Sessão solene homenageia mulheres de Petrolina e marca implantação da Comissão da Mulher

A Câmara de Vereadores de Petrolina realiza às 10h dessa terça-feira (12) uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última semana. A data marca também a implantação da Comissão da Mulher.

Segundo a vereadora Cristina Costa (PT), presidente da comissão, esse é um marco para as políticas públicas voltadas a esse grupo em Petrolina. “A Câmara de Vereadores de Petrolina tem a oportunidade de ser a Câmara do interior a introduzir a Comissão Permanente da Mulher”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Comissão da Mulher será lançada na terça-feira em Petrolina

Costa agradeceu aos colegas pela aprovação da Comissão e explicou as principais funções desse grupo. “Vocês homens parlamentares foram fundamentais para a aprovação dessa Comissão, ela tem a missão de opinar sobre todas as proposições sobre o direito da mulher. A Comissão vai ter a função de adotar medidas contra a violência, promover iniciativas de campanhas de combate à violência”, destacou a edil.

Nesse momento os edis presentes na Casa Plínio Amorim discutem as 20 Indicações e cinco Requerimentos presentes na pauta de hoje. Por ser solene, a sessão não têm projetos para apreciação.

Presidente da CONACS recebe Título de Cidadã Petrolinense

Participaram da sessão solene, a presidente da Acosap, Elizete de Souza, diretores da Acosap e agentes comunitário de saúde.

Na última sexta-feira (07), durante a Sessão Solene realizada na sede da Associação de Agentes Comunitários de Petrolina (ACOSAP), o vereador Manoel da ACOSAP (PTB) entregou o Título de Cidadã Petrolinense e outorga da Medalha Dom Malan a Ilda Angélica dos Santos Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de combate de Endemias (CONACS),

Segundo o vereador Manoel, a entrega foi um momento de retribuição pelo apoio da CONACS aos vereadores da cidade. “Quero dizer com enorme orgulho que nos sentimos privilegiados de poder contar com a presença da Senhora Ilda Angelica Correia que luta e acredita em nosso trabalho e nos apoia todos os dias na nossa jornada diária”, disse.

Manoel aproveitou a ocasião para agradecer a presença dos agentes comunitários de saúde o evento, e ainda renovou seus protestos a favor e dessa classe trabalhadora, que atua de forma tão próxima da população, bem como reafirmou sua admiração pelos profissionais de um modo geral.

Dia da Capoeira é celebrado em Juazeiro com sessão itinerante no Arco da Ponte

(Foto: Ascom)

A noite de sexta-feira (23) foi marcada por muita festa no Arco da Ponte, em Juazeiro (BA). A Câmara de Vereadores promoveu uma sessão itinerante para celebrar o Dia da Capoeira. O evento faz parte da programação da Semana da Consciência Negra do município e reuniu políticos e comunidade.

A solenidade foi presidida pelo vereador Jean Gomes (PT) e secretariada por Anderson da Iluminação (PP). Capoeiristas estiveram na solenidade e comemoraram a homenagem. O mestrando em capoeira, Alabah destacou a importância do evento.

“Somos detentores de um conhecimento riquíssimo, mas poucas pessoas conhecem. Muitos usam a capoeira como marketing em datas festivas, mas a capoeira quer o seu valor e esse valor vem dos mestres mais antigos, chamados os anciões, que dedicam sua via a essa arte, mas no final são esquecidos. A capoeira não dá só um sentido de força e libertação, mas ela leva paz e cultura viva, onde todos são iguais”, disse.

Ao final da sessão os edis homenagearam alguns mestres com placas comemorativas em alusão ao Dia da Capoeira. O primeiro foi Ivaldirene Diogo da Silva, o mestre Faísca. A segunda foi prestada a mestre Jô, Joselita Pereira de Oliveira. Em seguida o mestre Gentil, Wandenberg Ferreira do Nascimento, que foi representado pelo Mestrando Alabah, e por último foi concedido ao mestre Tronco, Josemar Ferreira do Nascimento.

Sessão solene concede Título de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra a médico infectologista

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Plenário da Casa Plínio Amorim realiza na noite dessa sexta-feira (31) uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao médico infectologista Luiz Gustavo Mendes.

As homenagens são de autoria do vereador Ronaldo Silva (PSDB), através dos Decretos Legislativos nº 562/2017 e 564/2017. A sessão está marcada para 19h30, aberta ao público. “É um dos médicos da nossa cidade que têm relevante serviço prestado em Petrolina”, disse o vereador na sessão de quinta-feira (30).

Casa Plínio Amorim homenageia líderes comunitários de Petrolina

Camara Municipal de Petrolina

O Dia Municipal do Líder Comunitário foi instituído através da Lei nº 2.557 de julho de 2013 de autoria do vereador Manoel da Acosap

O Dia do Líder Comunitário será lembrado em sessão solene a partir das 9h manhã deste sábado (07) na Câmara de Vereadores de Petrolina.

A solenidade foi requerida pelo Vereador Manoel da Acosap  que também é autor da Lei Municipal nº 2.557 de julho de 2013 – que institui o Dia Municipal do Líder Comunitário.

Durante o evento serão homenageados os líderes comunitários in memoriam à exemplo do Seu Júlio Andrade, Joaquim do Henrique Leite, Gilson Potó do Alto Cheiroso, Wilson da Federação e Dona Gorete do Dom Avelar.

12