Bolsonaro: “Só um psicopata para falar que 8/1 foi tentativa de golpe”

Manifestação convocada por Jair Bolsonaro pela anistia aos envolvidos nos atos de 8/1 ocorreu neste domingo na Avenida Paulista, em SP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (6/4), em discurso na Avenida Paulista durante a manifestação convocada pela anistia aos envolvidos nos atos de janeiro de 2023, que “só um psicopata para falar que aquilo que aconteceu no dia 8 de janeiro foi tentativa armada de golpe militar”.

Bolsonaro ironizou a manifestação realizada na semana passada por grupos de esquerda contra a anistia e em defesa de sua prisão, e disse que “eles perderam essa guerra” porque “a grande maioria do povo brasileiro entende as injustiças” contra os presos e condenados pelos atos antidemocráticos, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.

Segundo o ex-presidente, “a anistia é competência privativa do Congresso Nacional” e não poderá ser vetada pelo presidente da República. Também citou o caso da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, de 39 anos, que ficou dois anos presa por pichar “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 8 de janeiro.

Mãe de dois filhos, Débora está em prisão domiciliar desde o fim de março, no interior de São Paulo. Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram para que ela seja condenada a 14 anos de prisão. O ministro Luiz Fux pediu vistas do processo, suspendendo o julgamento.

“Não tenho adjetivo para qualificar alguém que condena uma mãe de dois filhos a um apena tão absurda por uma crime que não cometeu. Só um psicopata para falar que aquilo que aconteceu o dia 8 de janeiro foi tentativa armada de golpe militar”, disse Bolsonaro.

O ex-presidente também citou os casos de um pipoqueiro e de um sorveteiro por golpe de estado, e repetiu a fala em inglês dizendo que a mensagem precisava chegar a outros países do mundo.

Deixe um comentário