Alunos de escola municipal são destaques em concurso de redação da Justiça Federal de Petrolina

(Foto: ASCOM)

A Justiça Federal em Petrolina encerrou nesta sexta-feira (06) a programação em alusão aos 30 anos de instalação do órgão na cidade. Entre as atividades, aconteceu a premiação do concurso de redação para alunos da rede pública.

Com o tema “A Importância do Poder Judiciário para o fortalecimento da cidadania”, o concurso classificou 10 estudantes para a etapa final. Destes, sete são alunos da escola municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada em Caititu, zona rural do município.

“Um momento muito feliz para nossa Rede e, principalmente, para a escola. É um reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo de incentivo à leitura. Quero registrar o bom trabalho desenvolvido pelas professoras e gestão da unidade”, pontuou Maéve Melo, secretária de Educação de Petrolina.

As alunas Amanda Santos e Izadora Araújo, do 8º ano do Ensino Fundamental II, conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Além de certificação e medalhas, Amanda ganhou uma conta poupança no valor de R$500,00. “Estou muito feliz. É um grande incentivo e exercício para o futuro (…) vou continuar escrevendo”, frisou.

Juiz autoriza psicólogos a tratarem homossexuais como doentes

Desde 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. (Foto: Arquivo)

A Justiça Federal do Distrito Federal liberou psicólogos a tratarem gays e lésbicas como doentes, podendo fazer terapias de “reversão sexual”, sem sofrerem qualquer tipo de censura por parte dos conselhos de classe. A decisão, do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho.

A decisão é liminar e acata parcialmente o pedido de uma ação popular. A ação popular foi assinada por um grupo de psicólogos defensores das terapias de reversão sexual. A decisão é de sexta-feira (15). Esse tipo de tratamento é proibido desde 1999 por uma resolução do Conselho Federal de Psicologia. O órgão disse que vai recorrer.

Na decisão, Carvalho mantém a integralidade da resolução, mas determina que o conselho não proíba os profissionais de fazerem atendimento de reorientação sexual. Além disso, diz que os atendimentos têm caráter reservado.

LEIA MAIS

Lula é intimado a comparecer à Justiça Federal do Paraná na semana que vem

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi intimado hoje (17) a comparecer à sede 30da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, nos dias 21, 23 e 25 de novembro. A intimação foi feita pela Justiça Federal de São Bernardo do Campo, cidade paulista onde o petista mora, a mando do juiz federal Sergio Moro.

Lula deverá acompanhar as audiências da ação penal em que é réu na Operação Lava Jato. Nos três dias, serão ouvidas as 12 testemunhas de acusação do processo. Na segunda-feira (21), serão inquiridos os empreiteiros Augusto Mendonça, Dalton Avancini e Eduardo Hermelino e o ex-senador Delcídio do Amaral.

Na quarta-feira (23), será a vez do ex-deputado Pedro Corrêa, dos ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, e do ex-gerente da estatal Pedro Barusco. Os depoimentos do doleiro Alberto Youssef, do pecuarista José Carlos Bumlai, e dos lobistas Fernando Baiano e Milton Pascowitch serão ouvidos na sexta-feira (25).

A esposa do ex-presidente, Marisa Letícia, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, ambos réus da mesma ação penal, também foram intimados pela Justiça Federal a comparecer nas audiências da semana que vem.

Com informações de Daniel Isaia.

Justiça Federal leiloa bens no Sertão de Pernambuco

(Imagem ilustrativa)

(Imagem ilustrativa)

A Justiça Federal vai leiloar bens e imóveis no Sertão de Pernambuco até o fim do mês de novembro. Os leilões das 18ª e 38ª Varas serão realizados nos dias: 16/11/2016 às 16h (quarta – feira) e 28/11/2016 às 13h30  – (segunda-feira).

O leilão acontecerá na Justiça Federal, R. Vereador Silvino Cordeiro, S/N, Bairro AABB – Serra Talhada /PE. – Modalidade : PRESENCIAL E ELETRÔNICO. Confira a lista neste link.

Lula e Marcelo Odebrecht são denunciados por suspeitas em obras em Angola

São Paulo 04/04/2016-  Ex-Presidente Lula, durante entrevista a imprensa na sede do PT Nacional. Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

São Paulo 04/04/2016- Ex-Presidente Lula, durante entrevista a imprensa na sede do PT Nacional.
Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras dez pessoas – entre elas, o empresário Marcelo Odebrecht – foram denunciadas nesta segunda-feira (10) pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF). A denúncia foi entregue à Justiça Federal e se refere à Operação Janus, deflagrada em maio último e que investiga contratos relacionados à Construtora Odebrecht e pessoas ligadas a Lula.

Segundo o MPF o ex-presidente teria atuado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos com o objetivo de garantir a liberação de financiamentos para obras em Angola.

LEIA MAIS

Polícia Federal investiga fraudes de R$ 1 milhão no INSS

O grupo, afirma a Polícia Federal, tinha um ‘esquema logístico bem estruturado’ de transporte de indígenas para confecção de documentos pessoais e para expedição de registros administrativos de nascimento junto à Funai/Foto:Tânia Rego

O grupo, afirma a Polícia Federal, tinha um ‘esquema logístico bem estruturado’ de transporte de indígenas para confecção de documentos pessoais e para expedição de registros administrativos de nascimento junto à Funai/Foto:Tânia Rego

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, com Ministério Público Federal e com o apoio logístico do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, deflagrou nesta sexta-feira, 3, a Operação Uroboros, que investiga fraudes para obtenção de pensão por morte. Segundo a PF, um grupo se estruturou a partir da atuação de servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Amambai, no Mato Grosso do Sul.

Cerca de 80 policiais cumprem, nas cidades de Amambai e Iguatemi, 2 mandados de prisão preventiva, 14 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã.

De acordo com a PF, o grupo ‘registrava falsamente crianças como se fossem filhos de indígenas já falecidos com o intuito de obter a pensão’.

LEIA MAIS
123