cida Gama ressaltou a atuação da gestão municipal no fortalecimento das Políticas Públicas voltadas à população LBGTI.

“Temos uma diretoria atuante dentro da secretaria realizando diversas atividades durante todo o ano como a Marcha da Diversidade, o Maio da Diversidade e várias outras ações, além do decreto que dispõe sobre o uso do nome social que trouxe mais dignidade para pessoas travestis e transsexuais instituído pelo prefeito. Tudo isso demonstra a preocupação da gestão municipal para com a população LGBT”, declarou a secretária Cida Gama.

LEIA MAIS

Diretores do Sindsemp tomam posse no Conselho de Saúde

Sindicato continuará com representação no Conselho de Saúde/Foto: ASCOM

Sindicato continuará com representação no Conselho de Saúde/Foto: ASCOM

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) vai continuar com representação no Conselho Municipal de Saúde. Tomou posse nesta segunda (30), a nova composição do colegiado e a  representação da entidade sindical ficou por conta do diretor de Saúde do Trabalhador, Lucenildo Lima, conhecido como Didi do Sindsemp, como titular; e Aparecida Alves, secretária geral da entidade e presidente da Associação dos Técnicos em Enfermagem, como suplente.

Para Didi, retornar ao Conselho e colaborar no debate das políticas públicas do setor é motivo de satisfação. ”Mais uma  vez estamos neste Conselho com o intuito de fortalecer o papel do SUS na saúde pública, fiscalizando e cobrando das autoridades a correta utilização dos recursos de saúde de nossa cidade”, afirma.

Na gestão anterior, o atual presidente do Sindsemp, Walber Lins, representava a entidade no Conselho.

Segundo as diretrizes da saúde pública no Brasil, um dos princípios mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados.  A participação ou controle social na saúde destaca-se, pois é a garantia de que a população participará do processo de formulação e controle das políticas de saúde.

Com informações da Assessoria

Quatro anos sem o Doutor: O plano de governo que Sócrates apresentou ao Estado de São Paulo

socrates2

Poucos jogadores do futebol brasileiro se diferenciaram tanto quanto Sócrates. E não apenas pela classe que apresentava em campo. O Doutor ganhava tanto destaque por seu talento quanto por sua inteligência, expressa em suas atitudes. O craque de temperamento forte não se furtava em falar também sobre a realidade vivida no país, em um momento tão marcante do debate político. Ao lado da Democracia Corintiana, lutou pela redemocratização, e optou por se transferir à Itália quando o movimento das Diretas Já perdeu. Manteve-se firme nos ideais até 4 de dezembro de 2011, quando deixou seus admiradores sem suas opiniões.

Um dos maiores exemplos do pensamento de Sócrates veio em 1982. Naquele ano, o Brasil realizou suas primeiras eleições diretas para o governo dos estados desde a década de 1960, com o início da ditadura militar. A revista Placar convidou jogadores de quatro estados diferentes para formular suas posições, caso fossem candidatos. Mas o jogador, então no Corinthians, foi além. Surpreendeu até mesmo os editores da publicação, ao apresentar um plano de governo alicerçado em cinco questões-chave: educação, saúde, alimentação, habitação e trabalho.

As propostas de Sócrates representam um momento histórico. Porém, não estão necessariamente atreladas às necessidades de São Paulo naquele momento. O projeto formulado pelo meio-campista extrapola isso, pensando em condições básicas para o bem-estar da população – e que, na maioria, deveriam servir como diretrizes para o executivo de qualquer parte do mundo. Além disso, ela não se prende a correntes políticas, firmando como norte o bem-estar da população dentro da realidade capitalista.

LEIA MAIS
12