Na opinião do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a extrema-direita conseguiu capturar as redes sociais para atacar a democracia. E que tal movimentação não é exclusiva do Brasil. A declaração foi dada nesta sexta-feira (31), durane uma palestra na fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.
“O Brasil sofreu esse ataque massivo a democracia, não foi uma questão brasileira só, nós tivemos no mundo todo uma captura, pela extrema-direita, das redes sociais com a finalidade ao ataque a democracia, a quebra das regras democráticas. De forma absurdamente competente, a extrema-direita primeiro diagnosticou e depois capturou todas as redes sociais”, disse Moraes.
Ele lembrou da força das redes durante a primavera árabe, para denunciar os regimes totalirários no Oriente Médio. E na visão do ministro, hoje há um movimento inverso. Enquanto as redes davam vozes aos jornalistas denunciantes, hoje elas são usadas para atacar a imprensa.
“As milícias digitais não acabaram. As ideias fascistas, de ódio, elas saíram do bueiro. O bueiro foi destampado”, opinou o ministro. Ele seguiu e afirmou que “agora que você tem uma rede de desinformação, que a população acredita tanto ou mais quanto a imprensa”, finalizou.