Com delegação recorde, APA Petrolina disputa Meeting Paralímpico em Recife
A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) está em Recife para a disputa do Meeting Paralímpico, que acontece nesta terça-feira (07). Para a competição, a equipe levou a maior delegação de sua história, com 33 paratletas e 11 profissionais da comissão técnica. Essa será a primeira disputa com a equipe completa desde a paralisação do calendário esportivo devido à pandemia.
Confiante na preparação que foi realizada, o diretor executivo, Natanael Barros, acredita em um bom desempenho da equipe. “O grupo fez um trabalho muito focado, comprometido, para buscar bons resultados. As expectativas são as melhores. A gente espera voltar para Petrolina com a bagagem repleta de medalhas e recordes”, afirma Natanael.
APA Petrolina disputa Paralimpíadas Escolares com expectativa de medalhas

Paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) estão em São Paulo para a disputa das Paralimpíadas Escolares, competição que começou nesta terça (23) e segue até a próxima sexta-feira (26), no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. A delegação da APA conta com nove integrantes, sendo seis paratletas, um guia e dois treinadores.
Para representar bem o estado de Pernambuco e voltar para Petrolina com medalhas na bagagem, o técnico Adriano Cunha aposta na experiência de alguns paratletas e no bom trabalho de preparação da equipe.
“As expectativas são as melhores possíveis, haja vista que esse trabalho da base paralímpica vem sendo feito desde 2018. Nas Paralimpíadas de 2019 já tivemos um resultado instantâneo com a conquista de medalhas com Luiz Henrique, José Vitor e Evelyn. Agora, as competições estão retornando, nossos paratletas vêm competindo com marcas expressivas e estamos bem animados. Temos as estreantes Sthefany Alice, Rafaely Kailany e Alanny Sthefany que a gente ainda não tem ideia de como serão os desempenhos, mas a gente vislumbra que elas consigam medalhas. A base da APA está forte e nossa expectativa é que a gente conquiste medalhas em todas as provas”, destacou o treinador.
Atletas da APA estão prontos para a disputa da Maratona do Rio de Janeiro

Os atletas da APA Petrolina, Edson Amaro e Justino Pedro embarcam neste sábado (13) para a disputa da Maratona do Rio de Janeiro, que acontece na próxima segunda-feira (15). A dupla vai largar no pelotão de elite da prova que reúne os melhores atletas do país e do exterior.
Dono da 3ª colocação em 2015, Edson Amaro está confiante e acredita na conquista de mais um lugar no pódio. “A expectativa é uma das melhores até porque é uma prova que tem um clima parecido com o daqui da nossa região. Já tive a honra de ser 3º colocado e é uma prova que tenho muita confiança de fazer. Trabalhamos bem e a confiança está alta para a gente fazer uma boa prova e trazer um bom resultado para o Vale do São Francisco”, afirmou Edson.
APA Petrolina participa de maior evento de clubes do Brasil

Reafirmando o status de uma das equipes que mais cresce no Nordeste, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) é uma das instituições presente no VII Seminário Nacional de Formação Esportiva, realizado em Campinas (SP). O evento, que faz parte da 1ª Semana Nacional dos Clubes, teve início na quarta (27) e segue até esta sexta-feira (29) com a participação das principais agremiações de esportes olímpicos do Brasil.
Promovido pela Federação Nacional dos Clubes (FENACLUBES) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o encontro é o mais importante evento clubístico do país. O seminário tem o objetivo de debater a política de formação de atletas, planejando em conjunto com os gestores profissionais dos clubes formadores as ações a serem desenvolvidas em cada ciclo olímpico.
Simão Durando articula parceria entre Prefeitura, APA e empresários para fortalecer o atletismo em Petrolina

Na manhã desta quarta-feira (29) o vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando, esteve reunido em seu gabinete com o diretor executivo da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Natanael Barros. Na ocasião, eles discutiram ações que realizarão em parceria entre a prefeitura, a entidade e o empresariado local para beneficiar a chegada de novos atletas ao esporte na cidade.
Durante a reunião, Simão Durando ressaltou as reuniões que tem tido com alguns empresários locais apresentando o importante trabalho da APA e a necessidade de apoio para fornecimento de pares de tênis apropriados para a prática do Atletismo a crianças e jovens advindos, principalmente, da periferia do município que procuram a associação para se tornarem atletas. A APA enviará o levantamento de quantos jovens e crianças estão precisando dos calçados para a prática esportiva e apresentará junto ao portfólio da instituição.
Associação Petrolinense de Atletismo convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária

A diretoria da Associação Petrolinense de Atletismo(APA) convoca todos os seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária de prestação de contas, marcada para o dia 12 de Outubro, às 9h, na Unidade do SESI-Petrolina.
Os associados terão a oportunidade de apreciar, debater e deliberar sobre as finanças da instituição, além de analisar o parecer técnico elaborado pelo conselho fiscal. A convocação dessa Assembleia e a publicação dos balancetes financeiros, documentos fiscais, relatório de gestão e diversos documentos no site e nas redes sociais da APA reafirmam o compromisso da atual gestão em agir com transparência e responsabilidade com as finanças e o patrimônio do clube.
APA Petrolina conquista prata e bronze em etapa do Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) conquistou uma medalha de prata e outra de bronze na disputa da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo, realizado neste último final de semana na cidade de Bragança Paulista -SP. Os pódios foram alcançados pelos estreantes Raimunda Jesus Lima e Joelson Mesquita.
Na prova dos 10 mil metros, a baiana Raimunda Jesus Lima, conhecida como Pietra, ficou com a medalha de prata com o tempo de 44min09. “Corri dando o melhor de mim, como sempre faço. Estou muito feliz com meus resultados”, comemorou a atleta que também ficou em 4º na prova dos 5 mil metros.
APA conquista 45 medalhas em etapa do Campeonato Pernambucano de Atletismo

