Prefeitura de Juazeiro promove debate sobre água, cidadania e participação social e fortalece diálogo com comunidades urbanas e rurais

A Secretaria de Articulação Social e Assuntos Religiosos de Juazeiro (SAS) e da Casa dos Conselhos, realizou na sexta-feira (12) mais uma edição do Diálogo com Presidentes e Vice-Presidentes dos Conselhos Municipais e Lideranças das Comunidades Urbanas e do Campo. Com o tema “A Água como Direito Humano”, o encontro reuniu representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e gestores públicos para discutir o acesso à água, cidadania e participação social.

A programação contou com palestra da diretora-presidente do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE), Fabiana Egashira, que abordou a importância da água como direito fundamental e os desafios relacionados à gestão dos recursos hídricos no município. Para o secretário de Articulação Social e Assuntos Religiosos, Antônio Marcos Evangelista dos Santos, o diálogo contribui para ampliar o entendimento da população sobre a realidade hídrica de Juazeiro. “A água de fato é a vida. Sem água a gente não consegue viver. O diálogo ajuda a compreender a situação da água no município e também o papel do SAAE, que é a autarquia responsável por gerenciar esse serviço”, destacou.

Representando comunidades das áreas de sequeiro do distrito de Itamotinga, Ronisson de Souza ressaltou a importância da aproximação entre a gestão municipal e as localidades mais distantes. “Esperamos que venham mais momentos como esse, essa aproximação da Prefeitura e do SAAE junto com as comunidades é muito importante, principalmente aquelas que estão mais distantes”, afirmou.

O encontro também contou com a participação da coordenadora do Programa Bahia Estado Voluntário, Kátia Camillo, que apresentou a iniciativa do Governo do Estado voltada ao fortalecimento da cultura do voluntariado. Segundo ela, o programa já reúne mais de 36,8 mil voluntários e mais de 3 mil projetos cadastrados em toda a Bahia, conectando pessoas dispostas a ajudar instituições e causas sociais.

“Em Juazeiro, já temos instituições cadastradas buscando voluntários. Esta é uma cidade que possui mais de 900 organizações sociais que podem ser fortalecidas por meio do voluntariado”, explicou Kátia. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com o fortalecimento da participação social e a construção de espaços permanentes de diálogo entre poder público e comunidade.

Ascom

Juazeiro terá representação na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Brasília

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), celebra a eleição do coordenador de Igualdade Racial do município, Ermerson Oliveira, conhecido como Pai Bimbo, como delegado para participar da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que acontece de 15 a 19 de setembro, em Brasília (DF).

A conferência é um dos mais importantes espaços de construção coletiva de políticas públicas voltadas para o enfrentamento ao racismo e para a promoção da equidade racial no Brasil. Para Pai Bimbo, a presença de Juazeiro no evento reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento de políticas de igualdade racial.

“Estar em Brasília representando Juazeiro é uma grande responsabilidade. A CONAPIR é um espaço estratégico para dialogarmos e avançarmos na formulação de políticas que combatam o racismo e promovam a justiça social. Vamos levar as demandas do nosso município e contribuir para a construção de um Brasil mais igualitário”, destacou.

Com a eleição do coordenador, Juazeiro assegura participação ativa nas discussões nacionais sobre igualdade racial, fortalecendo o papel do município na promoção da diversidade e no combate às desigualdades.

Ascom