LULA NA COP27: petista fala do combate às mudanças climáticas e critica Bolsonaro

Segundo o jornal Metrópoles, nesta quarta-feira (16), em discurso na COP27, o presidente eleito Lula (PT) confirmou que o mundo tem pressa de ver o Brasil participar das decisões sobre o planeta.

“O Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável e um mundo mais justo. O Brasil está de volta para reatar laços com o mundo, para cooperar com países mais pobres, estreitar relações com nossos irmãos latino-americanos e caribenhos”, completou.

O petista também falou sobre estar aberto à cooperação internacional para preservar os biomas brasileiros.  “O combate à mudança climática terá o mais alto perfil na estrutura do meu próximo governo. Vamos priorizar a luta contra o desmatamento em todos os nossos biomas”, disse.

“Vamos punir com todo rigor o responsável por qualquer atividade ilegal, seja garimpo, extração de madeira… Esses crimes afetam, sobretudo, os povos indígenas”, acrescentou.

Lula também não deixou de soltar críticas contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto não disse seu nome.

Depois de ter dito os dados sobre o desmatamento, disse que “essa devastação ficará no passado”. “Os crimes ambientes, que cresceram de forma assustadora na gestão que está chegando ao seu fim, serão agora combatidos sem trégua”, afirmou.

Viagem à COP27

O petista chegou a El-Sheikh nesta terça-feira (15) pela madrugada. O presidente eleito chegou à cidade-sede da COP27 em um jatinho do empresário José Seripieri Junior. Lula foi convidado pelo presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, para o evento sobre o clima.

Na terça, o petista encontrou bilaterais da China e dos Estados Unidos. Já nesta quarta-feira (16), Lula disse que vai pedir para o secretário-geral da ONU, António Guterres, para que a COP30 seja feita no Brasil. “O Brasil está de volta ao mundo, saindo do casulo a que foi submetido nos últimos quatro anos. […] Era um governo que não fazia qualquer esforço para conversar com o mundo”, disse Lula.

JC Online

Deixe um comentário