Petrolina poderá ter nova empresa para gerenciar o esgotamento sanitário e o fornecimento de água

(Foto: ASCOM)

O anuncio feito na tarde desta segunda-feira (15), pelo o prefeito Miguel Coelho através de sua assessoria.

A nota enviada a imprensa afirma, que diante das dificuldades apresentadas pela Compesa para gerenciar as redes de esgoto e abastecimento, a Prefeitura de Petrolina decidiu iniciar os procedimentos para uma nova concessão desses serviços.

A primeira ação foi publicar um edital, na semana passada, para instituições públicas ou privadas do setor realizarem estudos técnicos na capital do Sertão sobre esgotamento e fornecimento de água. As interessadas devem se cadastrar neste mês para apresentar, até maio, as propostas que melhorem o abastecimento e o saneamento de Petrolina.

Os estudos técnicos de viabilidade são apenas a primeira etapa de um processo que resultará em uma nova forma de gerenciar a água e o esgoto da cidade. Após receber as propostas, a Prefeitura irá definir um plano municipal de saneamento e abastecimento para Petrolina.

“O petrolinense é exigente, não tolera serviço de baixa qualidade. Eu sempre disse que não me omitiria de enfrentar essa questão, seja cobrando resultados, buscando investimentos em Brasília como fizemos ou optando pela decisão de buscar um novo caminho. Queremos apenas garantir o serviço de qualidade, por isso, a nova concessionária terá de fazer o saneamento em bairros que vivem com o esgoto na porta e expandir o abastecimento”, explica o prefeito Miguel Coelho.

Depois de definir o plano municipal para água e esgoto, a Prefeitura de Petrolina abrirá uma concorrência pública para a concessão desses serviços. A expectativa é de que em agosto o edital seja publicado com todas as exigências e metas para as empresas interessadas.

Segundo Miguel Coelho, a Compesa continuará autorizada a operar as redes de água e esgoto enquanto todos os trâmites para o novo serviço não forem concluídos.

“Desde o começo do ano, tentamos uma solução pelo diálogo. Reuni-me diversas vezes com os diretores da Compesa. Reconhecemos que no começo houve melhoria, mas depois a situação voltou a ser de insatisfação de toda a população. É inadmissível que a cidade fique sem água por semanas, como ocorreu recentemente, ou sem as obras de saneamento que tiveram ordem de serviço assinada em junho. Por isso, decidimos por abrir um novo processo licitatório”, justifica o prefeito.

Responsável por acompanhar todas as fases de implantação da nova concessionária, o presidente da Comissão de Parcerias Público-Privadas, Emício Junior, acredita que em novembro será iniciada a nova gestão de água e esgoto em Petrolina.

“Temos um calendário de etapas a serem cumpridas. Pode parecer um tempo longo para a população que vem sofrendo com o serviço de baixa qualidade, mas é preciso ter responsabilidade e muito planejamento para esse processo de transição e mudança. Petrolina é uma cidade muito complexa, com mais de 300 mil moradores, então, não é simples fazer tudo isso. O mais importante é que estamos buscando enfrentar um problema grave que se arrasta há anos.”

Etapas da nova concessão:

1 – Até o final de janeiro, abertura para cadastro de instituições públicas ou privadas para formulação de estudos sobre a abastecimento e saneamento de Petrolina;

2 –  As instituições cadastradas terão 90 dias para realizarem os estudos de viabilidade e projetos (sem custos para a Prefeitura). Essas propostas devem apresentar os problemas e soluções para esgoto e água na cidade, além de custos e tarifas para operar o serviço em Petrolina;

3 – Em maio, a Prefeitura analisará os estudos para definir um plano de água e esgoto para a cidade;

4 – Em junho, será lançado o edital público para as instituições concorrerem à concessão de água e esgoto em Petrolina;

5 – caso o processo licitatório não sofra interferências, como recursos entre outros processos, até novembro será conhecida a concessionária de água e esgoto de Petrolina;

6 – Anunciada a vencedora da concorrência, ainda em novembro, a nova concessionária deve começar a operar os serviços.

Governo anuncia concessão do Aeroporto do Recife

(Foto: Internet)

O Aeroporto Internacional do Recife faz parte da lista de treze terminais incluídos no Programa Nacional de Desestatização por meio do Decreto 9.180/17.

O decreto foi assinado pelo presidente Michel Temer e publicado na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial da União. Pelo decreto, os aeroportos ficam qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Presidência da República.

