O ministro Cristiano Zanin foi eleito, nesta quarta-feira (26), pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar uma das vagas de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A vaga foi aberta em decorrência da posse do ministro André Mendonça como integrante efetivo da Corte Eleitoral, que ocorreu ontem.
Durante a sessão do Supremo, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou a importância da presença de Zanin, especialmente a poucos meses das Eleições 2024. “Toda ajuda é bem-vinda e a de Vossa Excelência, tão qualificada e comprometida, é uma benção para o Tribunal”, afirmou.
Cristiano Zanin agradeceu a confiança depositada nele e expressou a honra de integrar o TSE, um tribunal crucial para a democracia do Brasil. Ele se junta aos ministros substitutos Dias Toffoli e Gilmar Mendes no TSE.
Atualmente, o TSE é composto, nas vagas destinadas ao STF, pela ministra Cármen Lúcia (presidente) e pelos ministros Nunes Marques (vice-presidente) e André Mendonça, como ministros efetivos. Zanin ocupará uma das vagas de substituto.
De acordo com a Constituição Federal, cada integrante efetivo do TSE é eleito para um biênio, com a possibilidade de reeleição, mas é proibida a recondução após dois biênios consecutivos.