Exame antidoping de Tandara deu positivo para anabolizante ostarina

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) divulgou, nesta sexta-feira (6), comunicado informando que foi constatada a presença da substância proibida ostarina em exame antidoping realizado na atleta da seleção brasileira feminina de vôlei, Tandara Caixeta, em julho passado, antes do embarque para a Olimpíada de Tóquio 2020.

De acordo com a ABCD, a coleta do material biológico de Tandara foi feita no dia 7 de julho de 2021, no Centro de Treinamento de vôlei de quadra da seleção, em Saquarema-RJ, junto à coleta das outras atletas da equipe. Na quinta-feira passada (5 de agosto), o resultado do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) confirmou a presença da substância anabolizante ostarina que, pelo Código Brasileiro Antidopagem, implica na aplicação obrigatória de uma suspensão provisória da atleta.

LEIA MAIS

Jogos: Brasil bate Coreia do Sul e pega EUA na final do vôlei feminino

A seleção brasileira de vôlei feminino derrotou a Coreia do Sul por 3 sets a 0, nesta sexta-feira (6), e se classificou para a disputa da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio contra os Estados Unidos.

Campeão olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012, o vôlei feminino do Brasil está de volta a uma final de Jogos após decepcionar na Rio 2016, quando foi eliminado nas quartas de final pela China.

Diante da Coreia do Sul, adversária que havia derrotado por 3 a 0 na estreia em Tóquio, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães fez outra boa partida.

LEIA MAIS

Brasil bate recorde de mulheres medalhistas em Tóquio com Ana Marcela

A medalha de ouro conquistada por Ana Marcela Cunha na maratona aquática foi a oitava de mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio, um recorde para uma edição de Olimpíada, superando as sete de Pequim 2008.

Das quatro medalhas de ouro do país até agora em Tóquio, três foram conquistadas por mulheres: além da nadadora Ana Marcela, a ginasta Rebeca Andrade e as bicampeãs olímpicas da vela Martine Grael e Kahena Kunze também subiram ao lugar mais alto do pódio.

As ‘feras’ do Rally dos Sertões estão chegando em Petrolina

As potentes máquinas que fazem parte da 29º edição do Rally dos Sertões chegarão em Petrolina no dia 19 de agosto. Depois de oito anos, o município sertanejo servirá, mais uma vez, de suporte logístico para a prova. O evento acontecerá no Pátio Ana das Carrancas, antigo Ceape, de 10h às 22h.

O roteiro com cerca de 5.000 quilômetros será baseado no tema “Sertões 100% Sertão”, reunindo os melhores trechos, especialmente os que ficam na região Nordeste. O evento seguirá um protocolo rígido de segurança devido à pandemia do coronavírus.

LEIA MAIS

APA celebra renovação de convênio com a Prefeitura de Petrolina

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) comemorou a renovação do convênio com a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.  O convênio viabiliza um importante apoio financeiro no trabalho de formação esportiva de crianças, jovens e adultos, participação em competições oficiais e não oficiais, custeio da afiliação junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e outras atividades.

Fundada em 2003, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) atualmente conta com 150 integrantes, dos quais 45 são paratletas. O grande trabalho realizado ao longo desses anos tornou a equipe uma das referências do país na formação e inclusão social de atletas e paratletas, rendendo honrarias e diversas conquistas nacionais e internacionais.

LEIA MAIS

Rebeca Andrade ganha medalha de ouro no salto e faz história em Tóquio

Rebeca Andrade é ouro nas Olimpíadas. (Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press/CBG)

A ginasta Rebeca Andrade conquistou medalha de ouro na manhã deste domingo (1) no salto sobre a mesa e se tornou a primeira brasileira a ganhar duas medalhas em uma única edição de Olimpíada. Rebeca já havia ganhado medalha de prata na ginástica artística e ainda tem mais uma final do solo pela frente, na segunda-feira (2).

Neste domingo, com uma pontuação de 15.083, ela superou a americana Mykayla Skinner que ficou com 14,916 (prata) e a sul-coreano Yeo Seojeong com 14,733 (bronze). Paulista de Guarulhos, Rebeca é atleta do Flamengo.

