Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros têm programado um ato na cidade do Recife para esta sexta-feira (22/09), que marca o fim do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde para que os estados e municípios efetuem o pagamento retroativo do piso salarial a essas categorias.
O montante foi enviado pelo Governo Federal em 21 de agosto. A concentração para essa manifestação ocorrerá em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir das 8h, seguida de uma marcha em direção ao Palácio do Campo das Princesas.
O presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, destacou que a governadora Raquel Lyra ainda não se manifestou em relação aos repasses destinados ao Estado, conforme o prazo estabelecido pela Portaria 1135/2023 do Ministério da Saúde, que determinou um período de 30 dias para a efetivação dos pagamentos.
Ele ressaltou que, caso os valores não sejam repassados aos trabalhadores, os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem vinculados à Secretaria Estadual de Saúde suspenderão suas atividades laborais.
Segundo informações do Fundo Nacional da Saúde, esse repasse refere-se aos meses de maio, junho, julho e agosto e tem como prioridade os Estados e Municípios que ainda não cumprem o pagamento do piso salarial às categorias contempladas.