Projeto Natal Iluminado será realizado pelo segundo ano em Juazeiro

A segunda edição do Natal Iluminado será realizado neste ano em Juazeiro (BA). O projeto foi desenvolvido pela gestão de Suzana Ramos (PSDB), em 2021, com a missão de levar a magia do Natal a pontos estratégicos da cidade.

Neste ano, a data prevista para início da programação é a primeira semana de dezembro. Ontem (22), Suzana esteve acompanhando os trabalhos da fabricação dos ornamentos. “Natal para mim é luz, alegria e é isso que queremos levar pro nosso povo com o Natal Iluminado. Incentivar a realização dessas ações e contribuir para que as pessoas sintam prazer em comemorar uma data tão importante. Sempre sonhei em ver minha cidade iluminada e bonita no Natal, conseguimos essa realização no ano passado e esse ano vamos fazer uma festa ainda mais bonita“, disse a prefeita.

O Projeto foi criado pela Prefeitura de Juazeiro e tem assinatura do artista e assessor especial da Prefeitura, Devilles Sena. O objetivo em 2022 é levar o tema natalino não só à Praça da Bandeira e distritos, mas expandir a ornamentação para a Orla Nova, Av Adolfo Viana, Av. Raul Alves, Praça Dom Tomaz e entrada da cidade, na BR-407 (imediações do acesso ao bairro João Paulo II).

Entidades do comércio debatem segurança pública em Petrolina

O fim do ano se aproxima e as entidades do comércio varejista de Petrolina já estão debatendo a questão da segurança pública para as vendas que ocorrem em dezembro. Nesta semana, representantes do Sindilojas e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se reuniram com as forças de segurança para discutir a temática.

A reunião contou com a presença da Polícia Militar de Pernambuco, através do 5° BPM, do secretário executivo de Segurança Pública de Petrolina, cel Marcondes Inácio da Silva; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB regional Petrolina); Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), secretaria Executiva de Direitos Humanos do município e alguns lojistas.

LEIA MAIS

As apresentações do “Natal de Luz e Renovação” são adiadas, encerramento será dia 06 de janeiro  

Devido a previsão de chuvas em Petrolina a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), comunica que os espetáculos previstos para este final de semana foram adiados, o encerramento ocorrerá na quinta-feira, 6 de janeiro.

Serão apresentados o espetáculo ‘Filho de Deus Menino Meu’, da Comunidade Católica Shalom; a Soprano Juliana Cruz; e o pianista Sandro Potter, com o tema ‘A Grande Luz’ e do Coral São Paulo, do bairro Areia Branca.  As apresentações começam a partir das 19h.

A equipe da secretaria conta com a compreensão de todos.

Concha Acústica de Petrolina segue com apresentações musicais no final de semana

 

No final de semana em que se celebra o Natal, as atividades alusivas à data se intensificam por toda Petrolina, espalhando o espírito da compaixão, do amor e da esperança. É com essa essência que a Concha Acústica da Praça Dom Malan segue sendo palco de mais uma noite de apresentações natalinas. O acesso é gratuito para a população.

A primeira apresentação será no sábado (25), com o espetáculo ‘Filho de Deus Menino Meu’, da Comunidade Católica Shalom. No domingo (26) é a vez da Soprano Juliana Cruz e do pianista Sandro Potter se apresentarem, o tema será ‘A Grande Luz’. Os shows começam a partir das 20h30.

LEIA MAIS

Confira o que abre e fecha na véspera e no feriado de Natal em Petrolina

Durante o feriado de Natal no sábado (25) e a véspera na sexta-feira (24), alguns serviços funcionarão em horário especial e outros serão suspensos em Petrolina, no sertão de Pernambuco. Fique por dentro do que abre e fecha na cidade com a celebração das festas natalinas.

Prefeitura e serviços municipais

 

A prefeitura de Petrolina não vai funcionar no feriado de Natal no sábado (25). Na véspera, na sexta-feira (24), será decretado ponto facultativo a partir das 14h. Os serviços essenciais como os de segurança, limpeza pública e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionarão normalmente.

LEIA MAIS

COVID-19: Vacinação será suspensa durante feriados de natal e ano novo em Petrolina

Durante o recesso de Natal e Ano Novo (dias 24, 25, 31 de dezembro e 01 de janeiro) a Secretaria de Saúde não abrirá os polos de vacinação contra a COVID-19. Desde o início da imunização, essa será a primeira vez que as equipes não estarão na rua vacinando a população. A medida adotada visa evitar perdas dos imunos, tendo em vista a baixa procura durante feriados.