LEIA MAIS

Dupla feminina brasileira surpreende e ganha medalha de bronze no tênis

Brasileiras comemoram medalha inédita no tênis. (Foto: REUTERS/Yara Nardi)

Elas não eram favoritas ao pódio, mas as brasileiras Luisa Stefani e Laura Pigossi fizeram história neste sábado (31) e conquistaram a primeira medalha olímpica do Brasil no tênis. As duas venceram as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova por 2 sets a 1(4/6, 6/4, 11/9) com uma virada histórica no Ariake Tennis Park e conquistaram o bronze, na disputa de duplas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A dupla perdeu o primeiro set após um início ruim, mas reagiu na segunda parcial e chegou a ter 9/5 contra no super tie-break antes de reagir de maneira épica e obter o lugar no pódio: 11/9. Foi a melhor campanha do país no tênis olímpico em todos os tempos. Em Atlanta 1996, Fernando Meligeni havia ficado em quarto lugar na disputa masculina.

“Ainda não caiu a ficha, mas estou muito feliz por jogar minha primeira Olimpíada e conseguir medalha. Jogar ao lado da Lu e representar o Brasil me emociona muito. Ainda não sei o que estou sentindo”, disse Laura Pigossi.

Com informações do GE.

Seleção feminina perde nos pênaltis para o Canadá e é eliminada nas quartas de final

Após empatar em 0 a 0 com o Canadá no tempo normal e na prorrogação, nesta sexta-feira (30), o Brasil perdeu por 4 a 3 nos pênaltis e foi eliminado nas quartas de final dos Jogos de Tóquio, um resultado que marca a despedida das Olimpíadas da geração de Formiga e Marta, medalhistas de prata em Atenas-2004 e Pequim-2008.

Bárbara defendeu o chute de Sinclair no início das penalidades, mas Andressa Alves e Rafaelle pararam na goleira canadense Labbé nas duas últimas cobranças do Brasil.

Brasil bate EUA e se recupera no vôlei masculino

O Brasil derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1 (parciais de 30/32, 25/23, 25/21 e 25/20), na madrugada desta sexta-feira (30) na Arena Ariake, em jogo da quarta rodada do Grupo B do torneio de vôlei masculino da Olimpíada de Tóquio (Japão).

Na partida, o principal pontuador verde e amarelo foi o ponteiro Lucarelli, com 19 acertos. Leal veio logo atrás, com 18 pontos.

Com o resultado, o time nacional chegou aos oito pontos após quatro jogos, com três vitórias e uma derrota. Atualmente, o Brasil ocupa a vice-liderança da chave, atrás apenas do Comitê Olímpico Russo. A seleção brasileira pode se garantir nas quartas de final antes mesmo da última rodada da fase de grupos, quando enfrenta a França no sábado (31). Para isso, depende de uma derrota de Argentina ou França ainda nesta quarta rodada.

Ao som de Baile de Favela, Rebeca Andrade conquista medalha inédita para o Brasil na ginástica

O Baile de Favela ecoou no pódio das Olimpíadas de Tóquio. O hino foi americano, mas o funk ainda estava na cabeça de todos quando Rebeca Andrade colocou no peito a prata do individual geral nesta quinta-feira. A ginasta de 22 anos se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha na ginástica artística dos Jogos Olímpicos.

Com 57,298 pontos, Rebeca só ficou atrás da americana Sunisa Lee, que somou 57,433 pontos e manteve o domínio do país na prova. O bronze foi para a russa Angelina Melnikova, com 57,199 pontos.

Olimpíadas de Tóquio: Mayra Aguiar vence sul-coreana e fica com a medalha de bronze 

No maior templo do judô mundial, a brasileira se mostrou gigante. No início da noite desta quinta-feira, Mayra escreveu de vez seu nome no rol dos maiores atletas olímpicos do país ao conquistar o bronze na categoria até 78kg nas Olimpíadas de Tóquio. Ao vencer a sul-coreana Hyunji Yoon, garantiu seu terceiro bronze olímpico.

O feito de Mayra é histórico em diversos sentidos. A judoca se torna a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual: antes de Tóquio, já havia subido ao pódio em Londres 2012 e Rio 2016. É, também, a primeira a fazer isso em três Olimpíadas em sequência.

