Análise de água realizada pelo SAAE na região de Itamotinga ainda contraindica consumo humano

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comunica que, desde o incidente de mortalidade de peixes na área de Itamotinga no último domingo (5), tem coletado amostras da água e conduzido análises. Com base nas condições físico-químicas, a avaliação mais recente divulgada nesta quarta-feira (8) indica que a água ainda não está própria para consumo humano, mantendo-se a recomendação de evitar o uso.

O SAAE, em colaboração com a Defesa Civil, está em operação contínua para fornecer água às comunidades de Itamotinga, Maniçoba, Juremal e Carnaíba por meio de carros-pipa. A Prefeitura de Juazeiro está empenhada em uma ação conjunta para minimizar os impactos na população.

Importante ressaltar que as análises do SAAE abrangem apenas as condições de uso da água e o abastecimento das áreas mencionadas, sendo que o monitoramento da qualidade da água é realizado diariamente em colaboração com outros órgãos.

Além disso, amostras da água foram encaminhadas a laboratórios especializados de outros órgãos para análises mais detalhadas. Esses estudos visam identificar a causa da mortandade de peixes e determinar responsabilidades, permitindo a adoção das medidas apropriadas.

Deixe um comentário