Governo Lula: avaliação negativa oscila para 39%, aponta Datafolha; 30% consideram bom ou ótimo

A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva oscilou para baixo, com 39% dos entrevistados classificando a gestão como ruim ou péssima, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 16. No levantamento anterior, realizado em abril, o percentual estava em 40%, o que indica estabilidade dentro da margem de erro máxima, de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A avaliação positiva – ou seja, de pessoas que consideram o trabalho do governo Lula bom ou ótimo – passou de 29% para 30%, enquanto 29% avaliaram a administração como regular nesta nova rodada de avaliação, mesmo número de abril.

De acordo com a pesquisa, o melhor momento do governo foi entre setembro e dezembro de 2023, quando a avaliação boa ou ótima chegou a 38%. Já em fevereiro de 2025, em meio à crise provocada por fake news de que o governo taxaria o Pix, a desaprovação alcançou 41%. A pesquisa foi realizada na terça (12) e na quarta-feira (13), com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o País, em entrevistas presenciais.

Estadão Conteúdo

Na bronca com a Celpe: moradores e empresários do Jardim Amazonas reclamam prejuízos devido a oscilação de energia elétrica em ruas do bairro

Alguns moradores e empresários do bairro Jardim Amazonas, em Petrolina, entraram em contato com a nossa reportagem em busca de uma solução, por parte da CELPE, ao problema que está causando prejuízos a todos devido a oscilação de energia que constantemente causa transtornos em algumas ruas do bairro.

Um dos que estão sofrendo com o problema, é o proprietário da Conveniência e Churrascaria dos Amigos, que fica no Posto Itamarati, senhor José Adailton, que nos informou estar funcionando  de forma improvisada, utilizando estabilizador de computador, para tentar manter o negócio funcionando. Mesmo assim os prejuízos são frequentes.

De acordo com Adailton, equipes da CELPE já estiveram no local por diversas vezes, mas até o momento não conseguiram identificar a origem do problema. E o que mais está chateando, é a falta de atenção dada pela empresa no sentido de solucionar a falha.

“Não sei o que vamos fazer, já entramos em contato com a Celpe, equipes já estiveram aqui, mas não resolvem o problema e a gente fica nessa situação, enquanto isso o tempo está passando e prejuízos maiores podem ocorrer”, ressaltou.

De um modo geral, todos apelam à diretoria de Celpe para que seja dada uma resposta a essas pessoas que geram empregos na região, que pagam seus impostos em dia e esperam da empresa, no mínimo, um tratamento respeitoso.

Moradores da Cohab Massangano reclamam de oscilação de energia

Depois do apagão dessa quarta-feira (21), Os moradores da Cohab Massangano, em Petrolina (PE), têm reclamado de oscilações de energia na madrugada desta sexta-feira (23). Segundo informações, desde às 3h está acontecendo essa queda de energia no bairro.

“Passamos a noite toda sem luz. A energia cai, depois de um tempo volta, depois cai de novo. Nossos eletrodomésticos têm que ficar desligados para não queimar”, disse uma moradora.

O blog Waldiney Passos entrou em contato com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e aguarda reposta.