Câmara aprova projeto que autoriza Prefeitura de Petrolina a contrair novo empréstimo junto à Caixa

Oposição se dividiu na votação (Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

Com a bancada de Oposição dividida, a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou nesta quinta-feira (16) o projeto de lei n° 005/2023, que autoriza a Prefeitura de Petrolina a contratar empréstimo junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 100 milhões.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Vereadores de Petrolina analisa nesta quinta PL sobre empréstimo da Prefeitura junto à Caixa

De acordo com o Poder Executivo, o empréstimo tem por “finalidade de contemplar investimentos no âmbito do PROGRAMA FINISA – Financiamento para Infraestrutura e Saneamento, destinados à despesas de capital como pavimentações, saneamento, construções e reformas, aquisição de equipamentos, veículos produção habitacional entre outras possibilidades, observada a legislação vigente, entre outras obras estruturantes”.

A matéria teve pareceres das Comissões de Justiça, Redação e Legislação Participativa; de Obras, Serviços Públicos e Negócios Municipais; de Finanças e Orçamento, todos presididos por membros da Bancada de Situação.

Oposição “bate cabeça”

Antes da leitura dos pareceres e dos projetos, Ronaldo Silva (PSDB) afirmou não reconhecer as atuais Comissões, alegando que a Presidência não cumpriu o Regimento Interno e solicitou a retirada de pauta do PL. Já Gilmar Santos (PT) também lembrou que o projeto em questão não detalha como os R$ 100 milhões serão aplicados, ratificando o posicionamento do colega de que a Mesa Diretora é autoritária ao impor a manutenção das atuais Comissões.

Sem serem atendidos, ambos se retiraram da sessão. Já Elismar Gonçalves (Podemos) e Samara da Visão (PSD), também da Oposição, se abstiveram da votação. Enquanto que o líder Marquinhos do N4 (Podemos) e Júnior Gás (Avante) votaram contra. Gaturiano Cigano (PV) e Alex de Jesus (Republicanos) não estiveram presentes na sessão, com faltas justificadas à Mesa Diretora.

Por fim, a contratação de empréstimo foi aprovada por toda a Bancada Governista, por 14 votos a dois. Confira como votaram os presentes:

SIM
Maria Elena
Major Enfermeiro
Edilsão do Trânsito
Diogo Hoffmann
Osório Siqueira
Wenderson Batista
César Durando
Josivaldo Barros
Manoel da ACOSAP
Rodrigo Araújo
Zenildo do Alto do Cocar
Ruy Wanderley
Marquinhos Amorim
Capitão Alencar

NÃO
Júnior Gás
Marquinhos do N4

ABSTENÇÕES
Elismar Gonçalves
Samara da Visão

RETIRARAM-SE DA SESSÃO
Gilmar Santos
Ronaldo Silva

Deixe um comentário