APA Petrolina terá nove atletas nos principais pelotões da São Silvestre

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) vai forte para a disputa da 97ª Corrida de São Silvestre, que acontece em São Paulo, no dia 31 de dezembro. O clube do Sertão de Pernambuco tem a presença confirmada de nove atletas nos dois principais pelotões da prova, sendo cinco no pelotão de elite e quatro no pelotão B.

Essa será a maior delegação da história da APA na prova de rua mais tradicional do Brasil. No masculino, os destaques da equipe são Justino Pedro da Silva, Edson Amaro e José Márcio Leão. No feminino, as atenções vão estar voltadas para a corredora Anastácia Rocha Pereira.

Estamos com uma delegação muito forte neste ano. Temos dois atletas que estiveram entre os dez primeiros no ano passado, que foram o José Márcio Leão (5º colocado) e o Justino Pedro (7º colocado). Tem o Edson Amaro, um veterano na São Silvestre, que a gente também espera um bom desempenho”.

“Também vamos ter a Anastácia no feminino, que vai largar no pelotão B, e pretende fazer uma prova muito boa. Enfim, todos os nossos atletas estão bem preparados, tanto os que vão largar no pelotão A quanto os do pelotão B. A expectativa é que a gente possa conquistar algum pódio”, destacou o vice-presidente e técnico da APA, Marciano Barros.

Confira os atletas da APA confirmados na São Silvestre.

LEIA MAIS

Aluno da APA Petrolina recebe vídeo especial do atleta e ex-BBB Paulo André

O jovem Lucas Gabriel Barbosa da Silva é um dos mais de 120 alunos que são atendidos pelas Escolinhas Esportivas de Atletismo Inclusivo, um projeto social promovido pela Associação Petrolinense de Atletismo (APA). Diagnosticado com deficiência intelectual, o menino de 13 anos encontrou na prática do atletismo uma nova maneira de viver.

“Mudou muita coisa em minha vida depois que comecei a participar do projeto da APA. Agora estou conseguindo me concentrar e me dedicar mais nas atividades da escola. No atletismo também consigo me dedicar”, confessou o garoto.

Recentemente, Lucas Gabriel foi um dos personagens de matéria exibida no telejornal da TV Grande Rio, afiliada da Rede Globo em Petrolina-PE, que contou sobre as atividades que são desenvolvidas pelo projeto que atende pessoas com e sem deficiência. Durante a reportagem, o garoto revelou ter como inspiração o atleta olímpico e ex-BBB Paulo André, conhecido como PA.

Para surpresa de todos, a história do jovem chegou até Paulo André, que decidiu retribuir o carinho enviando uma mensagem de incentivo para o menino. “E aí Lucas Gabriel. Passando aqui para te mandar um abraço. Irmão, não desista do teu sonho. Continue treinando firme, que você vai conseguir alcançar seus objetivos. Tô torcendo por você daqui. É nós”, diz PA por meio de vídeo.

LEIA MAIS

Atletas de Petrolina tem final de semana repleto de conquistas no esporte

O fim de semana dos atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), foi mais um daqueles para ficar guardado na memória. Foram várias conquistas e feitos importantes dos esportistas, que a cada dia ultrapassam as fronteiras do sertão pernambucano e não se cansam de adquirir medalhas importantes.

Dos destaques, a referência em paratletismo, Samira Brito, garantiu medalha de ouro na prova dos 100 metros rasos e prata nos 200 metros, na categoria T36- Paralisia Cerebral, no Grand Prix de Marrakesh, no Marrocos. Na mala de viagem, a jovem de 32 anos, carregou além dos sonhos e expectativas, a bandeira de sua Terra Natal que tanto ama e exibe com orgulho.

