
A cidade de Petrolina será palco de uma importante manifestação artística e cultural com a exposição “Ebó: território mediado pelas águas”, do artista visual Luiz Marcelo. A abertura oficial acontece nesta quinta-feira (17), às 19h, na Galeria Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina, com entrada gratuita e um bate-papo com o artista e a curadoria.
A mostra propõe uma reflexão sobre a água como elemento que sustenta a vida, apaga histórias, desloca comunidades e reconfigura territórios. Inspirada pelas transformações provocadas pelo rio São Francisco e pela construção da Barragem de Sobradinho, a exposição aborda deslocamentos que ultrapassam o campo geográfico e alcançam dimensões simbólicas e existenciais.
Em “Ebó: território mediado pelas águas”, Luiz Marcelo destaca que nem toda diáspora ocorre pelo mar, trazendo essa perspectiva para os fluxos internos do sertão nordestino. A partir de territórios submersos, a exposição discute como corpos, práticas e modos de vida se reorganizam diante de paisagens transformadas pelo avanço das águas.


