Prefeitura de Juazeiro inicia preparativos para o Setembro Verde com foco na inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro (SEDES), deu início ao planejamento das ações que serão realizadas durante o Setembro Verde, campanha nacional de conscientização sobre a inclusão social da pessoa com deficiência.

A reunião de alinhamento aconteceu na segunda-feira (25), na sede da SEDES, com a presença da superintendente do SUAS, Maria Quitéria, e equipe técnica, além do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro, Josewilson Souza e da vice-presidente, Emanuela Mariano.

Com o tema deste ano voltado à inclusão no mercado de trabalho, a campanha reforçará o compromisso do município com a valorização das habilidades e potencialidades das pessoas com deficiência, promovendo ações concretas para ampliar seu acesso a oportunidades profissionais. Entre as atividades planejadas estão rodas de conversa nos CRAS, encontro com empresários e órgãos do setor de trabalho e a criação de um cadastro municipal de pessoas com deficiência interessadas em ingressar no mercado de trabalho.

Segundo a superintendente Maria Quitéria, a campanha deste ano reforça o papel do poder público em promover a equidade. “O Setembro Verde é mais que uma campanha de conscientização. É um compromisso com a dignidade e o protagonismo das pessoas com deficiência. Estamos construindo pontes entre esses cidadãos e o mundo do trabalho, para que a inclusão aconteça de forma efetiva”, destacou.

As ações de setembro também incentivarão o empreendedorismo como caminho de autonomia e inclusão produtiva, além de fortalecer a articulação entre os diversos setores da sociedade civil, poder público e iniciativa privada. O Setembro Verde é uma oportunidade para reafirmar o compromisso de Juazeiro com os direitos humanos, a justiça social e a construção de uma cidade mais igualitária para todos.

Ascom

Sucesso na captação de órgãos mostra importância da atuação do Hospital Universitário da Univasf

Valentina, Flávio, Nicolas, Milena, Ramom, Felipe, Sandra, Rhavy, Patrick, Moara. São nomes de pessoas de todas as regiões do Brasil que têm algo em comum e se unem neste mês de setembro, dedicado à conscientização sobre doação de órgãos. Eles representam, na condição de doadores ou receptores, as 14.182 pessoas que receberam transplantes de órgãos, tecidos e medula óssea no Brasil neste ano.

Só na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) — estatal que administra 41 Hospitais Universitários (HUs) —, 19 instituições realizaram 791 transplantes no primeiro semestre de 2023, segundo a Base de Dados Nacionais do Sistema Único de Saúde (SIA/SIH/SUS). No ano passado, os HUs da Rede Ebserh realizaram 1.473 transplantes; já em 2021, foram 1.342 cirurgias e, em 2020, 1.094 transplantes na Rede. Os dados são do Serviço de Gestão da Informação, Monitoramento e Avaliação da estatal.

LEIA MAIS

Conselho Regional de Educação Física prepara programação especial em PE para celebrar Setembro Verde

O mês de setembro é dedidaco à Educação Física. E o Conselho Regional de Pernambuco (CREF12/PE) preparou uma programação especial no estado. Ao longo dos próximos dias a entidade percorrerá todas as regiões, com ações do ‘Setembro Verde’.

“É imprescindível melhorar as condições de trabalho do Profissional de Educação de Física. Queremos bons salários, quadras cobertas em todas as escolas; sala de dança, ginástica e lutas; apoio a projetos sociais, compra e reposição de materiais didáticos essenciais de trabalho do Profissional de Educação Física“, afirma presidente do CREF12, Lúcio Beltrão.

Confira a programação dos eventos:

LEIA MAIS