Quem também brilhou e conquistou ais uma medalha de ouro para sua grande coleção, foi o atleta Justino Pedro, na Meia Maratona Internacional de Goiás. Já Núbia Oliveira, foi vice-campeã na prova dos 10 mil metros do Campeonato Brasileiro sub-23; Henrique Pereira foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro sub-23 de Decatlo e Elisabete dos Santos, a 3ª colocada na prova dos 3 mil metros com obstáculos. O atleta Rafael Silvestre garantiu o 1º lugar na prova de 10km da Corrida da Agrovale, em Juazeiro, enquanto Laércio Lima, conquistou o ouro nos 5km.

LEIA MAIS

APA Petrolina lançará projeto de Escolinhas de Atletismo na próxima segunda

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) realizará, na próxima segunda-feira (19), o lançamento oficial do projeto Escolinhas Esportivas de Atletismo Inclusivo. O evento será no auditório do campus Petrolina IFSertãoPE, a partir das 09h.

As escolinhas vão oferecer aulas gratuitas de atletismo para cerca de 140 crianças e adolescentes, entre 8 e 18 anos, e pessoas com deficiência. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina e será realizado em parceria com o Sesi Pernambuco e o campus Petrolina do IFSertãoPE, locais onde serão desenvolvidas as atividades

LEIA MAIS

Técnico da APA Petrolina é convocado para a Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico

O treinador da equipe da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Givanildo Marcos, foi convocado para a comissão técnica da Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico, que vai disputar o Grand Prix de Marrakech, no Marrocos, de 15 a 17 de setembro. A convocação foi anunciada nesta quinta-feira (04), pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Trabalhando na preparação de paratletas desde o ano de 2015, Givanildo é o primeiro treinador da APA a ser convocado para a Seleção Brasileira Paralímpica. Após receber a notícia, o técnico não conseguiu esconder a emoção.

Não sei nem o que dizer, estou sem palavras. É uma felicidade enorme, um sentimento de muita alegria. Essa nossa convocação é muito importante porque abre os caminhos para os treinadores da APA, de sabermos que não é impossível chegar na Seleção Brasileira”, destacou o técnico.

LEIA MAIS

Diretoria da APA Petrolina cumpre agenda em Brasília

A diretoria da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), representada pelo vice-presidente, Marciano Barros, e pelo diretor executivo, Natanael Barros, esteve nesta em Brasília para uma série de reuniões em órgãos responsáveis pelo desenvolvimento do esporte no país.

A agenda teve como objetivo a ampliação das ações institucionais do clube, na busca de melhores condições para a infraestrutura, formação e alto rendimento.

Entre os compromissos, a diretoria esteve reunida com representantes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), Secretaria Nacional do Paradesporto (SNPAR) e Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte (SENIFE).

Nos encontros foram debatidas pautas como a ascensão do clube de filiado primário para filiado pleno do CBC, apresentação dos projetos incentivados em execução pela APA e a oficialização da proposta de construção de uma pista de atletismo no sertão.

LEIA MAIS

APA: paratletas conquistam 16 medalhas no Campeonato Brasileiro de Jovens

Os paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) tiveram uma participação vitoriosa no Campeonato Brasileiro de Jovens (Sub17 e Sub-20), realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, nos dias 21 e 22 deste mês. Ao todo, foram 16 medalhas, sendo 12 de ouro e quatro de prata.

É a primeira competição que acontece nessa categoria de Sub17-Sub20, e nossos resultados foram muito satisfatórios. Temos uma base muito boa, com uma garotada de muita qualidade, e a tendência é estarmos ainda mais fortes nos próximos anos”, disse o presidente da APA, Domingos Rodrigues.

LEIA MAIS

Paratletas da APA Petrolina conquistam três medalhas no Mundial Escolar na França

As paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Alanny Sthefany e Evelyn Carolinne, fizeram bonito nas pistas francesas e conquistaram três medalhas na disputa da Gymnasiade 2022, evento mundial escolar, realizado na cidade de Normandia, França. Alanny ganhou o ouro no salto em distância e a prata na junção dos 100 e 400 metros rasos, prova na qual Evelyn ficou com o bronze.

