
Animais e seres humanos continuam sob lama desde sexta-feira (Foto: Rodney Costa/Getty Images)
Presente na audiência sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) nessa terça-feira (29), o prefeito Miguel Coelho comentou a situação de Brumadinho (MG) e se disse preocupado com uma possível chegada dos rejeitos ao rio São Francisco, mas afirmou que a situação vem sendo monitorada.
“A gente está preocupado sim, mas tanto a Defesa Civil Municipal quanto a do Estado têm monitorado [a situação]. A gente tem mantido contato com a Defesa Civil da Bahia também, porque se chega aqui, chega na Bahia antes, para que a gente possa tomar todas as medidas”, informou.
LEIA TAMBÉM:
Plano Municipal de Saneamento é debatido por entidades de Petrolina na manhã de hoje
Segundo o prefeito, as informações federais e estaduais indicam que a possibilidade dos rejeitos atingiram o Velho Chico é pequena. “[As ações são para] que esse sedimento possa ficar contido já na barragem de Baixo Retiro, a primeira antes de chegar em Três Marias e caso chegue em Três Marias eles já estão preparados em fechar a barragem, exatamente para evitar que contamine o São Francisco”, destacou à imprensa local.
Luto
Na visão do prefeito, o momento não é de se precipitar e sim se tomar providências para que novas tragédias como essa não aconteçam. Ele também lamentou as mortes e se mostrou sensível com o acontecimento de semana passada.
“É uma tragédia sem precedentes, a gente ainda estava se recuperando da tragédia de Mariana em menos de três anos mais outra tragédia em Brumadinho. Nossos sentimentos das famílias, tanto das vítimas quanto dos desaparecidos”, concluiu.