Prefeito de Bodocó abre mão do salário municipal e gera economia aos cofres públicos

O prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa, decidiu abrir mão do salário como chefe do Executivo Municipal, optando por manter apenas os vencimentos provenientes do Estado. A medida resultará em uma economia significativa de R$ 1.106.000,00 ao longo dos quatro anos de seu mandato.

A decisão, segundo o gestor, reflete um compromisso com a responsabilidade fiscal e a eficiência no uso dos recursos públicos, que irá atender às principais demandas da população e fortalecer áreas estratégicas como saúde, educação e infraestrutura.

LEIA MAIS

João Paulo sugere candidatura de Raquel Lyra pelo PT em 2026

O deputado estadual João Paulo (PT) afirmou, em entrevista à Rádio Folha na segunda-feira (13), que a governadora Raquel Lyra (PSDB) pode ser candidata do Partido dos Trabalhadores ao Governo de Pernambuco em 2026. Segundo o parlamentar, não há compromisso firmado entre o PT e uma possível candidatura do prefeito João Campos (PSB).

O PT não assumiu um compromisso que achei precipitado, antes mesmo da eleição do Recife, com sua campanha à governador”, destacou João Paulo, ressaltando que uma conjuntura política futura será determinante para definir os apoios da legenda.

O deputado também informou que o partido avaliará quem estará mais alinhado com a candidatura do presidente Lula no cenário de 2026. “Vamos ver como vai ser a conjuntura política de 2026. Como o PT e Lula vão estar, e quem vai estar comprometido com a candidatura de Lula. Não há nenhum compromisso do partido, até porque a governadora pode ser a candidata do PT”, afirmou.

LEIA MAIS

Lula veta projeto que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou nesta segunda-feira o projeto de lei que equipara a diabetes tipo 1 a uma deficiência. O texto foi vetado integralmente.

O texto foi aprovado pelo Senado em dezembro do ano passado e aguardava a sanção presidencial desde então.

O PL previa que os portadores de diabetes tipo 1 teriam direito as mesmas regras previstas para pessoas com deficiência, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, como o atendimento prioritário e acesso a um sistema escolar inclusivo.

LEIA MAIS

Jerônimo Rodrigues confirma candidatura à reeleição em 2026

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou nesta segunda-feira (13) que buscará a reeleição em 2026. A declaração ocorreu durante um encontro do Partido dos Trabalhadores (PT) com prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

O anúncio foi feito de forma simbólica, quando o senador Jaques Wagner (PT) se dirigiu diretamente ao governador se ele concorresse à reeleição. Em resposta, Jerônimo Rodrigues acenou positivamente e generosamente, arrancando aplausos e manifestações de apoio aos petistas presentes no evento.

LEIA MAIS

Prefeito de Curaçá decreta anulação do Processo Seletivo Simplificado e determina novo certame

O Prefeito de Curaçá, na Bahia, Murilo Bomfim, decretou a anulação do Processo Seletivo Simplificado 001/2023/SEDUC, destinado à contratação temporária de profissionais para a Rede Municipal de Ensino.

A decisão foi tomada devido a irregularidades identificadas no certame, que desrespeitava requisitos legais previstos na Lei Municipal nº 546/2010.

De acordo com a legislação, contratações temporárias para a educação municipal devem ser precedidas por um processo seletivo que inclua provas e títulos. Contudo, segundo a atual administração, essa exigência não foi cumprida pela gestão anterior, que organizou o processo seletivo sem a etapa de provas. A irregularidade levou à anulação do certame pelo atual prefeito.

LEIA MAIS

“Ainda estamos aqui”: Lula reafirma a democracia no Brasil dois anos após os ataques de 8 de janeiro

Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023″. Com essas palavras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou seu discurso em ato no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (8), para marcar os dois anos da tentativa frustrada de golpe de Estado em 2023.

A frase inicial faz uma referência ao filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres – ganhadora do Globo de Ouro  – sobre a trajetória de Eunice Paiva durante a ditadura militar, após ter o marido, Rubens Paiva, preso e assassinado pelo regime.

A cerimônia no Planalto contou com a presença de ministros, parlamentares, governadores e representantes dos Três Poderes, além dos comandantes das Forças Armadas, a quem o presidente fez questão de agradecer pela participação.

LEIA MAIS

Pablo Marçal confirma candidatura a presidência em 2026

O empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) anunciou oficialmente que disputará a Presidência da República nas eleições de 2026. Segundo Leonardo Avalanche, presidente do partido, a sigla será renomeada para “Brasileiro” até o pleito.

Em seu discurso, Marçal destacou a importância do empreendedorismo para o crescimento do Brasil. “O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico”, afirmou. O partido também cogita uma possível chapa com o cantor Gusttavo Lima, que manifestou interesse em concorrer ao Planalto.

