Lula não vai à posse de Maduro, mas também não foi convidado para a cerimônia até o momento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe de política externa encerraram 2024 avaliando os desafios que se desenham para 2025, especialmente em relação à Venezuela.

Nicolás Maduro será empossado no próximo dia 10 após uma eleição marcada por controvérsias e suspeitas de fraude, mas o Brasil ainda não recebeu convite formal para a cerimônia.

Caso haja participação, a embaixadora brasileira em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira, deverá representar o país. Contudo, diplomatas brasileiros avaliam que a ausência de um convite reflete um reposicionamento estratégico da Venezuela, que tem demonstrado um distanciamento do Brasil.

LEIA MAIS

Situação emergencial faz prefeito de Curaçá declarar expediente interno até o dia 12

O prefeito de Curaçá, Murilo Bomfim (PT), decretou a criação de uma Comissão Especial de Verificação Situacional da estrutura funcional, física, financeira e dos serviços públicos do município, visando realizar um diagnóstico abrangente da atual situação da administração pública da cidade.

Em mais um decreto, foi informado que a Prefeitura funcionará em expediente interno até o dia 12 de janeiro de 2024, para garantir o levantamento de informações. Apenas setores essenciais de atendimento ao público continuarão com suas atividades normalmente.

LEIA MAIS

Simão faz primeira reunião com a base governista, apresenta novos projetos e reforma administrativa

Empossado recentemente, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, fez sua primeira reunião com o grupo de vereadores da base do Governo na manhã desta sexta (03). No encontro, Simão apresentou seus primeiros projetos do novo mandato, além da reforma administrativa, que busca tornar a prefeitura mais eficiente.

Participaram da reunião 19 vereadores, além de secretários da articulação política e legislativa. Simão pediu a sensibilidade dos vereadores para colocar em votação alguns projetos já na próxima terça-feira, incluindo a reforma administrativa.

LEIA MAIS

Vereador Suplente Rogério Passos é empossado na Câmara de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina deu posse na manhã desta sexta-feira (03) ao primeiro suplente de vereador pelo partido União Brasil, Rogério Passos, que assume a vaga do vereador licenciado Edilsão do Trânsito.

A solenidade foi realizada no Gabinete da Presidência e conduzida pelo presidente Osório Siqueira (Republicanos). A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e vereadores da Casa.

LEIA MAIS

Anúncio de Gusttavo Lima como candidato à presidência gera reações e polêmica no campo da direita

A possibilidade do cantor Gusttavo Lima concorrer à presidência da República em 2026 surpreendeu aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que consideraram o anúncio como uma “traição”. A informação foi divulgada pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo .

Conforme fontes próximas ao ex-presidente, Gusttavo Lima havia recentemente assegurado a Bolsonaro que disputaria uma vaga no Senado por Goiás em 2026. O cantor, inclusive, estava em negociações com partidos como PL, Progressistas e União Brasil para definir sua filiação.

O anúncio da possível candidatura presidencial, no entanto, foi interpretado como um movimento que inviabilizaria sua filiação ao PL. Bolsonaro, mesmo inelegível devido a uma declaração no Tribunal Superior Eleitoral, mantém-se como uma figura central e potencial candidato ao partido ao cargo.

LEIA MAIS

Gusttavo Lima anuncia intenção de candidatura à presidência em 2026

O cantor sertanejo Gusttavo Lima revelou, em entrevista exclusiva ao portal Metrópoles, sua intenção de se candidatar à Presidência da República nas eleições de 2026.

Apesar de ainda não estar filiado a um partido político, o artista declarou que colocará seu nome à disposição do eleitorado com o objetivo de apresentar alternativas para o país.

O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem”, afirmou Gusttavo, destacando sua origem humilde e trajetória pessoal.

LEIA MAIS

Ziel Almeida é escolhido líder do Governo na Câmara de Vereadores de Juazeiro

Após cerimônia de posse do prefeito Andrei Gonçalves, do vice Tiano Félix, e dos vereadores eleitos em Juazeiro, realizada no primeiro dia de 2025, o vereador Ziel Almeida foi escolhido como o novo líder do Governo na Casa Aprígio Duarte.

Ziel, que é o único vereador eleito pelo mesmo partido de Andrei, o MDB, recebeu a confiança do prefeito para representar a administração municipal na casa legislativa.

LEIA MAIS

Simão Durando recebe presidente e integrantes da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira (2), o prefeito Simão Durando esteve reunido com os vereadores eleitos para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina para o biênio 2025/2026.

A reunião teve como objetivo reforçar o compromisso de diálogo entre os poderes executivo e legislativo, e já discutir também projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade.

A conversa foi marcada por um espírito de parceria e respeito. Todos os vereadores tiveram um momento de fala e reforçaram o compromisso de atuar em harmonia com o poder executivo nos próximos anos.

LEIA MAIS

João Campos assume novo mandato em Recife e fala do foco em educação e infraestrutura

João Campos (PSB), reeleito prefeito do Recife com 78% dos votos, tomou posse nesta quarta-feira (1º) em cerimônia na Câmara Municipal.

O prefeito inicia o segundo mandato com a promessa de dar continuidade aos projetos e obras iniciados em 2021, quando assumiu a prefeitura após renunciar ao cargo de deputado federal.

Com um orçamento de R$ 9 bilhões para 2025, João Campos destacou a confiança depositada pelos eleitores e reafirmou o compromisso de retribuí-la com trabalho.

LEIA MAIS

George Duarte toma posse para segundo mandato em Santa Maria da Boa Vista

George Duarte foi empossado ontem (1º) como prefeito reeleito de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, ao lado do vice-prefeito Anselmo Gomes.

