Depois da conquista do piso nacional, os Agentes de Combate a Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina se viram mais perto de uma outra vitória: o Plano de Cargo, Carreiras e Remuneração. O projeto está sendo debatido na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (12).
Em entrevista ao Blog Waldiney Passos, o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Endemias de Petrolina (AACEP), Marcelo Sandes destacou a importância do PL, que será um marco aos trabalhadores da saúde.
“Esse projeto vem sendo elaborado pelo vereador Manoel da Acasop, encabeçando o projeto, desde 2016. É uma luta imensa da categoria, mais uma luta que a gente trava para a categoria e essa é em Petrolina. O projeto é de suma importância, que garante o Plano de Cargos e Carreiras, trazendo garantias ao servidor, reconhecimento em cima de valores”, afirma.
Segundo Marcelo, o plano de Cargos é um reconhecimento a classe que trabalha diariamente com a saúde pública. Com a aprovação, a expectativa é de melhorias na remuneração e qualidade de vida dos profissionais. Contudo, por conta de um artigo na lei, alguns agentes vão ter que esperar para usufruir dessa vitória.
“A gente tem 145 de endemias. Têm os agentes que ainda não completaram três anos, então a gente fica em média de 45 agentes que não vão receber por conta da idade e do tempo de serviço”, disse ao Blog.