De volta a Caruaru, Raquel entrega conjunto habitacional

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), voltou a Caruaru nesta semana. Na quinta-feira (22) ela realizou a entrega das chaves das 192 unidades do residencial Severino Quirino. O empreendimento está localizado no bairro Vassoural e é uma obra do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

“Para mim, que sou de Caruaru e acompanhei a luta dos movimentos sociais que ocuparam essa terra quando as casas ainda eram de lona, ver esse residencial pronto é muito simbólico. É a realização de um sonho deles, mas que também é nosso”, disse a governadora.

LEIA MAIS

Advogado é preso em flagrante em Caruaru após xingar mulher de “macaca”

Um advogado de 37 anos foi preso em flagrante durante os festejos juninos no Pátio de Eventos de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele xingou uma mulher de “macaca”. O episódio foi registrado no último domingo (11).

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o suspeito, que não teve o nome divulgado, é levado por policiais militares até uma delegacia móvel instalada no local.

LEIA MAIS

PRF encontra coletes e fardas de policiais em carro na BR-232, em Caruaru

Foto: PRF/Divulgação

Equipamentos policiais foram apreendidos dentro de um carro, na BR-232, em Caruaru (PE). A abordagem foi realizada na noite de domingo (4), pela Polícia Rodoviária Federal. O condutor desobedeceu a ordem dos agentes, acelerou e quase captou o automóvel na fuga.

LEIA MAIS

Ivete Sangalo leva axé da Bahia para o São João de Caruaru e convida fã pra dançar no palco ‘zerei a vida’

Pela primeira vez no São João de Caruaru, Ivete Sangalo foi a terceira atração a subir ao palco do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga neste sábado (3). Debaixo de chuva, a baiana arrastou milhares de pessoas para curtir o

show e convidou um fã para dançar com ela no palco.Ivete iniciou o show com o hit que ganhou o público no carnaval deste ano, “Cria daIvete”. O repertório foi seguido de diversos sucessos da carreira da cantora e o axé da Bahia tomou conta do maior polo do São João da Capital do Forró.

No repertório não faltou forró, afinal, a maior festa junina do mundo era o cenário perfeito para quem também queria arrastar o pé. O jornalista Henrique Figueirôa, fã da cantora que assistia o show de pertinho, foi convidado por Ivete pra dançar no palco. “Hoje zerei a vida. Foi a realização de um sonho antigo. Assim que ela começou a cantar forró comecei a fazer menção pra ela dizendo que queria dançar com ela. Ela me chamou fiquei em êxtase”, contou Henrique.

O jornalista disse que já vai a shows da cantora há mais de 20 anos e que, enquanto abraçava Ivete, teve a oportunidade de contar isso a ela. “Ela disse ‘que lindo’ e que Deus me abençoasse mais e mais. Ainda estou sem acreditar nessa realização. Feliz demais”, comemorou Henrique.

Apesar de já ter estado em Caruaru, esta foi a primeira vez em que Ivete cantou no São João de Caruaru. Após o show, onde prometeu que voltaria à festa, a cantora celebrou o que viveu no palco.
“Indiscutivelmente é a melhor festa que existe, tradicional da gente, é o São João, por tudo… pela música, pela comida, pelas tradições, por contar um pouco da nossa história. E Caruaru não deixa essa chama apagar. É uma cidade que recebe essa festa de uma forma muito magistral e voltar aqui é um triunfo”, disse Ivete.

G1 Pernambuco

Shows no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, principal palco do São João de Caruaru, iniciam neste sábado

O São João de Caruaru, no Agreste do Estado, abre, neste sábado, as apresentações no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, palco principal da festa na cidade. A programação no local mais tradicional dos festejos na Capital do Forró segue até o dia 1°de julho.

Na primeira noite, sobem ao palco a Orquestra de Pífanos de Caruaru e Maestro Mozart Vieira, o músico Santanna, o Cantador e as cantoras Elba Ramalho e Ivete Sangalo.

