Jovem morre após sofrer reação alérgica durante tomografia com contraste

Uma mulher de 22 anos morreu devido a uma reação alérgica durante um exame de tomografia com contraste no hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul (SC). Segundo familiares, Leticia Paul teria sofrido um choque anafilático.

A jovem precisou ser intubada, em estado grave, por conta da reação alérgica. Porém, Leticia não resistiu e morreu em menos de 24 horas depois do procedimento, de acordo com uma familiar em entrevista ao portal G1.

Anos antes, Leticia foi diagnosticada com pedra nos rins e fazia o exame de tomografia como procedimento de rotina. No dia 2 de setembro, a jovem completaria 23 anos.Em nota, o hospital lamentou a perda da família. “Aproveitamos para reafirmar nosso compromisso com a ética, a transparência e a segurança assistencial, destacando que todos os procedimentos são conduzidos em conformidade com os protocolos clínicos recomendados”, afirma.

Diario de Pernambuco

Hospital Universitário de Petrolina adquire equipamento moderno para exame de tomografia no valor de mais de R$ 1 milhão de reais

(Foto: ASCOM)

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina (PE), adquiriu recentemente, através do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), mais um tomógrafo, no valor de R$ 1 milhão e 270 mil reais. Os recursos foram liberados através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF)

O HU-Univasf já possui um dos mais modernos aparelhos da região, com uma média de produção de 1.200 exames de imagem por mês. Com a chegada do novo aparelho, a expectativa é diminuir o tempo de espera dos pacientes para a realização das tomografias. O setor ainda aguarda a chegada de mais um ultrassom para potencializar a assistência.

“As aquisições de equipamentos realizadas pelo HU têm ocorrido de forma planejada, os quais são solicitados pelos colaboradores de cada setor. Temos trabalhado no enfretamento de muitos desafios, como a ampliação do quadro de pessoal, que atualmente se apresenta como nosso maior empecilho para ofertarmos mais serviços à população. O HU-Univasf é público e efetivo, pois, mesmo dispondo de poucos leitos de internação, tem restabelecido a saúde de muitos cidadãos, devido ao profissionalismo e dedicação de seus trabalhadores”, afirmou o superintendente do hospital, Ronald Mendes.

Ao longo dos últimos três anos, o Hospital Universitário vem renovando e ampliando o seu parque tecnológico e executando melhorias na infraestrutura física. Os investimentos têm por objetivo oferecer um atendimento de maior qualidade à população.

O processo de modernização do aparato tecnológico começou no ano de 2015, com a compra de equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e para o centro cirúrgico. Posteriormente, também foram sendo adquiridos mais instrumentos de suporte à vida para a sala de emergência, entre outros aparelhos para diversos setores da unidade hospitalar.