A cerimônia também oficializou a posse dos vereadores, que elegeram Anderson Harlem como presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Durante seu discurso, George destacou os desafios enfrentados em seu primeiro mandato, como a escassez de recursos e as dívidas municipais, mas afirmou que a gestão conseguiu superar essas dificuldades. Ele reforçou o compromisso de realizar mais avanços na nova gestão. “Com trabalho duro e força de vontade, reconstruímos essa cidade e devolvemos ao nosso povo o orgulho de ser boavistano. A partir de agora, iremos focar no segundo mandato com a certeza de que faremos ainda mais por Santa Maria”, declarou.

Reeleito com 18.163 votos, George Duarte venceu com uma diferença de 10.922 votos sobre o segundo colocado, Humberto Mendes. Aos 55 anos, o prefeito, que é bancário e pai de três filhos, inicia seu novo ciclo administrativo com a promessa de continuar o trabalho em prol do desenvolvimento do município.

Simão Durando é empossado prefeito em cerimônia na periferia de Petrolina

Em um momento histórico e de grande emoção, o prefeito reeleito Simão Durando e seu vice, Ricardo Coelho, foram empossados na noite desta quarta-feira, 1 de janeiro. Pela primeira vez na história da cidade, a cerimônia de posse foi realizada em pleno coração da periferia.

O evento aconteceu na comunidade do João de Deus, na zona norte, um gesto simbólico com as áreas mais populares da cidade. Na solenidade tomaram posse também todos os vereadores eleitos.

Ao tomar posse, Simão fez questão de ressaltar o sucesso dos oito últimos anos através do trabalho iniciado com ex-prefeito Miguel Coelho, que trouxe um novo tempo para Petrolina. Ele destacou as grandes ações e obras em infraestrutura, educação, saúde, social e mobilidade que transformaram a cidade sertaneja, conquistando destaques nacionais.

LEIA MAIS

Com 19 votos favoráveis Mitu do Sindicato é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA)

Na noite desta quarta-feira (01) poucos minutos depois de empossado para seu segundo mandato o vereador Mitu do Sindicato foi eleito para presidência da Casa Aprígio Duarte.

E por pouco não conseguiu a totalidade da Câmara. Dos 21 vereadores presentes 19 votaram e conduziram Mitu à presidência da Casa Legislativa de Juazeiro.

Com esta aprovação a composição da nova Mesa Diretora da Câmara ficou assim: Mitu do Sindicato como presidente, Aníbal Araújo como vice-presidente, Ana Laura na função de primeira secretária e Vânia Santos como segunda secretária.

Em um ofício encaminhado ao novo presidente do legislativo, o prefeito Andrei Gonçalves, apontou o vereador Ziel Almeida como líder do governo na Câmara Municipal.

Ziel Almeida, que figurava como vice-presidente nas tratativas anteriores, num acordo, cedeu a vaga de vice na mesa diretora da Câmara de Vereadores para Aníbal Araújo e passa a assumir a liderança do governo no legislativo.

Fonte: RedeGN

Retrospectiva 2024: Bolsonaro admite ter discutido estado de sítio com chefes da FA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu ter discutido com comandantes das Forças Armadas hipóteses de intervenções federais “dentro das quatro linhas” da constituição.

Se você ler o inquérito, em nenhum momento [Freire Gomes, comandante do Exército] fala em golpe. Quem fala em golpe é a Polícia Federal. O que o comandante do Exército disse é o seguinte, foram conversar hipóteses sobre sítio, defesa e GLO”, afirmou Bolsonaro em entrevista à Rádio Gaúcha, na sexta-feira (6).

LEIA MAIS

Retrospectiva 2024: Manoel da Acosap é o vereador mais votado e Wanderley Alves mostra que tem trabalho

Com 100% das urnas apuradas, as 23 cadeiras para o cargo de vereador em Petrolina (PE) já tem seus donos definidos. Ao todo, foram contabilizados 182.214 votos válidos nestas eleições no município. Foram nove vereadores eleitos e 14 reeleitos na cidade, representando assim uma renovação de quase 40% na Casa Plínio Amorim.

Manoel da Acosap foi o vereador mais bem votado nas eleições municipais de 2024 em Petrolina (PE). Com 5.380 votos, o vereador conseguiu garantir sua reeleição com uma votação expressiva, sendo o mais votado da cidade pela segunda vez consecutiva. Em 2020, Manoel alcançou a primeira colocação com 3.755 votos, ou seja, o parlamentar conseguiu ser reeleito com 1.625 votos a mais do que na eleição passada.

Já Wanderley Alves do blog Petrolina em Destaque alcançou 4.634 votos, mostrando que também tem serviço prestado dentro da cidade. Ele foi o segundo mais bem votado. O terceiro vereador que mais teve votos foi Gilberto Melo, com 4.539 votos.

Dino autoriza o pagamento de R$ 370 milhões em emendas da saúde

Após informações prestadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) nesta terça-feira (31), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu em partes os pedidos do órgão e autorizou o empenho das emendas de comissão (RP8) destinadas à saúde. A AGU alegou que é imprescindível a liberação de ao menos R$ 370 milhões para que o governo federal cumpra o piso constitucional da pasta e o ministro acolheu o pedido.

Para garantir o mínimo constitucional em saúde, Dino liberou a excepcional validade dos empenhos realizados até 23 de dezembro de emendas de comissão destinados à saúde em ofícios enviados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

O órgão tinha feito o mesmo pedido na noite dessa segunda-feira (30), quando o ministro Flávio Dino determinou que a AGU comprovasse a imprescindibilidade dos R$ 370 milhões em emendas de comissão (RP8) para cumprir o piso constitucional da Saúde.

Diário e Pernambuco