Ainda em solo francês, as atletas revelaram a felicidade pelo bom desempenho e fizeram questão de dividir as conquistas com todos que torceram e apoiaram.

Agradecemos muito ao nosso clube APA Petrolina pelo apoio, aos nossos treinadores, familiares e escolas. Estamos extremamente felizes, pois é muito gratificante sabermos que somos medalhistas de um mundial“, destacou Evelyn.

LEIA MAIS

Atleta da APA Petrolina é convocado para disputa de campeonato na Espanha

O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Edson Amaro, foi convocado para defender a Seleção Brasileira de Atletismo na disputa do Campeonato Ibero-Americano, que acontece de 20 a 22 de maio, em La Nucia, província de Alicante, na Espanha. A convocação foi anunciada nesta terça-feira (10), pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Essa é a terceira vez que Edson é chamado para a seleção. O atleta, que é um dos principais nomes da APA Petrolina, vai  representar o Brasil na meia maratona. “Estou muito feliz. Vai ser uma honra estar novamente defendendo o Brasil, junto com outros atletas brasileiros”, destacou o corredor.

O Campeonato reúne países ibero-americanos, mais Andorra e africanos, onde a língua oficial é o espanhol ou o português. Mais de 500 atletas vão participar da competição.

LEIA MAIS

Com delegação histórica, APA Petrolina embarca para disputa do Brasileiro Paralímpico em São Paulo

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) embarcou, nesta quarta-feira (04), para a disputa do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, que acontece em São Paulo entre os dias 05 e 07 de maio.  Para a competição, o clube do Sertão pernambucano levou uma delegação com número recorde de integrantes. São 46 pessoas entre atletas, técnicos e staff.

“Essa é a maior delegação da história da APA Petrolina e isso nos credencia para chegarmos fortes na disputa entre os clubes do Brasileiro. Nos preparamos bem para a competição e embarcamos para São Paulo com força total”, destacou o diretor da APA e chefe da delegação, Natanael Barros.

Antes do embarque, toda a delegação foi recepcionada na sede da prefeitura de Petrolina, pelo prefeito Simão Durando e equipe. O gestor municipal desejou boa sorte aos atletas.

“Meu coração está em festa por saber que os nossos paratletas estão ganhando o mundo e levando o nome de Petrolina. Desejamos boa sorte para todos os nossos atletas e dizer que ficaremos aqui na torcida. Aproveitar para parabenizar também a APA por esse trabalho espetacular e contem sempre com a nossa equipe da prefeitura”, afirnou Simão.

A APA vai disputar as provas de lançamento de dardo, lançamento de disco, salto em distância e 100, 200,400, 800, 1.500 e 5.000 metros rasos.

A Associação Petrolinense de Atletismo tem o patrocínio oficial da empresa Elo, patrocínio master da Bayer Brasil e patrocínios da Prefeitura de Petrolina, Ara Agrícola, River Shopping, Tintas Iquine e Vale do Ave.

APA Petrolina anuncia a empresa Elo como patrocinadora oficial

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) anunciou a Elo, empresa brasileira de tecnologia de pagamentos, como sua patrocinadora oficial. O acordo com a nova parceira foi divulgado pelo diretor executivo do clube, Natanael Barros. O patrocínio será até o ano de 2024.

“É com imenso orgulho que anunciamos a Elo como patrocinadora da APA. Uma empresa genuinamente brasileira, de enorme expressão, que estará com a gente no trabalho de desenvolvimento do atletismo e paratletismo na região. Estamos muito felizes e só temos a agradecer a Elo por acreditar em nossa instituição”, destacou Natanael.

O novo patrocínio acontece por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, na qual organizações com base de lucro real podem destinar para projetos 1% do imposto devido e abater do Imposto de Renda (IR).  Com a parceria firmada, todas as ações e campanhas da APA já terão a Elo ocupando espaço de destaque. De acordo com a diretoria do clube, a nova linha de materiais esportivos com a marca da empresa será lançada nos próximos meses.