Os 13 empreendimentos poderão ser concedidos à iniciativa privada individualmente ou em blocos, conforme decisão que será embasada pelos estudos de modelagem da desestatização, conforme detalhado no texto.

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil será responsável pela condução e aprovação dos estudos, projetos e levantamentos e pelas investigações que subsidiarão a modelagem das medidas de desestatização, de acordo com o decreto.

LEIA MAIS

Juazeiro: Câmara de Vereadores cede ao Comando Regional Norte da PM espaço para nova sede

A ideia é acelerar junto ao setor jurídico da Câmara a forma de cessão. (Foto: ASCOM)

A construção anexa à Câmara de Vereadores, denominada Biblioteca Olavo Balbino, que não se adaptou para biblioteca, nem como espaço para centro de computação, cedida no início deste ano ao Executivo Municipal; por entendimento entre Câmara, Executivo e Polícia Militar da Bahia, sediará o Comando Regional Norte da PM.

Na manhã o entendimento, a partir de um pedido do Coronel Anselmo Bispo, foi entre o Presidente Alex Tanuri, o prefeito Paulo Bonfim, que acatou a solicitação, mostrando-se satisfeito e colocando-se à disposição para o que se fizer necessário e à tarde desta segunda-feira (09), o entendimento foi entre o Presidente da Câmara, o Comandante e os vereadores.

“Para nós é gratificante saber que a comunidade do Alto da Aliança e estes bairros aqui vizinhos da Câmara terão a vizinhança do Comando da PM. É mais um componente de segurança e nos sentimos gratificados por poder contribuir”, analisou Alex Tanuri.

LEIA MAIS

Trabalhadores rurais assinaram concessão de crédito rural em Juazeiro nesta sexta

Cerca de 170 trabalhadores de Juazeiro foram beneficiados com o programa este ano. (Foto: ASCOM)

A assinatura do financiamento rural foi realizada nesta sexta-feira (7), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ). O Agroamigo é um programa de microcrédito Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo a concessão de crédito para investimentos na agricultura familiar.

As irmãs Valdira Souza Amorim e Maria Célia Souza Amorim são moradoras do povoado do Salitre, em Juazeiro, e aguardavam, nessa manhã, ansiosas a liberação do micro crédito Agroamigo. Segundo as irmãs, o dinheiro conquistado é usado para investimentos na compra de ovelhas para a fazenda em que residem. “É uma boa forma para o agricultor começar a investir”, afirmou Valdira.

Segundo informações do STRJ, cerca de 170 trabalhadores de Juazeiro foram beneficiados, este ano, com a concessão do Agroamigo. O programa de microcrédito beneficiou em 2016, 2 mil Agricultores. A cada um foi concedido crédito de até 4 mil reais, com ônus de adimplência de 40%.

LEIA MAIS

Governador viabiliza construção de Catedral em Salgueiro

Na presença do Bispo Dom Magnus Henrique Lopes e de populares presentes na Cúria, o chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso de manter a parceria com a Igreja Católica /Foto: Alusísio Moreira

Na presença do Bispo Dom Magnus Henrique Lopes e de populares presentes na Cúria, o chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso de manter a parceria com a Igreja Católica /Foto: Alusísio Moreira

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou e entregou, nesta sexta-feira (22), a escritura de permuta de propriedade entre o Governo de Pernambuco e a Cúria Diocesana de Salgueiro, para a construção de uma nova Catedral no município do Sertão Central. O terreno que abrigará o novo equipamento possui dois hectares de extensão e está localizado no bairro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na presença do Bispo Dom Magnus Henrique Lopes e de populares presentes na Cúria, o chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso de manter a parceria com a Igreja Católica no desenvolvimento de práticas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

“A Igreja Católica é uma grande parceira do poder público porque ela nos auxilia de maneira ativa e contínua nos atendimentos às comunidades e populações mais carentes. Por isso, é compromisso do Estado ampliar essa parceria, buscando alternativas para que a Igreja continue crescendo, evangelizando e promovendo boas ações em prol da sociedade”, destacou Paulo.

De acordo com a assessoria do Governo, o processo de concessão se deu através da liberação do terreno – de propriedade dos moradores Francisco e Inês Torres, que cederam o local ao Governo do Estado, que por sua vez o repassou à Diocese. Em contrapartida, a Diocese passou outros dois espaços, de tamanho proporcional ao recebido, para a família Torres.

Com informações do Blog da Folha

12