PIX promove inclusão financeira de 71 milhões de brasileiros

Um estudo publicado pelo Banco Central (BC) revelou que o PIX, implantado em todo o país em 2020, tornou-se uma ferramenta essencial para a inclusão financeira dos brasileiros. Desde seu lançamento, 71 milhões de brasileiros passaram a realizar transações financeiras por meio do PIX, segundo dados coletados até dezembro de 2022.

Conforme o levantamento do BC, a região Nordeste é a segunda do país onde a utilização do PIX é mais frequente, atrás apenas da região Norte: os nordestinos realizaram uma média de 19 transações por pessoa entre novembro de 2020 e dezembro de 2022.

A popularização do PIX é notável também nas instituições financeiras cooperativas. O Sicredi, registrou quase 1 milhão de operações via PIX na região Nordeste entre janeiro e julho deste ano.

No total, foram 494.959 operações de saída e 495.890 operações de entrada de valores, considerando transferências entre contas Sicredi na região Nordeste. As transações representam um montante de mais de R$ 1,3 bilhão movimentados entre contas da cooperativa na região nos primeiros sete meses de 2023.

Conforme o estudo do Banco Central, o número de operações por PIX é ainda maior em cidades que não possuem agências bancárias físicas. No Nordeste, 60% dos municípios não possuem agências físicas.

Deixe um comentário