O empresário Eike Batista deixou o presídio Ary Franco, na Zona Norte do Rio, por volta das 13h30 desta segunda-feira (30). Com a cabeça raspada e uniforme de detento, ele foi colocado dentro de uma viatura, carregando um travesseiro na mão, rumo ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste.
O empresário, que era considerado foragido e estava em Nova York, foi preso ao desembarcar no Galeão, pela manhã. Segundo as primeiras informações, após a triagem no Ary Franco, foi decidido que o empresário ficará na Cadeia Pública Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9. O motivo seria a falta de segurança na penitenciária.
Por não ter nível superior, Eike não pode ir para Bangu 8, mesmo presídio em que está o ex-governador Sérgio Cabral e outros presos durante as operações Calicute e Eficiência, desdobramentos da Lava Jato.
O ex-vereador Edson Ferraz, mais conhecido como Dinho Ferraz, foi assassinado na manhã desta segunda-feira (30) em Floresta. A vítima estava em uma oficina mecânica quando foi atingido por disparos de arma de fogo.
O crime aconteceu na Avenida Manoel Alves de Carvalho, próximo à subestação. Homens armados teriam se aproximado em uma caminhonete e efetuado vários disparos. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, mas não resistiu e faleceu.
Durante a manhã desta segunda-feira (30) o corpo de um homem, de aproximadamente 30 anos, foi encontrado no bairro Alto do Jango, em Dormentes.
Segundo informações da Polícia, o corpo já foi identificado por familiares e pertence a um ex-presidiário que cumpriu pena por furto qualificado, mas estava livre a poucas semanas por já ter cumprido a sua pena. Ele estava desaparecido desde sábado (28) e corpo possuía lesões na cabeça, que podem ter causado a morte da vítima.
O corpo ainda não foi removido pelo IML e polícia vai investigar as circunstâncias da morte da vítima.
Durante a madrugada desta segunda-feira (30), um jovem de aproximadamente 18 anos foi morto a tiros em casa. O crime aconteceu na comunidade Lagoa do barro dos Baio, zona rural de Remanso.
Segundo informações da polícia, o jovem estava descansando na varanda de casa quando foi surpreendido pelo assassino. Não há informações de quantas pessoas estão envolvidas neste homicídio.
A vítima chegou a ser socorrida, mas já chegou sem vida ao hospital. Ele não tem passagem pela polícia. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Na noite de sábado (28) um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na BR-232, que liga Salgueiro a Parnamirim, causou a morte de um homem.
Segundo informações, a vítima estava pilotando a motocicleta quando invadiu a pista contrária e colidiu com um veículo. O motorista do carro foi surpreendido pela moto que estava na contramão.
O motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente.
Um homem de 58 anos foi vítima de assalto por volta das 3h da madrugada deste domingo (29), na cidade de Salgueiro.
Segundo informações do 8° BPM, policiais militares receberam denúncia do crime e quando chegaram ao local foram informados que dois jovens, de 19 e 21 anos, haviam desferido vários golpes de faca no braço esquerdo da vítima e roubaram uma bolsa, contendo camisa e uma sandália de couro.
O homem foi socorrido por uma irmã de imediato para o hospital e não há informação sobre o estado de saúde dele. Os policiais fizeram diligências e encontraram os autores do crime. Os dois foram levados para a Delegacia de Polícia Civil e autuados por roubo e lesão corporal.
Eike Batista antes de embarcar no voo de volta ao Brasil/Foto: Luigi Sofio
O empresário Eike Batista, considerado foragido após ter viajado a Nova York dias antes da operação policial para tentar prendê-lo, embarcou de volta ao Rio neste domingo (29), onde deve ser detido assim que chegar. Antes do embarque, ele disse que ‘está à disposição da Justiça’.
Ele chegou sozinho ao aeroporto JFK, nos EUA, por volta de 21h50 (horário de Brasília), fez check-in e, minutos depois, passou pelo controle de passaporte. Às 22h15, já aguardava o voo dentro da sala de embarque e pouco depois da meia-noite foi rumo a aeronave.
O voo da American Airlines, de número 973, deixou os EUA à 0h45 (horário de Brasília) e tem chegada programada às 10h30 desta segunda-feira (30) no Rio.
Entrevista antes de embarcar
Dentro da área de embarque, o empresário deu uma breve entrevista (veja vídeo abaixo).
Questionado se tem algo a dizer aos brasileiros, ele declarou que está à disposição da Justiça: “Estou voltando para responder à Justiça, como é meu dever”. “Está na hora de eu mostrar, ajudar a passar as coisas a limpo”, disse.
“Estou voltando, porque sinceramente vou mostrar como é que são as coisas, simples assim”, reforçou Eike. Questionado sobre se mostraria algo que ainda não se sabe, ele evitou o assunto. “Como eu estou nessa fase, me entregando à Justiça, melhor não falar nada. Depois a Justiça e o que for permitido falar, vai acontecer depois, agora não dá”, afimou.
O empresário negou que tenha cogitado fugir para a Alemanha (por conta de também ter cidadania alemã, o que evitaria uma deportação ao Brasil) e disse que viajou a Nova York a trabalho.
De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do “O Globo”, Eike será levado para um presídio comum por não ter ensino superior. Segundo a reportagem, os advogados do empresário tentaram negociar a ida dele para um presídio especial mas não tiveram êxito.
Eike Batista é acusado, pelo Ministério Público Federal, de corrupção ativa. Segundo os procuradores , em 2011, o empresário pagou R$ 16 milhões e meio de dólares a Sérgio Cabral, o equivalente a 52 milhões de reais.