A APA Petrolina também conta com o patrocínio master da Bayer Brasil e patrocínios da Prefeitura de Petrolina, Ara Agrícola, River Shopping, Tintas Inquine e Vale do Ave.

Ascom APA Petrolina

Paratletas da APA Petrolina são convocadas para a disputa do Mundial Escolar

As paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Alanny Sthefany Santos e Evelyn Carolinne da Silva, foram convocadas para a equipe da Seleção Brasileira que vai disputar a Gymnasiade 2022, evento mundial para atletas em idade escolar. A competição será realizada de 14 a 22 de maio na cidade de Normandia, França.

Essa será a primeira vez que as atletas vão competir fora do Brasil. A dupla está bastante animada para viver a nova experiência.

“Estou extremamente feliz. Saber que consegui uma coisa incrível como essa que é poder sair do país por meio do esporte é muito gratificante. Agradeço a Deus, ao meu técnico Domingos Rodrigues pelo trabalho que tem feito comigo, agradecer a equipe APA Petrolina e aos meus apoiadores individuais. Sou grata a todos. E agora é rumo à França”, vibrou Evelyn.

LEIA MAIS

APA conquista 11 medalhas na 1ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) teve mais um final de semana de importantes conquistas. Na disputa da 1ª Fase Nacional de Atletismo do Circuito Paralímpico, realizado no sábado (12) e domingo (13), em São Paulo, a equipe ganhou 11 medalhas, sendo 6 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. Com o resultado, o clube ficou na 3ª colocação no quadro geral de medalhas.

“Mesmo vindo com poucos atletas tivemos bons resultados. Ficamos em 3º lugar no quadro de medalhas e ganhamos também o troféu de melhor equipe nas provas de meio fundo e fundo. Esses resultados mostram o grande potencial que temos no Sertão pernambucano e a qualidade dos atletas da APA”, destacou o técnico e presidente da associação, Domingos Rodrigues.

Agora a equipe volta as atenções para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que está previsto para o mês de maio. O objetivo é chegar forte na disputa.

LEIA MAIS

Em busca do índice para o Mundial, Justino Pedro e Edson Amaro se preparam para disputa da Maratona de Sevilha

A Zurich Maratona de Sevilha, na Espanha, será o primeiro grande desafio de 2022 para os atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Justino Pedro e Edson Amaro. Realizando uma preparação intensa, a dupla está focada para fazer uma boa prova no dia 20 de fevereiro e voltar para o Brasil com a conquista do índice para o Mundial.

“É uma maratona muito rápida, com um nível técnico muito alto, e nós vamos com tudo para essa prova. Estou muito confiante, até porque na Maratona do Rio de Janeiro, quando fui vice-campeão, não treinei o quanto estou trabalhando para essa maratona na Espanha”, revela Edson, que vai para sua quarta participação na prova.

Diferente do companheiro de equipe, Justino está próximo de viver sua primeira experiência de competir fora do Brasil. Dono de grandes resultados no ano passado, como o recorde e título da Maratona do Rio de Janeiro, primeiro lugar da Copa Brasil Cross Country, realizada em Cotia-SP, e sétimo colocado na São Silvestre, o maratonista espera manter a boa fase em 2022.

LEIA MAIS

Paratletas da APA são convocados para Camping Escolar Paralímpico 2022

O ano de 2022 já começou com ótimas notícias para a Associação Petrolinense de Atletismo (APA). Nesta quinta-feira (06), os paratletas Alanny Sthefany Santos, Evelyn Carolinne da Silva, José Vitor Barros e Luiz Henrique Pereira foram convocados para participarem do Camping Escolar Paralímpico 2022. O projeto será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 29 de janeiro a 5 de fevereiro.

Na modalidade do atletismo, os quatro atletas da APA foram os únicos selecionados do estado de Pernambuco. O treinador Adriano Cunha celebrou as convocações e destacou importância do projeto de trabalho de base executado pela equipe.

LEIA MAIS