Casa Nova: Distrito de Santana do Sobrado mantem tradição e festa dos caretas continua atraindo cada vez mais público

(Foto: ASCOM)

A Festa dos Caretas de Santana do Sobrado, distrito de Casa Nova (BA), começou a ser realizada na Santana antiga, que foi coberta pelas águas do lago da barragem de Sobradinho. A tradição sobreviveu a inundação, atravessou gerações e continua sendo realizada com muito sucesso durante o sábado de aleluia e o domingo de páscoa.

Ainda que poucos saibam da origem e do sentido da festa, a participação se estende a pessoas de todos os bairros de Santana e moradores da sede de Casa Nova e de outros distritos.

“É uma diversão alegre, um exercício de liberdade”, teoriza Helen Janicleide Souza, irreconhecível dentro de uma fantasia vermelha, aterrorizante, morando em Petrolina, mas nascida em Santana, ela volta sempre a cada ano para participar com os caretas, correr nas ruas, perseguir a meninada e pedir “um real” a todos que encontra pela frente.

Wallison Torres, empresário, irmão do prefeito Wilker Torres, nunca deixou de participar da festa, “Não tem nada de política, nem de interesse. Participo desde sempre.  Essa festa começa no nascer do sol da Aleluia e é preparação da queima do Judas no Domingo de Páscoa. Discorre, com didatismo de quem se considera um estudioso das tradições culturais de Casa Nova, Inundada a Velha Santana a tradição se manteve e João Nogueira tomou a frente da festa e hoje o que vemos são milhares de pessoas nas ruas, centenas de caretas, grupos disputando quem faz a fantasia mais caprichada”, afirmou Wallison.

A Festa se encerrava com a queima do Judas, sempre uma pessoa em quem pesasse acusação de traidor ou conduta duvidosa. Com o apoio da prefeitura a festa ganhou em grandiosidade, com palco e bandas na praça e a vinda de centenas de pessoas da sede, de outros distritos e diferentes cidades.

Comunidades carentes de Casa Nova são contempladas com doação de peixe para Semana Santa

Cerca de 5 mil quilos de peixe foram distribuídos para 2.500 famílias em 16 bairros de Casa Nova. A ação contemplou famílias cadastradas no município a fim de receber o alimento na Semana Santa.

De acordo com a Prefeitura Municipal moradores dos bairros Borges, Topol, Vila Massu, Vila Isabel, Cohab, Vila Papelão, Zé da Totonha, Loteamento São Francisco, Invasão, Loteamento Gilson Viana, Beira Lago, Vila São José, São Geronimo, Vila Azul, João e Maria e Vila Malvão receberam os peixes.

A ação foi liderada pela equipe da Secretaria de Ação Social e segundo o prefeito Wilker Torres, a ação pode se estender para os próximos anos. “Estou satisfeito e acredito que nos próximos anos vamos poder estender essa distribuição a todos os distritos de Casa Nova”, disse.

Casa Nova: Prefeitura distribui peixe a famílias de baixa renda

A Secretaria ainda avisa que será necessário levar sacola plástica e um documento com foto para facilitar o atendimento. (Foto: ASCOM)

Para garantir a ceia da sexta-feira da Paixão, a Prefeitura de Casa Nova, atendendo o disposto na Lei 275/2018 – que criou o Programa Peixe na Santa Ceia – fará a distribuição de peixe a famílias de baixa renda, previamente cadastradas e que tenham renda per capita de até 50 reais. Serão quase cinco mil quilos de peixe, com dois quilos para cada família

Ao todo, serão 16 bairros atendidos: Borges, Topol, Vila Massu, Vila Isabel, Cohab, Vila Papelão, Zé da Totonha, Loteamento São Francisco, Invasão, Loteamento Gilson Viana, Beira Lago, Vila São José, São Geronimo, Vila Azul, João e Maria e Vila Malvão.

A distribuição começa nesta quinta-feira (29), a partir das 10h, e se estende até às 13h, atendendo a lista de beneficiários de cada comunidade e afixada nos pontos de entrega.

LEIA MAIS

Casa Nova: Festa dos Caretas em Santana do Sobrado mantém tradição centenária

Os caretas tomam conta das ruas do distrito no sábado e no domingo

Neste ano de 2018 a Festa dos Caretas acontece nos dias 31 de março (Sábado de Aleluia) e 01 de abril (Domingo de Páscoa). Tradição centenária de Santana do Sobrado, sobreviveu desde os primórdios da Santa Velha, antes da barragem, e vem, a cada ano, crescendo e envolvendo a comunidade toda, com novos grupos de caretas que saem às ruas no sábado e domingo.

