Brasil registra abalo sísmico de magnitude 3,5 no Paraná

(Foto: G1)

Os tremores de terra sentidos em municípios da região de Curitiba durante a madrugada de hoje (18) foram provocados por evento sísmico ocorrido à 0h16 na região de Itaperuçu, a 32 km da capital paranaense, com uma magnitude de 3,5 graus na escala Richter.

Mais cedo, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) anunciou se tratar de tremores que tinham origem em dois eventos sísmicos de magnitudes 4,5 e 5,1 graus. Esta informação, no entanto, foi retificada pela própria instituição ao longo da manhã.

“A USP utiliza uma reportagem de eventos por detecção automática, que depois são revistos ao longo do dia. Às vezes, alguns eventos são detectados falsamente. Então, eu acredito, e os equipamentos nos dizem, que foi apenas um evento”, explicou o sismólogo Juraci de Carvalho, da Universidade de Brasília (UnB), em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Com informações do EBC

Condenado à prisão Lula será recebido por militantes na quarta em Curitiba para novo depoimento a Moro

(Foto: Internet)

Condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, o ex-presidente Lula desembarcará na próxima quarta-feira (13), em Curitiba, para prestar novo depoimento ao juiz Sérgio Moro.

Lula será recebido e acompanhado na Capital paranaense por uma nova Jornada de Luta pela Democracia, organizada por um conjunto de militantes e representantes de entidades e movimentos sociais articulados pela Frente Brasil Popular.

A audiência desta semana integra o processo que envolve a compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo.

Para o PT, a campanha jurídica-política-midiática para condenar e prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu seu apogeu na “Semana da Pátria” e terá importantes desdobramentos nos próximos dias.

O petista promete responder a todos os seus acusadores, inclusive o que ele considera “absurdos” que lhe foram imputados pelo ex-ministro Palocci.

 

Lula encontra Sérgio Moro na próxima quarta-feira em Curitiba

A militância petista já organiza atos em Curitiba como os do primeiro depoimento.(Foto: Internet)

Para novo depoimento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presta depoimento, nesta quarta-feira (13) ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância.

A defesa chegou a pedir um adiamento até que fossem juntados nos autos elementos sobre os sistemas My Web Day e Drousys, usados para a distribuição de propinas, segundo investigadores.

Na quarta, será a segunda vez que Lula ficará diante do juiz Sérgio Moro. O primeiro foi em maio, na ação referente ao triplex do Guarujá. A militância petista já organiza atos em Curitiba como os do primeiro depoimento.

As informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Justiça nega pedido para adiar depoimento de Lula a Moro em Curitiba

(Foto: Internet)

O pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi negado pelo o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O depoimento está mantido para esta quarta (10), em Curitiba.

A defesa do ex-presidente recorreu com um habeas corpus que pede liminarmente a suspensão do processo sobre o triplex da empreiteira OAS. No pedido, os advogados solicitavam ainda mais tempo para análise de documentos.

Em sua decisão, o juiz federal Nivaldo Brunoni, destacou que o interrogatório de Lula ganhou repercussão nacional e que isso mudou a rotina do da Justiça Federal de Curitiba. “Medidas excepcionais foram tomadas para evitar tumulto e garantir a segurança nas proximidades do fórum federal; prazos foram suspensos, o acesso ao prédio-sede da Subseção Judiciária será restrito a pessoas previamente identificadas e o trânsito nas imediações será afetado, medidas que vem mobilizando vários órgãos da capital paranaense”, escreveu Brunoni.

Para o magistrado, não há razão para suspender o depoimento e o andamento da ação penal.

LEIA MAIS

Cúpula do PT fará reunião em Curitiba na véspera de depoimento de Lula

(Foto: Internet)

O PT agendou reunião de sua executiva nacional em Curitiba para a véspera do interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para 3 de maio na capital paranaense. Estarão presentes o presidente do partido, Rui Falcão, a cúpula da legenda e líderes das bancadas.

Na pauta, uma avaliação de conjuntura política e econômica, o que abarca críticas às reformas promovidas pelo governo de Michel Temer e uma resolução dos dirigentes a respeito da Lava-Jato.

Vice-presidente nacional da legenda, o deputado Paulo Teixeira minimizou a “coincidência” de a reunião da executiva acontecer tão perto da data e do local do depoimento de Lula. “São encontros itinerantes. Já fizemos em Porto Alegre, Rio de Janeiro e, agora Curitiba.”

Candidata de Lula a presidir o PT, Gleisi confirma que estará na cidade, sua terra natal, e que vê como “espontânea” a mobilização de militantes rumo a Curitiba no dia do interrogatório.

12