LEIA MAIS

Fernando Scheffer fatura bronze na natação

Fernando Scheffer, de 23 anos, conquistou a primeira medalha da natação brasileira na Olimpíada de Tóquio (Japão). O gaúcho cravou o tempo de 1min44s66 e garantiu o bronze nos 200 metros estilo livre na noite desta segunda-feira (26) no Centro Aquático de Tóquio.

As primeiras posições da prova ficaram com dois representantes da Grã-Bretanha, o ouro com Thomas Dean, com o tempo de 1min44s22, e a prata com Duncan Scott, com 1min44s26.

Olimpíadas de Tóquio: Italo Ferreira conquista primeiro ouro do Brasil

No mar de Tsurigasaki, o surfista brasileiro enfileirou manobras e garantiu o primeiro ouro da história do surfe em Olimpíadas. O primeiro do Brasil em Tóquio. Diante do japonês Kanoa Igarashi, que eliminou Gabriel Medina na semifinal, o potiguar entrou para o rol de heróis olímpicos do país.

Italo superou Igarashi com sobras. Apesar da quebra da prancha logo em sua primeira tentativa de manobra, o brasileiro não desanimou. Agressivo durante toda a bateria, conseguiu três boas notas, o suficiente para deixar o japonês em combinação. No somatório final, 15,14 contra 6,60 do rival. A festa começou antes mesmo do fim, a dois minutos do sinal tocar. O ouro já estava garantido.

Vôlei: Brasil vence Argentina de virada, em duelo emocionante

O Brasil venceu a Argentina no vôlei masculino, na tarde de hoje (26) no Brasil – já madrugada no Japão. Em uma partida muito emocionante e equilibrada, sobretudo na reta final, a seleção brasileira conseguiu virar um placar desfavorável, de dois sets a zero, e vencer no tie-break. No final, 3 sets a 2 para o Brasil, ainda invicto na Olimpíada. Já a Argentina amarga a segunda derrota no grupo.

O Brasil começou mal e cometendo muitos erros. Do outro lado, os argentinos faziam um bom jogo, com destaque para Palacios e Bruno Lima, maior pontuador do jogo, com 26 pontos. O primeiro set terminou 25 a 19 e o segundo 25 a 21, ambos para a Argentina. O Brasil reagiu e corrigiu os erros. Fechou o terceiro set por 25 a 16, mas demorou a engrenar. No quarto set, a seleção brasileira iniciou mal, mas se superou e venceu por 25 a 21. O empate, então improvável, veio.

LEIA MAIS

Jogadora petrolinense de Futsal, Lidu Alves, faz vaquinha virtual para realizar cirurgia no joelho

A jogadora petrolinense de Futsal, Lidu Alves, procurou a redação do Blog, nesta segunda-feira (26), para divulgar uma vaquinha virtual para que ela consiga realizar uma cirurgia no joelho. A campeã mundial de futsal feminino teve uma nova lesão do ligamento cruzado anterior.

Por conta do novo ferimento, Lidu está impossibilitada de atuar, perdendo, inclusive, oportunidades de trabalho. A cirurgia será realizada em uma unidade hospitalar na cidade de Fortaleza-CE.  “Infelizmente aqui em Petrolina não conheço nenhum médico nessa área. Lá [Em Fortaleza] é porque eu já joguei como profissional e eu consegui ter todo esse suporte, essa estrutura. Minha cirurgia é entre 15 e 21 mil reais.”, conta.

Valor da cirurgia ficou por 10 mil, mas ainda é caro para a atleta

Devido ao apoio que recebeu da equipe médica na capital cearense, os custos da cirurgia serão de 10 mil reais. Mesmo assim, o valor ainda não cabe no orçamento da atleta. “Já tem uns quatro meses que eu estou na tentativa de arrecadar esse dinheiro com vaquinhas, já tentei rifas, mas foi bem na época da pandemia e eu não consegui encontrar as pessoas para que eu pudesse vender”, destaca.

Como ajudar

Quem tiver interesse em ajudar Lidu é só clicar aqui e fazer uma doação. Se você pode ajudar de outra maneira, entre em contato com a atleta pelo telefone 87-99131-6618