Secretaria de Saúde de Petrolina promove Semana da Saúde no CAPS II

A programação consta de palestras, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, corte de cabelo, realização do exame preventivo, dentre outros/Foto: Assessoria

A programação consta de palestras, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, corte de cabelo, realização do exame preventivo, dentre outros/Foto: Assessoria

Segue até a próxima quinta (05) em Petrolina, a Semana de Saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). O evento, voltado para os usuários do serviço e para a comunidade, visa oferecer ações de saúde e desmitificar a imagem da doença mental.

A programação acontece sempre das 08h às 11h e conta com palestras, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, corte de cabelo, realização do exame preventivo ginecológico, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C, consulta oftalmológica, entre outras atividades.

“O evento já é uma tradição aqui no CAPS. Ele acontece duas vezes por ano e, além de contribuir para identificar doenças como hipertensão e diabetes em nossos usuários, nos ajuda a apresentar os nossos serviços e a reconstruir a imagem desses pacientes diante da sociedade”, disse a coordenadora do CAPS II, Adriana Lira.

Para a usuária do CAPS II, Josélia Maria de Souza, a iniciativa aproxima os usuários do CAPS e também dos serviços de saúde. “Esse evento é muito bom. Tem gente que não procura a unidade de saúde, então quando os serviços são oferecidos aqui no CAPS, fica mais fácil”.

A secretária de Saúde, Mara Gonçalves, destaca a importância de desenvolver ações de promoção à saúde. “Nós trabalhamos com o fortalecimento das ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, pois essa é a maneira mais eficaz de evitar o agravamento de doenças”.

Com informações da Assessoria

Secretaria da Saúde reúne Gestores municipais para discutir situação do Hospital Universitário

Sec de Saúde Petrolina

Prevendo os discursos acirrados sobre a atual situação do Hospital Universitário de Petrolina (HU) que atende mais de 52 municípios sertanejos e ainda está com o quadro reduzido de profissionais da área de medicina, nesta segunda-feira (14), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, se reuniu com gestores de saúde dos municípios que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (VIII Geres) para discutir questões relativas ao funcionamento do Hospital Universitário de Petrolina (HU).

Participaram da discussão a diretora da VIII Geres, Aline Jerônimo, a representante da Central Interestadual de Regulação de Leitos, Cláudia Galindo, os gestores municipais de saúde de Lagoa Grande, Fabíola Salvador, de Afrânio, Aureliano Gonçalves Filho, de Cabrobó, Emanoela Costa Pinto, de Orocó, Nelson Eduardo Rodrigues, e de Dormentes, Maria do Socorro do Nascimento, além da diretora de regulação de Petrolina, Alice Mara Gonçalves.

“O HU é um hospital de referência para vários municípios e qualquer problema que o afete, acaba impactando na região como um todo. Por isso, nos reunimos nesse momento para discutir as alternativas para essa situação”, frisou a secretária Lucia Giesta.

A secretária de Saúde de Lagoa Grande, Fabíola Salvador, falou sobre a dificuldade gerada com a impossibilidade do hospital de atender os pacientes. “Essa reunião é de fundamental importância para definirmos condutas em relação à falta de atendimento aos pacientes politraumatizados e que estão precisando de cirurgias ortopédicas e neurológicas e não podem realizar esses procedimentos devido à falta de profissionais. Um hospital de urgência deve estar disponível 24h, sem fechamento de portões”.

Ao final da reunião, os gestores construíram um documento que será encaminhado ao Ministério Público Federal, no intuito de buscar soluções para melhorar a assistência prestada pelo Hospital.

Prefeitura de Petrolina envia nota sobre Cratera da Clementino Coelho

Buraco na Clemetino Coelho 1

Sobre o problema na estrada da Avenida Clementino Coelho, principal acesso ao distrito industrial que está com uma cratera exposta há um mês, após o asfalto ceder, a prefeitura sinalizar e o buraco continua aberto.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Petrolina (PE) disse em nota que o setor de Infraestrutura informa que estão sendo finalizadas as avenidas de maior fluxo de veículos e logo em seguida serão feitas as demais avenidas.

Secretaria de Habitação de Petrolina suspende atendimento nesta terça-feira

De acordo com uma nota enviada ao Blog pela assessoria de comunicação, a Prefeitura de Petrolina afirma que na madrugada desta terça-feira, 5, o prédio da Secretaria de Habitação, localizada na Avenida Guararapes, foi arrombada por pessoas ainda não identificadas.

Segundo a nota, por causa do arrombamento ocorrido o atendimento ao público foi suspenso no órgão durante esta terça-feira. O gestor da pasta, Edinaldo Lima, disse que o expediente na Secretaria só será retomado após a finalização da perícia policial.

567