Violência em Pernambuco é tema de debate na Alepe

Os casos de violência em Pernambuco foram discutidos no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (11).

Parlamentares destacaram o aumento dos feminicídios nos últimos dias, além dos episódios de violência registrados nas prévias carnavalescas e em eventos esportivos. O desempenho dos programas educativos e sociais do Governo do Estado também foi abordado.

LEIA MAIS

Pacote de corte de gastos conterá despesas em R$ 34 bi neste ano

O pacote de corte de gastos aprovado pelo Congresso no fim do ano passado ajudará diminuirá as despesas em 2025 em cerca de R$ 34 bilhões, disse nesta terça-feira (11) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Desse total, R$ 19 bilhões virão de economias efetivas de gastos e R$ 15 bilhões servirão para tapar novas pressões de gastos.

O ministro apresentou a nova estimativa ao voltar de reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), no Palácio do Planalto. Além de Haddad, a JEO reúne os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; da Casa Civil, Rui Costa; e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

LEIA MAIS

Em reunião com ministro Jader Filho, Simão e Fernando Filho buscam recursos para drenagem e habitação de Petrolina

Nesta terça-feira (11), o prefeito Simão Durando e o deputado federal Fernando Filho se reuniram com o ministro das Cidades, Jader Filho, para apresentar projetos prioritários e discutir a destinação de recursos para o município pernambucano.

Durante o encontro, foram apresentadas propostas voltadas para melhorias na infraestrutura urbana, com ênfase em drenagem e habitação social.

Simão apresentou ao ministro alguns projetos para construção de canais e outras estruturas para facilitar o escoamento das águas das chuvas em pontos críticos de bairros da periferia. Jader Filho autorizou que as equipes do Ministério das Cidades trabalhem em conjunto com a prefeitura para definir as localidades prioritárias para receberem os primeiros investimentos federais para drenagem.

LEIA MAIS

Ministro da Defesa pede libertação de inocentes do 8 de janeiro para pacificar o País

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a libertação de pessoas inocentes ou com participação mínima nos atos de 8 de janeiro seria um passo importante para pacificar o país. A declaração foi dada na noite desta segunda-feira (10), durante entrevista ao programa Roda Viva , da TV Cultura.

Múcio ressaltou que o Brasil precisa superar o radicalismo e buscar soluções para os problemas do país, evitando tratar igualmente aqueles que tiveram diferentes graus de envolvimento nos eventos.

LEIA MAIS

“Miguel Coelho é a liderança que o União Brasil precisava”, afirma prefeito Simão Durando

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, comemorou a nomeação de Miguel Coelho para a presidência estadual do União Brasil. A decisão foi oficializada pela Executiva Nacional do partido, nesta segunda-feira (10), e ganhou destaque no noticiário político pernambucano.

LEIA MAIS

Miguel Coelho recebe Medalha Desembargador Nildo Nery pelo trabalho em defesa dos direitos humanos

Na última segunda-feira (10), o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, foi homenageado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) com a Medalha Desembargador Nildo Nery.

A honraria foi concedida em reconhecimento às iniciativas voltadas à promoção dos direitos humanos durante sua gestão à frente da Prefeitura de Petrolina.

Devido a compromissos de agenda, Miguel Coelho ainda não havia recebido a medalha anteriormente. Nesta ocasião, o reconhecimento foi entregue pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos do TJPE, Desembargador Bartolomeu Bueno.

LEIA MAIS

Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em Brasília inicia nessa terça-feira

Começa nesta terça-feira (11) e vai até quinta-feira (13), em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que reunirá gestores públicos eleitos para o mandato de 2025-2028.

Promovido pelo governo federal, o evento tem como objetivo aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios, facilitando o acesso a informações, ferramentas e recursos essenciais para os novos gestores.

LEIA MAIS

Miguel Coelho se reúne com João Campos e fortalece articulação política

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, esteve nesta segunda-feira (10) em reunião com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). O encontro reforça a aproximação entre os dois políticos e surge em meio a uma série de notícias sobre o encontro que Miguel teve com Raquel Lyra recentemente, mas que já foi esclarecido pelo ex-prefeito em suas redes sociais.

João Campos destacou o encontro em suas redes sociais, elogiando a experiência de Miguel como gestor e sua capacidade política. “Sempre muito bom poder conversar com Miguel, trocar experiências de gestão e discutir caminhos que ajudam a melhorar a vida das pessoas. Sua experiência à frente da Prefeitura de Petrolina e sua capacidade política reforçam essa construção estabelecida hoje e que aponta para o futuro”, afirmou.

Miguel Coelho se movimenta nos bastidores para o Senado em 2026. Seu nome tem sido apontado como uma das peças-chave no cenário político pernambucano para as próximas eleições.

Investigação sobre o descumprimento da Lei de Cotas de Gênero em Petrolina e Cabrobó pode resultar em perda de mandatos

Dois casos estão sendo investigados nos municípios de Petrolina e Cabrobó, em Pernambuco, sobre o possível descumprimento da Lei de Cotas de Gênero, que exige uma representação mínima de mulheres nas prefeituras.

A Justiça Eleitoral já cassou mandatos de vereadores em todo o país por falhas no cumprimento dessa cota, e os casos em questão podem resultar em perdas de mandatos de vereadores eleitos, diplomados e já empossados.