Nos demais dias de dezembro a vacinação será disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, no período da manhã e da tarde, e da zona rural, no período matutino. A Secretaria de Saúde informa ainda que o polo do SESC funcionará até esta quarta-feira (22), a partir dessa quinta (23) a população deve se dirigir até as Unidades Básicas de Saúde ou aos demais polos disponíveis na cidade.

LEIA MAIS

Feira da Cohab Massangano e Mercado Turístico sofrem alterações por conta das festa do final de ano

Por conta do Natal e do Ano Novo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs) de Petrolina alterou o dia da Feira da Cohab Massangano. Assim, os comerciantes e clientes podem ir ao local das 5h às 13h das sextas-feiras (24 e 31/12).

Além disso, o Mercado Turístico também terá mudança. Nos sábados dos feriados (25/12 e 01/01) o local estará fechado. Após as festas de fim de ano os horários e de atendimento voltarão ao normal.

Segundo a Prefeitura, “as demais feiras, como a da Areia Branca, São Gonçalo, João de Deus, Jardim Maravilha (Ouro Preto), de Izacolândia e Nova Descoberta, seguem sem alteração”.

Com ônibus gratuitos, Petrolina amplia público no ‘Natal de Luz e Renovação’

A falta de transporte, ou de dinheiro, não é obstáculo para os petrolinenses que desejam curtir o ‘Natal de Luz e Renovação’, no centro de Petrolina. Pela primeira vez, a prefeitura está disponibilizando ônibus gratuitos para levar os passageiros dos bairros até a iluminação especial na Praça Dom Malan.

As nove linhas coordenadas pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) começaram a circular no início de dezembro e seguem até o início de janeiro para atender, exclusivamente, os petrolinenses que querem contemplar a decoração do ‘Natal de Luz e Renovação’, criado pela prefeitura para a celebração das festas de final de ano.

As linhas exclusivas do ‘Expresso Natalino’ estão circulando de quinta a domingo, das 19h às 21h (ida) e das 22h às 23h (volta). Os ônibus sairão dos terminais de cada bairro, fazendo a rota convencional, e seguindo até a Praça Dom Malan.

Essa é a primeira vez que a cidade recebe uma grande ornamentação, iluminação especial e atrações culturais que pretendem colocar Petrolina entre as principais rotas do turismo natalino. Com mais de 150 postes, diversos cenários e programação musical prevista até o dia 6 de janeiro. Além da ornamentação natalina, até janeiro, o público poderá acompanhar apresentações culturais, como cantatas, corais, musicais e balé.

Prefeitura de Juazeiro decreta ponto facultativo na véspera de Natal e de Ano Novo

(Foto: Ascom/PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) publicou, no Diário Oficial de sexta-feira (9), uma portaria comunicando que nos dias 24 e 31 de dezembro, será ponto facultativo na Administração Pública municipal, direita e indireta. Assim, na véspera do Natal e Ano Novo, não haverá expediente.

Ainda de acordo com a portaria, caberá aos titulares das secretarias e autarquias municipais a preservação e o funcionamento dos serviços considerados essenciais prestados pela Prefeitura, podendo convocar servidores para atender essa necessidade durante as vésperas de Natal e Ano Novo”, orienta a Prefeitura.

Ônibus gratuitos farão linha especial para levar passageiros ao ‘Natal de Luz e Renovação’ em Petrolina

 

A iluminação natalina que vem encantando os petrolinenses, deve ficar ainda mais prestigiada nos próximos dias. Além da decoração inédita, a cidade também terá, pela primeira vez, o ‘Expresso Natalino’ que vai disponibilizar linhas gratuitas de ônibus para percorrer o novo ponto turístico do Sertão.

As nove linhas começaram a circular nesta quinta-feira (2) e seguem até o início de janeiro para atender, exclusivamente, os petrolinenses que querem contemplar a decoração do ‘Natal de Luz e Renovação’ criado pela prefeitura para a celebração das festas de final de ano.

