Começou o período de fiscalização dos mototaxistas de Petrolina e a população precisa ficar atenta a padronização do serviço

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O serviço de mototaxi se tornou popular em Petrolina devido a praticidade de locomoção e rapidez, entretanto, a população precisa ficar atenta à padronização para não correr o risco de ser vítima de um mototaxista clandestino. Para esclarecer dúvidas e novidades sobre o serviço o Blog recebeu na manhã de hoje (11) o Presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais, Mototaxistas, Motofrentistas, Motoboys e Condutores de Motos, Motonetas e Triciclos de Petrolina (Sinpropet), Marcos Souza.

Entre os meses de janeiro e maio os mototaxistas de Petrolina deverão passar por vistoria para regularizar a prestação do serviço e evitar a clandestinidade. Atualmente, a cidade com 794 mototaxistas cadastrados e cerca de 200 auxiliares.

(Foto: Divulgação/Sindicato)

A padronização da motocicleta e do mototaxista precisa estar de acordo com o padrão estipulado pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e deve ser observada antes do início da corrida. Segundo Marcos Souza, “a cor do veículo tem que ser vermelha, com faixas verdes e uma pequena faixa amarela, o número de identificação do mototaxista nas duas laterais da moto e na parte traseira, além da placa vermelha”.

Os interessados em realizar o cadastro como mototaxista devem ter mais de 21 anos, ser habilitado a mais de 2 anos, ter um curso de especialização, deve apresentar antecedentes criminais, residir em Petrolina a mais de um ano (comprovado pelo o título de eleitor) e histórico da habilitação. Todos os itens devem ser apresentados na AMMPLA para avaliação.

Caso o serviço não seja prestado de maneira correta ou que desagrade durante a corrida, deve ser denunciado para a ouvidoria através do telefone 156 ou para a AMMPLA pelo telefone (87) 3862-0300, com a apresentação do número de inscrição do mototaxista. Além disso, segundo Marcos, caso o cliente não fique satisfeito com as condições da motocicleta e do capacete, também fazer a denúncia.

“Se o cliente não estiver de acordo ele pode denunciar. A vistoria é feita anualmente, onde são verificados todos os itens de segurança da moto e do capacete. Caso seja denunciado o condutor pode ser multado e suspenso, passando até três meses sem trabalhar”.

Estupro Réveillon

Sobre a denúncia feita por uma mulher que teria sido estuprada depois das festividades de réveillon na Orla de Petrolina, Marcos Souza acredita que o acusado não seja um mototaxista.

“Foi uma pessoa que se aproveitou da situação, do horário e pela falta de informação. Segundo a vítima o autor do crime, seria uma pessoa com uma camisa amarela e uma moto roxa. Ela perguntou se ele era um mototáxi e ele confirmou. Pode ser inclusive uma pessoa que nem trabalha com transporte, mesmo que de maneira irregular”.

Contato da Central de Mototaxistas cadastrados 3864 2779/ 98817 5727 / 87 9 9656 3005

Pista no Distrito Industrial fica intransitável devido ao acúmulo de entulhos e lixo; Prefeitura emite nota sobre a situação

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma das pistas que liga uma estrada do distrito ao outro está praticamente intransitável devido ao acúmulo de entulhos e lixo. O local virou um verdadeiro depósito de materiais descartados pela população.

Além disso, é possível encontrar sacolas de lixo, várias garrafas de vidro e, principalmente, entulho de construções. Até sofás são encontrados na via.

Sem pudor algum, carroceiros e até caçambas fazem o despejo de todo tipo de material no local. No entanto, o problema não é nenhuma novidade, pois há mais de um ano são feitas reclamações sobre a situação, mas nenhuma atitude é tomada.

Após o blog entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/Infraestrutura e Habitação, foi emitida uma nota informando que a prefeitura está convocando os prestadores de serviço terceirizados que cuidam da limpeza pública para revisão dos contratos. Ainda de acordo com a nota, assim que os esclarecimentos não prestados pela equipe de transição de Júlio forem realizados, a prefeitura tomará alguma medida.

Nota

Devido ao processo de transição, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade está convocando os prestadores de serviço terceirizados, responsáveis pela execução do trabalho de manutenção e limpeza pública, para análise e revisão dos contratos. Tão logo os esclarecimentos que não foram prestados pela equipe de transição da gestão anterior sejam feitos, uma providência será dada ao problema”.

Confira mais fotos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Diretores da CSTT vêm à região conhecer Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana da ANTT

O Diretor Presidente da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT), Vilmar Ferreira, recebeu, nesta quarta-feira (21), o representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Júlio César Costa, acompanhado do Diretor Presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Ryan Pedro, em Juazeiro (BA).