LEIA MAIS

Deputado Fabrício Ferraz anuncia saída da presidência da Comissão de Segurança Pública em 2025

O deputado Fabrício Ferraz anunciou que deixará a presidência da Comissão de Segurança Pública a partir de 2025, após ocupar a carga desde a instalação do colegiado, em 2020. “Me sinto muito orgulhoso do legado deixado na Comissão. Tive a honra e o prazer de ser o presidente deste colegiado desde a sua instalação, no ano de 2020, até o presente, quando me despeço”, declarou.

Apesar da saída, Ferraz garantiu que continuará atuando pela segurança do povo pernambucano. Ele reforçou a importância do trabalho da comissão e afirmou que o colegiado seguirá exercendo um papel fundamental no Legislativo estadual.

LEIA MAIS

Blog Waldiney Passos acompanha Abertura do Ano Legislativo da Câmara de Petrolina

Na manhã desta quinta-feira (6), a Câmara Municipal de Petrolina deu início às suas sessões ordinárias, que estão sendo realizadas na Fundação Nilo Coelho até a conclusão das obras no prédio oficial do Legislativo. O evento contou com a presença do prefeito Simão Durando, do vice-prefeito Ricardo Coelho e dos vereadores da Casa.

Durante a abertura, Osório Siqueira, presidente da Câmara, deu as boas-vindas aos presentes e desejou um bom trabalho aos parlamentares e ao Executivo municipal. “Que Deus abençoe a todos nós, ao prefeito, para que possa cada vez mais trazer as grandes ações com a força de Deus juntamente do nosso vice”, declarou.

Simão Durando e Ricardo Coelho também fizeram uso da palavra para agradecer o apoio da população e reforçar a parceria entre o Executivo e o Legislativo na condução das ações voltadas para o desenvolvimento do município.

Ciro Gomes entra na Guerra dos Bonés: “Vão trabalhar, vagabundos“

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se envolveu na chamada “guerra dos bonés” ao publicar, nesta quarta-feira (5), uma montagem em que aparece usando um boné amarelo com a frase “Vão trabalhar vagabundos”.

A mensagem foi direcionada a políticos, incluindo parlamentares, ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A disputa simbólica começou em 1º de fevereiro, quando governistas no Congresso usaram bonés com a frase “O Brasil é dos brasileiros” durante as eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Em resposta, a oposição lançou bonés verde e amarelo no dia 3, com a frase “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. No dia seguinte, Lula apareceu em vídeo usando o boné dos governistas, reforçando a estratégia política.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou a movimentação, afirmando que o país precisa de ações concretas, e não de disputas simbólicas. A postagem de Ciro gerou reações diversas nas redes sociais, com apoiadores elogiando sua crítica e opositores questionando sua atuação política.

Ciro Gomes, que foi candidato à presidência em 2022 e terminou em quarto lugar com 3% dos votos válidos, busca manter relevância política ao se posicionar como alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro.

Alepe aprova ampliação da licença sanitária para produtores agropecuários

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça-feira (4), em Segunda Discussão, o Projeto de Lei nº 1019/2023, que estende de um para cinco anos a validade da licença sanitária concedida a pequenos e médios produtores do setor agropecuário.

A proposta, de autoria da deputada Débora Almeida (PSDB), foi aprovada nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça.

Durante pronunciamento no Pequeno Expediente, a deputada destacou a relevância da medida para o setor. “Esse segmento leva alimento de qualidade para todos os pernambucanos, e vem gerando renda, assim como alavancando o PIB estadual”, afirmou.

A parlamentar esclareceu que, apesar da ampliação do prazo, os órgãos de fiscalização manterão a prerrogativa de suspender ou cassar a licença a qualquer momento, desde que haja decisão fundamentada.

Câmara de Petrolina realiza Abertura do Ano Legislativo nesta quinta-feira


A Câmara Municipal de Petrolina realiza nesta quinta-feira (06) a Sessão especial de abertura do Ano Legislativo de 2025. A reunião de boas-vindas irá contar com a presença do Chefe do Poder Executivo Municipal, o prefeito Simão Durando.

Na ocasião, os vereadores terão um momento de uso da palavra para apresentação da nova Legislatura, compreendida entre o período de 2025-2028. Nesta primeira Sessão, não haverá matérias a serem apreciadas.

A Sessão acontecerá no Auditório da Fundação Nilo Coelho, a partir das 9h, com transmissão ao vivo no canal oficial da Câmara de Petrolina no YouTube.

Alepe discute violência das torcidas organizadas do último sábado

Os episódios de violência registrados no último sábado (1), antes da partida entre Santa Cruz e Sport, dominaram as discussões na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (4).

Parlamentares cobraram a identificação e punição dos envolvidos, enquanto a responsabilidade dos clubes e a atuação do Governo do Estado geraram debates.

O tema foi introduzido pelo deputado Waldemar Borges (PSB), que classificou as brigas entre torcidas organizadas como um problema de segurança pública que vai além da esfera policial. Ele também apoiou as declarações do secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, que apontou a conivência de dirigentes de clubes com grupos criminosos.

LEIA MAIS