Prefeitura de Casa Nova consegue retorno da Operação Carro Pipa juntamente ao 72 BIMTZ

(Foto: Ascom)

Depois de uma reunião com o Exército de Petrolina, o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres comemorou nessa quinta-feira (7) o retorno da Operação Carro Pipa no município. As atividades estavam suspensas desde maio, quando o 72 BIMTZ precisou seguir a ordem do Governo Federal de paralisar as atividades.

A volta da Operação Carro Pipa em Casa Nova contou com a participação do deputado federal Elmar Nascimento, responsável por intermediar o processo documental em Brasília (DF), do deputado estadual Bebeto Galvão e do prefeito que viajou à Brasília para tentar solucionar as pendências.

LEIA TAMBÉM:

Problema em documentação resulta na suspensão da Operação Pipa em Floresta e mais 25 cidades pernambucanas atendidas pelo 72º BIMTZ

“O esforço de todos, a mobilização dos deputados Elmar Nascimento e Bebeto Galvão, a boa vontade do Superintendente da Defesa Civil na Bahia, Paulo Luz, que reconheceu e publicou o decreto de emergência, foi importante para esta conquista”, disse Wilker.

A retomada da Operação Carro Pipa será feita de forma emergencial no início da próxima semana, garantiu o Exército de Petrolina, responsável por coordenar a operação nos municípios do Sertão da Bahia e Pernambuco.

Suspensão da Operação Carro Pipa no Sertão entra na pauta da Câmara de Vereadores

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A pauta da sessão desta quinta-feira (7) não traz Projetos de Lei do Executivo ou do Legislativo, mas os vereadores de Petrolina terão muito a discutir pela manhã. Um dos temas apresentados pelo vereador Domingos de Cristália (PSL) foi é a suspensão da Operação Carro Pipa no Sertão.

LEIA TAMBÉM:

Problema em documentação resulta na suspensão da Operação Pipa em Floresta e mais 25 cidades pernambucanas atendidas pelo 72º BIMTZ

O edil apresentou o Requerimento de número 107/2018, solicitando a presença do Coronel Marcos Aurélio, do 72 BIMTZ para esclarecer os motivos que ocasionaram a suspensão. Caso aprovado o convite, a data e o horário da participação na Tribuna Livre ainda serão definidos.

Além desse Requerimento, mais dois constam na pauta. Eles se juntam a 10 Indicações e 3 Projetos de Lei que darão entrada nas Comissões competentes, a fim de serem analisados futuramente no Plenário da Casa Plínio Amorim.

Operação carro-pipa: 200 mil pessoas receberam água imprópria para consumo no Piauí

(Imagem ilustrativa)

Segundo informações divulgadas pelo Jornal Nacional, neste sábado (30), mais de 200 mil pessoas foram vítimas de uma fraude da operação carro-pipa no Piauí. Água imprópria para o consumo foi entregue a famílias que sofrem com a seca.

O exército que é responsável pela coordenação operação carro-pipa, com pipeiros contratados pelo Governo, descobriu a fraude. Duas pessoas foram presas em flagrante acusadas de fazer parte de uma quadrilha especializada neste tipo de crime.

A operação acontece da seguinte forma: Há cinco anos o exército adotou um sistema de monitoramento para controlar essa entrega. Cada caminhão cadastrado recebe um equipamento que registra data, hora e a rota de cada caminhão. Na fraude, o Exército afirma que eles usavam motos para registrar o percurso que vários caminhões deveriam fazer.

“Com isso aí, o pipeiro fica livre, sem o equipamento, para pegar uma água mais próxima, nos barreiros mais próximos da cidade, e entregar nesse local como se fosse água de um manancial cadastrado pelo Exército”, explicou o capitão Veloso, do Exército.

“De vez em quando, corre um com dor de barriga danada. As crianças faltam é morrer. Vem e quando chega um: ‘Estou com dor de barriga, mãe’”, declarou uma das vítimas o agricultor José Nivaldo de Macedo.

 O Exército diz que afastou os pipeiros já identificados na fraude e que aumentou a fiscalização na região.

Com informações do JN

12