
(Foto: Ilustração)
Pesquisa divulgada nesta terça (7), pelo o Catho, comprovou que as mulheres ganham menos do que os homens em todos os cargos. A pesquisa salarial avaliou 8 funções, de estagiários a gerentes.
Para cargos operacionais, a diferença entre os salários chega a 58%, e para especialista graduado é de 51,4%. Completam o ranking: especialista técnico (47,3%), coordenação, gerência e diretoria (46,7%), supervisor e encarregado (28,1%), analista (20,4%), trainee e estagiário (16,4%) e assistente e auxiliar (9%). A maior diferença é no cargo de consultor, no qual os homens ganham 62,5% a mais do que as mulheres.
A herança cultural machista e a entrada tardia das mulheres no mercado de trabalho, que passaram a buscar condições igualitárias a partir das décadas de 1960 e 1970, estão entre os fatores que contribuíram para a desigualdade salarial é o que afirma a Katia Garcia, gerente de atendimento ao candidato da Catho.
“A igualdade salarial entre homens e mulheres ainda deve levar um tempo para acontecer. Temos vistos melhorias e crescimento da ocupação da mulher no mercado de um modo geral, mas ainda vai levar um tempo para que as condições fiquem efetivamente iguais”, afirma Katia Garcia.
Segundo ela, a mulher ainda perde espaço porque algumas empresas acreditam que ela terá menos disponibilidade para o trabalho por causa da família e da casa.
Com informações do G1