LEIA MAIS

Juazeiro ganha cores e decoração de Natal

A noite de quarta-feira (1°) foi marcada por cores, emoção e clima de Natal em Juazeiro (BA). A prefeita Suzana Ramos (PSDB) inaugurou a decoração e iluminação cênica do ‘Natal Iluminado – Um novo tempo de esperança’. O evento ocorreu na Praça da Bandeira, no Centro da cidade.

O acendimento das luzes marcou o pontapé da celebração. O vice-prefeito Leonardo Bandeira também esteve presente no ato. “Esse é um momento lindo, que preparamos com muito carinho e apostamos em artistas locais para deixar a nossa cidade respirando o clima natalino. O Natal Iluminado é um projeto totalmente autoral, que aposta no conceito sacro para levar esperança e alegria para todas as pessoas, devolvendo o brilho nos olhos da população nesse momento delicado por causa da pandemia”, disse a prefeita.

A programação de Natal segue neste final de semana, com apresentações no distrito de Massaroca. No sábado (4), a partir das 18h30 a população acompanhará a tradicional cantata natalina.

Prefeitura de Juazeiro lança programação de Natal

Juazeiro (BA) já respira clima de Natal. Na noite de quarta-feira (10), a Prefeitura lançou a programação do ‘Natal Iluminado – Um novo tempo de esperança’. A programação começa no dia 1° de dezembro e promete aquecer a economia local.

O lançamento ocorreu no ponto das barquinhas, na Orla I. “O nosso desejo é ver o clima dessa festa tomar conta de Juazeiro. As famílias reunidas, a cidade bonita, o comércio vendendo, as pessoas empolgadas. E depois de quase dois anos de muito sofrimento com a pandemia, a gente volta com o renascimento, com o Natal”, disse a prefeita Suzana Ramos (PSDB).

Na programação estão previstas uma exposição natalina, cantatas natalinas e a tradicional decoração dará a cor da festa no município baiano. A programação completa pode ser conferida a seguir:

LEIA MAIS

Miguel anuncia decoração de Natal especial em Petrolina

Nesta segunda-feira (08), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho apresentou a decoração especial que a cidade terá para comemorar a época Natalina. Ao todo, serão aproximadamente 40 dias de trabalhos para implementar a iluminação na praça Dom Malan, onde fica a Catedral.

A previsão é que tudo esteja pronto no dia 24 desse mês. A decoração ficará instalada na praça até o dia 06 de janeiro. Entre os enfeites, estará uma árvore de Natal com 15 metros de altura, casa do Papai Noel com fábrica de brinquedos, um presépio de 100 metros quadrados no entorno da igreja catedral.

O projeto, denominado “Natal de luz e renovação”, conta também com a parceria da CDL e o Sindilojas para estimular o turismo na região e o fortalecimento da economia. Segundo o prefeito Miguel Coelho, a iniciativa deve impulsionar as vendas do comércio local.

Programação de Natal será anunciada nesta segunda-feira, pelas redes sociais do prefeito de Petrolina

Logo mais às 11h30 desta segunda-feira (8), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), anunciará a programação especial de Natal. Os detalhes serão informados pelo gestor, em uma live nas redes sociais da Prefeitura. “Um presente da Prefeitura para a cidade”, diz a mensagem divulgada em um teaser compartilhado por Miguel.

Secretário de Saúde da Bahia faz recomendação para celebração do Natal

Fábio Vilas-Boas, Secretário de Saúde da Bahia. (Foto: Divulgação/GOVBA)

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fez uma recomendação, em seu perfil no Twitter, nesta quarta-feira, (23), em relação a celebração do Natal, em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Evidências indicam que o risco de contágio é significativamente menor em espaços abertos ao ar livre. Portanto no Natal saia da sala e vá para a varanda, laje ou quintal. Fuja dos restaurantes fechados, prefira mesa na calçada ou no terreiro. Isso pode salvar nossas vidas”, disse.

“Não importa o tamanho da sala, a taxa de infecção dentro de salas é pelo menos 40% ou bem maior. E se uma pessoa tossir ou espirrar lá dentro, todos serão infectados. Do lado de fora, o risco cai drasticamente”, enfatizou.

Diante as recomendações, o secretário alertou: “Abrir as janelas quando andar de carro ou transporte coletivo para ventilar rapidamente o veículo derruba o risco. Se estiver dirigindo com alguém fora de sua casa (amigo, Uber), abrir as janelas melhora drasticamente o ar.”

34567