Uilian Pereira, atualmente vereador eleito de Casa Nova (BA), morador em Santana do Sobrado, conhece de perto a história e a origem da Festa dos Caretas e é um entusiasta da tradição: “Santana fica linda, colorida e alegre nestes dois dias”.

Quem participa ativamente da festa, há dez anos, é Wallison Torres, o Tum: “Organizamos um grupo, participo e incentivo. É uma festa divertida, alegre, comunitária, que reúne a população em torno das brincadeiras e desafios”, diz e faz o convite à região: “Vale a pena vir a Santana ver a festa. É uma tradição diferente, que só existe em poucas localidades de Casa Nova”.

Os caretas tomam conta das ruas do distrito no sábado e no domingo, que se encerra com o pau de sebo e queima do Judas

Casa Nova: Distrito do Bem Bom elege diretoria da Associação em pleito tranquilo

(Foto: ASCOM)

Em uma eleição com 435 votantes os moradores do distrito de Bem Bom, em Casa Nova (BA), distante 131 quilômetros da sede, elegeram durante este domingo (25), nova diretoria para a Associação do Moradores. A Chapa Um, vencedora, liderada por Chico D’Água e Nir Cabral, obteve 291 votos. A Chapa 2 teve 134 votos; nulos 7 e brancos 3.

A composição da nova diretoria da Associação dos Moradores do Bem Bom tem como presidente Maurilo Guedes da Silva (Chico D’Água); vice-presidente Launy Cabral Lacerda (Nir Cabral); tesoureira Edvânia Ferreira do Nascimento e secretaria Lucélia Santos Damasceno.

Além da Diretoria foi eleito o Conselho Fiscal: Luis Maranhão Pinto da Silva, Jilmar do Nascimento Rosa e Antônio Carlos da Silva Souza; Suplentes administrativos: Marcos Vinicio Guedes da Costa, Rejimário Barreto do Rego e Jacinto Gomes Silva Neto e os Suplentes do Conselho Fiscal: Jaime de Souza Freire, Daniel Guedes da Costa e Antônio José de Lacerda Neto.

“Há um, compromisso desta diretoria de trabalhar a favor do desenvolvimento do distrito e é isso que vamos fazer para corresponder à confiança do povo”, disse Chico D’Água ao agradecer os votos.

Casa Nova: Prefeito prestigia posse do novo comandante da 25ª CIPM

Prefeito Wilker Torres, Secretario José Carlos e Comandante José Enon conversam durante solenidade. (Foto: ASCOM)

O prefeito Wilker Torres acompanhou, na manhã desta quarta-feira (21), a solenidade de troca de comando da 25ª CIPM –  Companhia Independente da Policia Militar do Estado da Bahia, responsável pelo policiamento dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova, onde é sediada.

Wilker Torres, que no último final de semana lembrou ao Deputado Afonso Florence que o tema segurança ultrapassa a preocupação com saúde e educação no município, afirmou “que a PM em Casa Nova tem feito muito mais que o possível, a prefeitura tem contribuído e houve uma redução de crimes violentos, mas há um sentimento de insegurança entre a população. Esperamos que o novo comandante, um oficial com larga experiência de acordo com seu currículo lido na solenidade, se empenhe para reduzir esse sentimento da população. “

O novo comandante é o Major PM José Enon Oliveira de Souza, que substitui o Major PM Hilton Teixeira dos Reis, que esteve à frente da 25ª CIPM por dez meses.

Casa Nova: comunidade do Riacho do Sobrado é contemplada com ambulância

(Foto: ASCOM)

A população do Riacho do Sobrado, zona rural de Casa Nova vão receber nesta terça-feira (20) uma nova ambulância. O equipamento vai melhorar o atendimento à comunidade e será entregue amanhã.

O equipamento foi adquirido através de uma emenda do deputado estadual Bebeto Galvão (PSB), através de reivindicações da gestão municipal e dos vereadores de Casa Nova.