O final de semana foi movimentado e de muitas conquistas para Associação Petrolinense de Atletismo (APA). Na disputa do Campeonato Pernambucano, em Recife-PE, nas categorias sub-16 e adulta, a equipe mais uma vez mostrou a sua força e conquistou 45 medalhas no total, sendo 11 de ouro, 18 de prata e 16 de bronze.
Um dos destaques foi o atleta Victor Daniel, que no sub-16 foi escolhido o melhor índice técnico da competição assumindo a liderança do Ranking Nacional da prova de 300 metros com barreiras. Já na categoria principal, destaque para o experiente Justino Pedro que conquistou o ouro nos 10.000 metros e a prata nos 5.000 metros.
Prefeitura de Petrolina renova convênio com a Associação Petrolinense de Atletismo
A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está trabalhando de forma intensa para o fomento à prática esportiva no município.
Com planejamento estratégico e metas estabelecidas, a gestão municipal tem como propósito a valorização e o apoio a projetos esportivos na cidade, como é o caso da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), que teve convênio renovado pela Prefeitura este ano.
O incentivo financeiro concedido desde 2017 auxilia a equipe esportiva nas despesas em competições, como também na filiação dos atletas junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e outras atividades administrativas.
APA celebra renovação de convênio com a Prefeitura de Petrolina

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) comemorou a renovação do convênio com a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. O convênio viabiliza um importante apoio financeiro no trabalho de formação esportiva de crianças, jovens e adultos, participação em competições oficiais e não oficiais, custeio da afiliação junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e outras atividades.
Fundada em 2003, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) atualmente conta com 150 integrantes, dos quais 45 são paratletas. O grande trabalho realizado ao longo desses anos tornou a equipe uma das referências do país na formação e inclusão social de atletas e paratletas, rendendo honrarias e diversas conquistas nacionais e internacionais.
Presidente da APA Petrolina faz avaliação positiva do 1º semestre da equipe

O presidente da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Domingues Rodrigues, avaliou de forma positiva o 1º semestre de 2021 da equipe. Vários pódios, convocação para as paralimpíadas e oficialização do patrocínio master foram algumas das conquistas que comprovam bem a análise do dirigente.
“Alcançamos resultados bons, nos quais podemos citar a Copa Pernambuco de Marcha, onde nossos marchadores conquistaram o título de campeão e 3º lugar. Tivemos o Campeonato Brasileiro Sub-20, em São Paulo, onde alcançamos resultados expressivos como o da Núbia que foi campeã brasileira nos 3 mil e 5 mil metros. Houve o Troféu Brasil, competição que pela primeira vez a gente contou com passagens e hospedagens pela Confederação Brasileira de Clubes (CBC). Foi importante nossa participação, pois pelo terceiro ano consecutivo a gente contou com atletas representando nossa região na maior competição de atletismo da América Latina e isso nos dá uma visibilidade. E tivemos também a convocação da Samira Brito para disputar os Jogos Paralímpicos em Tóquio, uma conquista celebrada por todos nós”, relatou Domingos.
Paratleta da APA Petrolina, Samira Brito, é convocada para os Jogos Paralímpicos de Tóquio

A paratleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Samira Brito foi convocada para a Seleção Brasileira que vai disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, de 24 de agosto a 05 de setembro. O anúncio oficial da convocação foi realizado nesta terça-feira (06), pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Aos 31 anos, Samira é a 2ª colocada no ranking mundial dos 100 e 200 metros na categoria T36-Paralisia Cerebral. A convocação para representar o Brasil veio para coroar os excelentes resultados conquistados pela paratleta e sua equipe.
“Estou muito feliz. Agradeço a APA, meu treinador, e vou buscar a minha medalha”, afirmou Samira ao saber da convocação.
Com apenas cinco anos na categoria, a petrolinense já tem no currículo o título de Campeã Brasileira, Campeã Norte-Nordeste e foi eleita a melhor atleta do Regional no ano de 2020.
APA Petrolina aposta em parcerias para crescimento da equipe
A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) se tornou referência no atletismo e paratletismo após atender mais de mil atletas e receber destaque em competições importantes no circuito nacional e internacional. Para manter a qualidade da equipe e o constante crescimento, a instituição conta atualmente com patrocínios, parcerias e termos de cooperação técnica.
A Bayer do Brasil é a patrocinadora oficial da APA e encontrou na relação a oportunidade de trabalhar a missão da empresa. “Na hora que a gente foi acessado já por representantes da APA e por um agricultor, a gente enxergou uma oportunidade muito interessante para a empresa, porque uma das nossas missões é produzir alimentos saudáveis para toda população“, disse o Líder da unidade de Petrolina da Bayer Brasil, Edson Kemper.
Atleta da APA conquista medalha de prata no Brasileiro Sub-20 de Declato

(Foto: Ascom)
Mais um atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) fez bonito nas competições. Henrique Pereira conquistou a medalha de prata no Declato e foi 4º lugar no lançamento de dardo, no Campeonato Brasileiro Sub-20. O torneio foi realizado em Bragança Paulista (SP) no final de semana.
“O desempenho dele foi bom, mas podia ser ainda melhor, porque ele vem de três competições seguidas, três finais de semana competindo, então ele estava muito cansado para essa competição”, avalia o treinador Dejaci Pereira. E Henrique não deverá ter folga prolongada.
Em dezembro ele participa do Troféu Brasil, entre os dias 1° e 13 de dezembro, novamente em São Paulo. Semana passada os atletas da APA fizeram bonito no Norte/Nordeste de Atletismo e ajudaram Pernambuco a terminar a competição no 1º lugar geral.









