Uma operação deflagrada pela polícia descobriu trabalhadores atuando clandestinamente em uma área de extração ilegal de minério, com uso de explosivos, no Agreste pernambucano.
A Operação Pedra de Cantaria foi realizada pela Delegacia de Polícia do Meio Ambiente, em Encruzilhada de São João, distrito de Bezerros. Segundo a Polícia Civil, foi identificado que os trabalhadores retiravam as pedra, configurando “usurpação de minério da união”. A investigação começou depois de uma denúncia feita pela Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH).
Na área, os policiais encontraram caminhões-caçamba, retroescavadeira, pás, cunhas, marteletes, pólvora, fios, machados e marretas. Cerca de 30 trabalhadores usavam ferramentas e maquinários, incluindo explosivos. Esses artefatos foram periciados e destinados com ação preventiva pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Esquadrão Antibombas.
Ainda segundo a polícia, os trabalhadores clandestinos e ilegais que estavam na pedreira foram levados para quatro delegacias de Caruaru, na mesma região. Eles foram interrogados a respeito dos fatos “a fim de instruir o inquérito policial”.
“A atuação dos Agentes da CPRH foi de enorme valia tanto para dimensionar a degradação ambiental, quanto para estabelecer os parâmetros das multas que serão aplicadas aos responsáveis”, disse a polícia.
Diário de Pernambuco





Segundo a denúncia, os homens têm agido há um bom tempo. “Ao todo somos 5 famílias tendo nossas casas apedrejadas sem haver motivo para tal. Há cerca de 3 mês vem sendo tirada a nossas paz, segurança e sofrendo ainda prejuízo financeiros por estes rapazes das fotos e vídeos que seguem. O que esses indivíduos vêm praticando é crime previsto no Código Penal, configurando a Depredação de patrimônio privado e a Perturbação do Sossego prevista no rol de contravenções penais”.