O encontro entre os três órgãos teve como objetivo a apresentação, por parte do representante da ANTT, do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Com a criação do consórcio o transporte público interestadual gerido hoje pelo órgão federal passará a ser administrado pelas cidades do Vale do São Francisco.

Para que o consórcio entre em vigor é preciso a criação de uma entidade pública que fará toda a gerência de transportes entre as duas cidades. As cidades apresentarão um Protocolo de Intenções para dar andamento aos procedimentos.

LEIA MAIS

Trânsito é interrompido em transversal da Travessa Benjamim Constant, em Juazeiro (BA)

(Foto: ASCOM)

Obras estão sendo realizadas na Travessa Benjamim Constant. (Foto: ASCOM)

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) informa que está interrompido o trânsito na primeira transversal, Rua Melo, da Travessa Benjamim Constant, em Juazeiro (BA), a partir desta quarta-feira (03), devido a execução da faixa elevada no entroncamento da rua com a Travessa.

A SEDUH esclarece ainda que no decorrer da obra todas as transversais que cortam a travessa terão o trânsito bloqueado no momento da execução da faixa elevada. O trânsito em toda a travessa continua bloqueado e a secretaria pede aos pedestres que evitem trafegar no trecho em obra, para que sejam evitados quaisquer tipos de acidentes.

Com informações da ASCOM

Motoristas da Itapemirim fazem paralisação em Petrolina

(Foto: Internet)

Os motoristas afirmaram estar com os salários atrasados. (Foto: Internet)

Nesta quinta-feira (30), cinco ônibus da empresa Itapemirim paralisaram as atividades em Petrolina. Os motoristas afirmaram estar com os salários atrasados, sem plano de saúde e ticket alimentação. a paralisação teve início às 19h e os passageiros ficaram revoltados com a situação.

Os ônibus ficaram parados em um ponto de apoio e a viagem de mais de 100 passageiro foi interrompida. Nos veículos tinham pessoas que iam para São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Desde então, os passageiros estão aguardando no Terminal. No ponto de apoio eles não podem comprar passagens em outra empresa para seguir viagem e estão sendo obrigados a aguardar.

“Passamos a noite toda aqui, com criança pequena, gente idosa, não dão nenhuma satisfação para a gente. A gente está aqui com fome, sem dormir. Não tem lógica isso”, disse uma passageira.

LEIA MAIS

Mudança da rota de ônibus em Juazeiro

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

Nesta quinta-feira (16), os ônibus que trafegam pela Avenida Adolfo Viana sofrerão mudança de itinerário em decorrência do manifesto da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG – BA) em frente ao INSS, segundo informações da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT).

A partir das 09h os ônibus que trafegam no sentido bairro – centro deverão transitar pela Avenida Santos Dummont descendo na rampa próximo a empresa São Luiz, já no sentido centro – bairro deverão trafegar pela Avenida Paulo Afonso, conhecida como Rua 01 do bairro Alto da Maravilha, depois seguir o itinerário normal. O tráfego pela Avenida Adolfo Viana só será liberada para o tráfego de ônibus após o término da manifestação.

Com informações de ASCOM/Juazeiro

Lossio: “Vamos preparar a cidade para um novo momento na mobilidade”

Júlio Lossio mobilidade 01

“Temos que marcar também na mobilidade. Estou otimista que possamos deixar plantado esse novo horizonte para a cidade”, pontuou Lossio/Foto:Waldiney Passos

“Estamos felizes com a possibilidade de termos um horizonte melhor, de preparar a cidade para um novo momento na mobilidade”. A frase foi dita há pouco pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, durante solenidade de sanção da lei que institui o Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina (PlanMob).

O PlanMob vai servir como um agente norteador das decisões públicas no que diz respeito à mobilidade, pelos próximos 25 anos. O planejamento estratégico do município nessa área foi desenvolvido pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina. A ideia é trabalhar de maneira integrada e estudada, vários eixos que compõem a mobilidade, a exemplo de infraestrutura do sistema, acessibilidade, transportes coletivos, estacionamentos públicos e privados, dentre outros.

De acordo com o prefeito, a semente foi lançada e representa um importante passo para a consolidação de mudanças. “ Melhoramos muito a Educação. Melhoramos muito a Saúde. Temos um programa habitacional como referência. Então temos que marcar também na mobilidade. Estou otimista que possamos deixar plantado esse novo horizonte para a cidade”, pontuou Lossio.

123