Na sexta-feira (27), o Jornal Nacional mostrou imagens da saída de Eike do país. Nelas, aparece de calça jeans e paletó preto chegando para embarcar no aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Como Eike tem passaporte alemão e o país europeu não tem acordo de extradição com o Brasil, havia a preocupação de que o empresário fugisse da Justiça brasileira.
‘Boa vontade’
Os investigadores afirmam que o pagamento feito a Cabral por Eike se deu pela “boa vontade” do então governador do Rio com os negócios do empresário. Mas ainda não sabem, ao certo, que vantagens o empresário recebeu em troca dos milhões.
Por volta das 22h30 do sábado (28), um homem foi morto a tiros em um bar no projeto Mandacaru I, em Juazeiro.
Segundo informações de testemunhas os assassinos chegaram atirando na vítima, que morreu no local.
A polícia foi acionada e investigará o caso, o IML esteve no local para recolher o corpo para necropsia.
Uma operação policial que contou com equipes da Bahia e de Pernambuco, localizaram neste sábado (28), um dos criminosos envolvidos no assassinato de dois PMs no dia 22 de janeiro em Bom Jesus da Lapa (BA). A operação foi realizada na Ilha de Assunção em Cabrobó.
Durante a operação, um homem de 37 anos, que é suspeito de participar de uma tentativa do roubo a banco, foi morto durante confronto com a polícia. Ele tem passagem pela polícia, por tráfico de drogas e armas.
Dois homens ainda não identificados, que estavam armados e acompanhavam Edson, também morreram durante a ação policial. Ainda não existem indícios de que eles tenham participado da morte dos PMs na Bahia.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, as investigações continuam até serem identificados todos os envolvidos da organização criminosa.
Um homem foi preso, na noite desta sexta-feira (27), no Projeto Senador Nilo Coelho, N-10, em Petrolina (PE). De acordo com informações do 5º BPM, uma equipe policial, durante a realização da ‘Operação Saturação’, abordou um indivíduo suspeito em um bar e, ao revistar o acusado, encontrou dois papelotes de cocaína com o acusado.
Questionado sobre o entorpecente que estava em sua posse, o suspeito afirmou que era usuário de droga e que havia adquirido o material no N-11. A equipe policial conduziu o acusado com o material apreendido até a 1ª DPC onde foi apresentado e entregue ao delegado de plantão que lavrou o TCO.
Os juízes auxiliares do Supremo Tribunal Federal (STF) concluíram hoje (27) a fase de depoimentos complementares dos 77 delatores ligados à empreiteira Odebrecht na Operação Lava Jato. Com a conclusão, as delações estão prontas para serem homologadas.
Em razão da morte do ministro Teori Zavaski, relator da Lava Jato no STF, os integrantes da Corte discutem reservadamente, desde o início da semana, a quem cabe fazer a homologação. A homologação poderá ser feita pela presidente Cármen Lúcia, em função do período de recesso na Corte, que termina na quarta-feira (1º). A medida também poderia ser tomada pelo novo relator, que seria sorteado entre os integrantes da Segunda Turma, colegiado integrado por Teori.
Um dos últimos depoimentos foi o do empresário Marcelo Odebrecht. Ele prestou depoimento na manhã de hoje (27) na sede da Justiça Federal, em Curitiba.
O objetivo foi confirmar se o executivo, que está preso na capital paranaense desde junho de 2015, concordou por vontade própria, e sem ser coagido, em firmar acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) para fornecer detalhes sobre o esquema de corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht e a Petrobras. Outro executivo da empresa também foi ouvido por Marcio Schiefler nesta sexta-feira.
Esta é uma etapa formal do processo para que a delação premiada possa ser homologada, isto é, para que se torne juridicamente válida. O ministro Teori Zavascki, que morreu na queda de um avião na semana passada, era relator da Lava Jato no STF e havia autorizado que seus juízes auxiliares colhessem os depoimentos de confirmação ainda em janeiro, durante o recesso do Judiciário.
Os depoimentos haviam cessado após a morte do ministro relator, mas os juízes auxiliares do ministro foram autorizados, na última terça-feira (24), a retomar os procedimentos. A ordem partiu da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, a quem cabe decidir sobre atos urgentes durante o recesso.
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obtidos pelo Estado mostram que há 564.198 mandados de prisão expedidos aguardando cumprimento no Brasil. Esse total supera a quantidade de vagas oficialmente existentes nos presídios: 376.669, de acordo com o último balanço do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), publicado em 2014. Se os mandados fossem cumpridos de uma só vez, seria preciso ocupar todas essas vagas e ainda criar mais 50% para abrigar somente esses réus.
Uma pessoa pode ter mais de um pedido de prisão contra si, e o CNJ não faz esse filtro para selecionar os mandados contra o mesmo réu. Mesmo assim, o juiz Douglas Martins considera que bastaria o cumprimento de uma pequena parcela para deixar o sistema penitenciário “ainda mais inviável”.
Durante uma ronda no bairro Nova Esperança, a guarnição da RONDESP Norte abordou um ciclista que assumiu ser usuário de drogas e que estava em busca entorpecentes. Com a informação a polícia conseguiu localizar um traficante.
Os policiais encontraram no endereço informado um homem que tentou fugir, mas foi contido e no interior da casa foi encontrado um pacote grande contendo maconha e dez “trouxinhas” de maconha prontas para venda.
O acusado foi detido e encaminhado à delegacia juntamente com as drogas apreendidas, que no total pesavam cerca de 500 kg.