Dia de São José é celebrado com missas na Diocese de Juazeiro

(Foto: Divulgação/Diocese)

As comemorações pelo Dia de São José, celebrado nessa segunda-feira (19) serão marcadas pela devoção de fiéis em Juazeiro.

As homenagens ao padroeiro começam às 19h30, com missas solenes na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto da Aliança e na Catedral, no Centro.

A comunidade da Ilha do Rodeadouro também vai celebrar a data com uma procissão, às 17h. Nas cidades de Casa Nova e Sento Sé também haverá celebrações, às 19h30, nas paróquias desses municípios.

Prefeito de Casa Nova garante que zona rural do município terá internet banda larga

(Foto: ASCOM)

O prefeito Wilker Torres assinou na tarde desta segunda-feira (12), em Brasília, Termo de Adesão ao Programa GESAC – Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, que, atendendo proposta do gestor irá estender à maioria das localidades do interior de Casa Nova internet de alta velocidade, conectando todo interior à rede mundial.

Wilker Torres comemorou a adesão: “Temos um município com mais de 9 mil quilômetros quadrados. A prefeitura tem dificuldades para estar presente, ouvir e atender a todos o tempo todo em toda extensão do município. A presença da internet facilita a comunicação, o entendimento e a interação entre o cidadão e a prefeitura. Para nosso governo, que realiza ouvindo as demandas da população, esta é uma conquista que vai contribuir para melhorar a vida das pessoas do interior”.

Estas são algumas das localidades atendidas, pelo termo de adesão: Assentamento Bela Vista, Assentamento Luiz Nunes, Assentamento Margarida Alves, Assentamento São Jose, Barracas, Barragem, Cacimba, Lagoa do Alegre, Lagoa Fechada, Leite, Ouricuri, Poço de Pedra, Recreio, Vila Nova, Vila Santa Rita, Antas, Prueza, Riacho do Sobrado, Mosquito, Luiz Viana, Tiririca, Palmeira, Açude de Pedra e Lagoa dos Negros.

Casa Nova: distrito do Bem Bom recebe mutirão de ultrassonografia

O próximo distrito a ser atendido é o do Ouricuri no próximo dia 24 de março. (Foto: ASCOM)

O distrito de Bem Bom recebeu a equipe da Secretaria de Saúde do município de Casa Nova que está levando a todos os distritos os serviços de ultrassonografia. A inovação, que tem agradado a população, foi procurada por homens e mulheres. Os pacientes seguiram até o Posto de Saúde Cesar Ribeiro dos Santos para realizar os procedimentos.

A responsável pela realização dos exames, laudos e conclusões foi a cirurgiã obstetra, ginecologista e especialista em ultrassonografia Maria do Socorro Soares de Carvalho Menezes, que fez uma breve dissertação sobre o que é e para que serve as diferentes ultrassonografias. A médica esclareceu ainda que por se tratar de um serviço oferecido pela prefeitura, “os pedidos deveriam ser feitos de forma criteriosa para que todos sejam atendidos e não falte a alguns por excesso de pedidos”.

“O compromisso do prefeito Wilker é com a melhoria de atendimento à saúde da população. E para ele não há diferença entre quem mora na cidade ou no interior”, disse Maria de Lourdes Silva Santos, Secretária de Saúde, acompanhando a equipe e o atendimento.

“O serviço de ultrassonografia na comunidade é mais um avanço que vamos manter. Vamos atender em todos os distritos. Ninguém precisa mais ir à cidade para fazer uma ultrassonografia”, afirmou a secretária.

“Mulheres são destaque no governo de Casa Nova”, disse prefeito Wilker Torres

(Foto: ASCOM)

“Não é apenas nesta semana que nossa gestão volta os olhos para as mulheres”, afirmou o prefeito Wilker Torres, participando do ato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na sede de Casa Nova.

“Desde o primeiro momento, decidimos por tratamento igualitário, tendo por base a capacidade profissional e a identidade com as soluções para os problemas de nosso município. Estão aí, se destacando, mulheres à frente de secretarias importantes, saúde, educação, social e dirigindo o SAAE. É nosso compromisso de respeito e empoderamento às mulheres sendo colocado em prática”, disse se referindo à Maria de Lourdes Silva Santos, Secretária de Saúde; Rosicler Oliveira Lustoza, Secretária de Educação; Maria da Silva Dias, Secretária de Ação Social e Dagmar Nogueira, Diretora do Serviço de Água e Esgoto.