LEIA MAIS

Prefeitura de Salgueiro volta a apreender animais soltos nas vias públicas

Dentro do mutirão de retomada dos serviços públicos essenciais, a Prefeitura de Salgueiro restabeleceu no dia 2 de janeiro a apreensão de animais soltos nas vias públicas..

A ação, que estava paralisada desde dezembro de 2024, é fundamental para a segurança de motoristas, motociclistas e até pedestres, evitando acidentes. Além disso, mantém a cidade organizada e limpa.

O governo municipal pede a colaboração de todos os proprietários de animais para que os mantenham em locais seguros e adequados. A população pode fazer denúncias pelo número (87) 9 8835-9841.

Vereadores de Petrolina aprovam mudanças administrativas e doação de terrenos

Nesta terça-feira (7), durante sessão extraordinária na Câmara Municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, os vereadores aprovaram 13 projetos enviados pelo Poder Executivo.

Entre os temas debatidos e aprovados, destacaram-se as doações de terrenos para instituições locais e mudanças na estrutura administrativa do município.

A Fundação Altino Ventura, referência em atendimento oftalmológico e reabilitação, será beneficiada com a doação de um terreno, conforme promessa de campanha do prefeito Simão Durando. O projeto foi aprovado por unanimidade, com 21 votos favoráveis.

LEIA MAIS

Secretaria de Assistência Social de Salgueiro retoma atendimentos do CadÚnico

Desde o primeiro dia útil do mês, 2 de janeiro, a Secretaria de Assistência Social vem trabalhando incansavelmente para assegurar a continuidade dos serviços essenciais à população salgueirense.

Uma das principais demandas da população, o atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), obrigatório para o recebimento do Bolsa Família, foi retomado nesta segunda-feira, 6. O setor realizou mais de 100 atendimentos nesse primeiro dia.

LEIA MAIS

Município de Curaçá reforça frota da saúde com dois novos veículos


O município de Curaçá, na Bahia, recebeu um importante reforço para a área da saúde com a entrega de dois novos veículos destinados ao atendimento da população. A cerimônia de entrega ocorreu nesta segunda-feira (06) e contou com a presença do deputado estadual Zó (PCdoB).

A iniciativa foi impulsionada após o governador tomar conhecimento das condições precárias em que se encontravam os veículos usados para serviços de saúde, agravadas pela estrutura insuficiente, como o desabamento de um teto que simbolizava os desafios enfrentados na infraestrutura local. “Sensibilizado pela situação, o governador prontamente perguntou o que Curaçá precisava e articulou ações para destinar essas conquistas ao município“, destacou o deputado Zó.

LEIA MAIS

Câmara de Petrolina realiza sessão extraordinária nesta terça-feira

Nesta terça-feira (7), a Câmara Municipal de Petrolina realizará uma Sessão Extraordinária para discutir 13 Projetos de Lei propostos pelo Poder Executivo. A reunião ocorrerá no Auditório da Fundação Nilo Coelho, a partir das 9h.

Entre os projetos a serem analisados, destaca-se a Reforma Administrativa do Município, além de outras pautas relevantes. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Petrolina no YouTube, permitindo que a população acompanhe as deliberações.

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

(Foto: Divulgação/TSE)

O eleitor que não compareceu ao segundo turno das eleições municipais de 2024 precisa justificar a ausência até esta terça-feira (7). Em 27 de outubro passado, os eleitores de 51 municípios do país, sendo 15 capitais, votaram nos candidatos que foram para o segundo turno.

A justificativa de ausência é necessária somente para quem tem a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas analfabetas, com idade entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos.

LEIA MAIS

Atendendo ao prefeito Andrei Gonçalves, o Governador Jerônimo determina força-tarefa para resolver demandas emergenciais

Após a reunião realizada neste sábado (04), em Salvador, entre o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, comitiva e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, novas medidas foram anunciadas para atender às demandas emergenciais do município.

Além da entrega de uma ambulância para promover a melhoria no atendimento da saúde, o governador autorizou uma série de ações que devem beneficiar áreas prioritárias como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

No início desta semana, uma comissão da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAU) estará em Juazeiro para realizar visitas técnicas à Maternidade Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é detalhar as necessidades apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado.

LEIA MAIS

Prefeito Murilo Bomfim busca melhorias para Curaçá em reunião com governador da Bahia em Salvador


Murilo Bomfim (PT), prefeito de Curaçá, conversou com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante uma reunião neste sábado (04) na Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Salvador.

Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais como saúde, educação, acesso à água e melhorias em infraestrutura, incluindo mercados e estradas.

Uma das ações imediatas discutidas foi a entrega de uma ambulância e um veículo para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que estão previstos para chegar ao município na próxima semana. Além disso, as equipes de saúde e educação do governo estadual estarão em Curaçá para oferecer suporte e planejar ações conjuntas.

LEIA MAIS