Luis Fernando Verissimo é internado em estado grave em UTI de Porto Alegre

O escritor Luis Fernando Verissimo foi internado neste domingo (17), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O cronista tem princípio de pneumonia, segundo informação publicada pela Folha de São Paulo, que aponta que o estado é grave.

A saúde de Luis Fernando Verissimo – O escritor apresentou outros problemas de saúde nos últimos anos. Em janeiro de 2021, Verissimo sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Na ocasião, estava em sua casa, em Porto Alegre, e escrevia uma crônica a respeito dos Estados Unidos para o jornal O Globo. Optou por terminá-la no dia seguinte, mas passou mal durante a madrugada e foi levado a um hospital, onde se constatou o problema de saúde. Àquela época, o autor vinha em recuperação de uma cirurgia na mandíbula em novembro de 2020, poucos meses antes.

O AVC afetou uma parte cognitiva de seu cérebro, dificultando a ordenação de seus pensamentos, ainda que compreendesse o que se passava ao redor. Desde então, passou por uma recuperação lenta e gradual e também por alguns fatos inusitados – como a sua maior facilidade para se comunicar em inglês, língua que se tornou fluente por conta da infância nos EUA.

Luís Fernando Verissimo – Filho do escritor Érico Verissimo, seguiu os passos do pai na literatura e se tornou conhecido por seus textos em formato de crônicas, contos e poemas. Na década de 1980, além de seu personagem mais famoso, O Analista de Bagé, publicou também Sexo na Cabeça, A Mesa Voadora, O Jardim do Diabo e Orgias; nos anos 1990, O Santinho, A Eterna Privação do Zagueiro Absoluto, Gula – O Clube dos Anjos e Histórias Brasileiras de Verão; na década de 2000, A Décima Segunda Noite, Banquete Com Os Deuses, Comédias Para Se Ler Na Escola e Os Espiões; e também obras mais recentes como Diálogos Impossíveis e Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos.

Estadão Conteúdo

Estátua de Jesus maior que o Cristo Redentor será inaugurada neste domingo

Encantado, cidade de pouco mais de 22 mil habitantes localizada a cerca de 145 km de Porto Alegre, vive uma nova fase desde que recebeu, em junho de 2021, a estátua do Cristo Protetor, considerada a maior do Brasil. A escultura tem 43,5 metros de altura, somando a base, e supera, em dimensão, o tradicional Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A inauguração oficial do Complexo do Cristo Protetor será neste domingo, 6. A cerimônia, marcada para as 10h, deve reunir cerca de duas mil pessoas, entre doadores, associados, políticos e autoridades religiosas, segundo a estimativa da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), entidade responsável pelo espaço.

O complexo conta com diversos atrativos: uma capela de vidro em homenagem a Santo Scalabrini — o “Pai dos Migrantes” —, a Fonte dos Apóstolos, com 12 jatos d’água simbolizando os discípulos de Jesus, e o Caminho dos Salmos, com trechos bíblicos em placas ao longo da trilha. Outro destaque é a Fonte da Vida, com quedas d’água localizadas no pedestal da estátua, representando a ressurreição de Cristo.

Também há espaços contemplativos como o Monte das Oliveiras e a Placa dos Doadores, dedicada aos que colaboraram financeiramente para viabilizar o monumento. O projeto ainda inclui praça de alimentação, banheiros (35 femininos, 36 masculinos, 4 PNE e 2 familiares), bilheterias e oito lojas.

A construção do Cristo Protetor teve início em 2019 e foi financiada com recursos da iniciativa privada. A obra foi finalizada em abril de 2022 e, desde então, o local já atraiu mais de 300 mil turistas vindos de cerca de 60 países. O projeto arquitetônico é assinado por Daniela de Conto, Gislaine Castoldi, Thais Castellani e pela engenheira Laís Ferreira..

A Tarde