Eventos de encerramento da Semana da Mulher

Com o tema “Projeto Mulher: Saúde e Empoderamento”, a Secretaria de Ação Social, CREAS, CRAS e Cadastro Único, reuniram centenas de usuárias dos serviços sócio assistenciais, secretários, funcionários e a população em dois eventos distintos: um na sede do município e outro em Santana do Sobrado.

LEIA MAIS

Casa Nova: comunidade do interior recebe serviços de saúde

(Foto: ASCOM/Casa Nova)

O final de semana foi de serviços no interior de Casa Nova. No sábado (10) os moradores de Santana do Sobrado receberam serviços de saúde, como a realização de exames de ultrassonografia de mama, abdominal e tireoide.

Nesse domingo (11) foi a vez do distrito de Bem Bom ser contemplado, com a entrega de laudo, realização de exames e conclusão de atendimentos. Atualmente a população de Casa Nova é de 73 mil habitantes, onde existe uma demanda acumulada na saúde municipal.

A iniciativa da Secretaria de Saúde busca zerar a demanda de exames, levando os serviços até os moradores dos distritos. A gestão do prefeito Wilker Torres espera atender todas as comunidades do interior.

Coordenadores de esporte de Casa Nova participam de audiência com representantes da SUDESB

(Foto: ASCOM)

Marismário Hipólito (Mazola) e Luiz Brito Ribeiro (Lulinha), coordenadores de esporte da prefeitura de Casa Nova (BA), estiveram em Salvador nesta quinta-feira (08), participando de uma audiência na superintendência dos desportos do estado da Bahia (SUDESB).

Mazola e Lulinha, foram recebidos pelo Coordenador Estadual de Esportes, Sinval Reis e Suzy, Coordenadora de Recreação e Lazer. Durante a reunião, os representantes de Casa Nova apresentaram aos dirigentes da SUDESB várias reivindicações, entre elas, a reforma estrutural do Estádio Anastazão.

Para Lulinha a reforma estrutural do Estádio Anastazão vai dar oportunidade de os atletas do município disputarem campeonatos regionais e estaduais.

“Além disso precisamos de cursos de formação e qualificação para árbitros, técnicos de futebol e de outras modalidades, e também apoio efetivo para a realização da 27ª Maratona Ciclística que será realizada, pois é parte do calendário esportivo do município”, reivindicou o coordenador.

Segundo Mazola, com a crise econômica que passa o país, a prefeitura enfrenta dificuldades para manter o calendário esportivo no município.

“O Prefeito já assume as despesas dos campeonatos distritais, mas há mais despesas e investimentos além da capacidade do município. Como a SUDESB já havia sinalizado apoio viemos aqui trazer as demandas do município”, disse o coordenador.

“Tudo depende de projetos” – explica Mazola – “Mas existem os recursos e contamos com a boa vontade da SUDESB. Acredito que haverá recursos disponíveis este ano para Casa Nova”.

Casa Nova: comunidade de Poço do Umbuzeiro ganha trator com implementos

(Foto: ASCOM)

A Associação de Moradores da Comunidade de Poço do Umbuzeiro, no interior de Casa Nova (BA), recebeu na manhã desta terça-feira (07), um trator agrícola com todos os implementos. Os equipamentos foram adquiridos através de uma emenda do deputado federal Elmar Nascimento e entregue ao Presidente da entidade, Camilo Rodrigues Nunes.

Para o presidente da Associação, o trator pode mudar a vida das pessoas da comunidade.

“Para arar a terra, abrir sulco, melhorar o plantio, demorava muito tempo porque não tinha um equipamento como este. Agora vai ser tudo mais fácil. Bom demais! Só temos a agradecer ao Deputado Elmar e ao prefeito que indicou nossa associação para receber este trator. O prefeito Wilker sabe quanto a gente precisava desse trator e como ele vai servir a todas as famílias da comunidade”, afirmou Camilo Rodrigues.

Quem acompanhou a entrega do trator na comunidade, foi o vereador Luiz Claudio Braga dos Santos (PSB), mais conhecido como Cacado, que conhece bem a localidade de Poço do Umbuzeiro.

“Foi um grande presente para essa comunidade. De parabéns o Prefeito Wilker, o Deputado Elmar e a ex-prefeita Dagmar, que também sugeriu que o trator fosse destinado a esta comunidade”, disse o vereador.