Hospital Universitário realizará evento sobre segurança do paciente

(Foto: Arquivo)

Excelência do fator humano para a segurança do paciente, é o tema do Simpósio que será realizado pelo o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf).

O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de abril, no auditório da biblioteca da Univasf (Campus Sede – Petrolina/PE). A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, minicursos e workshops.

O encontro tem como objetivo promover discussões, trocas de experiências e conhecimento científico sobre a segurança do paciente, que é um dos pilares da gestão moderna em saúde.

O tema será abordado em todo o seu contexto de aplicabilidade, seja acerca da tecnovigilância (manuseio, uso e finalidade dos materiais e equipamentos hospitalares), da implementação dos desafios globais propostos, do gerenciamento de risco, do ensino e pesquisa e da gestão da segurança do paciente em ambiente de saúde.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o início de abril para ouvintes e até o fim de fevereiro para aqueles que desejarem submeter trabalhos. Para se inscrever é preciso acessar o site do Simpósio. Lá também, é possível encontrar a programação completa e demais informações.

Além de contar com profissionais do Hospital, o simpósio receberá convidados da Universidade de Pernambuco (UPE), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) e do Hospital Paraná.

A comissão organizadora espera atrair participantes dos hospitais universitários filiados à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), além de mobilizar profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores em saúde, unidades de saúde e demais interessados.

O evento reforça ainda a campanha Abril pela Segurança do Paciente, mês em que o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), no ano de 2013, contribuindo para a qualificação do cuidado em saúde em todo o país.

“Mal da Vaca Louca” pode ter sido a causa da morte de paciente no Recife

Secretaria de Saúde investiga morte de paciente por doença rara em Pernambuco

A suspeita da morte de um paciente no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), bairro de Santo Amaro, área central do Recife, pela doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), que tem como variante mais conhecida, erroneamente, o termo “Mal da Vaca Louca” está sendo investigada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O corpo do homem não identificado, de 58 anos, foi encaminhado para o Serviço de Veri򀀀cação de Óbito (SVO)

A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é uma doença priônica, do sistema nervoso central que se manifesta de várias formas clínicas. Os sinais ou sintomas mais frequentes são demência rapidamente progressiva associada a tremores musculares de extremidades.

LEIA MAIS

Paciente recebe alta sem realizar cirurgia no Hospital Universitário

MAJOR ENFERMEIROMais um caso de negligência no Hospital Universitário (HU), antigo Traumas, foi denunciado pelos familiares do agricultor, cadeirante, Francisco de Assis da Silva, 69 anos. Após passar vários dias internado ele recebeu alta do HU com pé totalmente infeccionado.

De acordo com a filha do enfermo, Márcia Avelino da Silva, que reside na rua 12, Núcleo 08, projeto Senador Nilo Coelho, o pai foi ao nosocômio com uma inflamação em uma das unhas do pé direto, foi medicado, recebeu alta, mas não foi operado. Retornado para casa o caso agravou, o pé inchou e o senhor Francisco  sequer conseguia dormir com tantas dores.

Procurado pela família, o vereador licenciado Major Enfermeiro (PRTB), criticou o tratamento dado ao paciente e disse ser a favor da reversão do hospital para gestão do município. “Isso é mais um caso e mais motivo de ter um retrocesso voltando o hospital para o município que está só maltratando as pessoas”, indignou-se.

“Evidentemente que agente deu essa oportunidade a Univasf, mas as pessoas passam até 15 dias esperando uma cirurgia ortopédica e isso é um absurdo” reforça o vereador Zenildo Nunes (PSB).

No caso do agricultor Francisco o edil Major Enfermeiro se comprometeu em providenciar outro meio para que ele receba o tratamento necessário ao restabelecimento de sua saúde.

12