
Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a Série Ouro após sua estreia no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2026. A escola levou para a Marquês de Sapucaí o samba-enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar da expectativa em torno da apresentação, a agremiação não conseguiu convencer os jurados e encerrou a apuração com 264,6 pontos, a menor nota entre as escolas do Grupo Especial.


