
(Foto: Arquivo)
Excelência do fator humano para a segurança do paciente, é o tema do Simpósio que será realizado pelo o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf).
O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de abril, no auditório da biblioteca da Univasf (Campus Sede – Petrolina/PE). A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, minicursos e workshops.
O encontro tem como objetivo promover discussões, trocas de experiências e conhecimento científico sobre a segurança do paciente, que é um dos pilares da gestão moderna em saúde.
O tema será abordado em todo o seu contexto de aplicabilidade, seja acerca da tecnovigilância (manuseio, uso e finalidade dos materiais e equipamentos hospitalares), da implementação dos desafios globais propostos, do gerenciamento de risco, do ensino e pesquisa e da gestão da segurança do paciente em ambiente de saúde.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o início de abril para ouvintes e até o fim de fevereiro para aqueles que desejarem submeter trabalhos. Para se inscrever é preciso acessar o site do Simpósio. Lá também, é possível encontrar a programação completa e demais informações.
Além de contar com profissionais do Hospital, o simpósio receberá convidados da Universidade de Pernambuco (UPE), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) e do Hospital Paraná.
A comissão organizadora espera atrair participantes dos hospitais universitários filiados à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), além de mobilizar profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores em saúde, unidades de saúde e demais interessados.
O evento reforça ainda a campanha Abril pela Segurança do Paciente, mês em que o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), no ano de 2013, contribuindo para a qualificação do cuidado em saúde em todo o país.




Mais um caso de negligência no Hospital Universitário (HU), antigo Traumas, foi denunciado pelos familiares do agricultor, cadeirante, Francisco de Assis da Silva, 69 anos. Após passar vários dias internado ele recebeu alta do HU com pé totalmente infeccionado.