No domingo, a programação segue com nomes que fazem sucesso no cenário sertanejo nacional, como Wallas Arrais e Vitor Fernandes. O forró de Dorgival Dantas e da banda Limão com Mel completam a grade da noite.

Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro destaca que o período junino reúne festa e comemoração, tendo também grande importância para movimentar a economia do município.

“A cidade toda passa o ano na expectativa para esse momento. São João não é só festa. Muitas famílias que comercializam no São João vivem o ano todo dessa renda. É um momento muito importante para a economia de toda a região”, explicou.

De acordo com o prefeito, a gestão investiu, também, na infraestrutura para receber o público. A previsão é de que sejam recebidas mais de 3 milhões de pessoas, número dez vezes maior que a população do município, estimada em quase 370 mil habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 “Todo o layout da festa foi reformulado. Pensamos em um formato com mais segurança e conforto para os forrozeiros, melhoramos os acessos aos principais polos da festa, tudo para que consigamos oferecer a melhor experiência a quem vem a Caruaru. Esse promete ser o maior São João de todos os tempos”, pontuou Pinheiro.

No próximo fim de semana, sobe ao palco do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga nomes como Simone Mendes, Bell Marques, Nattan e Xand Avião,  além das bandas Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró e Fulô de Mandacaru. Na véspera de São João (23 de junho), presentam-se Israel Filho, Toca do Vale, Israel e Rodolffo e Daniel. Já no dia oficialmente dedicado ao santo (24 de junho), sobem ao palco principal os cantores Benil, Taty Girl, Gustavo Mioto e João Gomes.

Folha PE

Caruaru: MPPE ajuiza ação para suspender venda de ingressos e liberar área de camarote para o público no Pátio de Eventos

(Foto: Divulgação)

A 2ª Promotoria de Defesa da Cidadania de Caruaru, com atribuição na Defesa do Patrimônio Público, ingressou na sexta-feira (26) com pedido de tutela cautelar em face da Fundação de Cultura de Caruaru, do Município de Caruaru e da empresa Festa Cheia Produções e Propagandas.

Por meio da ação, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) requereu à Justiça determinar a suspensão da venda de ingressos para camarote a ser montado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e a abertura do referido espaço ao público em geral. A cautelar está sob análise da 2ª Vara da Fazenda Pública de Caruaru, sob o número 8322-87.2023.8.17.2480.

LEIA MAIS

Caruaru registra mais de 92 mm de chuva em apenas seis horas

Defesa Civil trabalhou durante toda madrugada de sábado para domingo (Foto: Redes Sociais)

Conforme a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) havia alertado no sábado (18), choveu forte no Agreste do Estado. A cidade de Caruaru contabilizou 92,11 mm em apenas seis horas e diversos bairros ficaram alagados. A Defesa Civil passou a madrugada dando suporte às vítimas afetadas pelo grande volume de água.

“Muita chuva no Agreste de Pernambuco nessa noite de sábado e em Caruaru, em especial, em pouco espaço de tempo, um volume pluviométrico muito grande”, disse o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) ao Caruaru no Face.

Segundo a Prefeitura de Caruaru, o trabalho da Defesa Civil seguirá até quando for registrada chuva na cidade. Quem tiver em áreas de risco pode acionar a equipe pelo número 199. Em Toritama, choveu 58 mm nas últimas 24h

Polícia Civil e CPRH resgatam animais exóticos e nativos silvestres criados ilegalmente em Caruaru

A Agência Estadual de Meio Ambiente foi acionada pela Polícia Civil, na noite da última quarta-feira (01), para  o resgate de animais exóticos e nativos, provenientes da América do Norte, da Ásia e também da fauna brasileira, que estavam sendo criados ilegalmente em uma residência, no município de Caruaru, no Agreste do Estado. A infratora foi multada em R$ 16 mil.

No total, foram apreendidos 57 animais exóticos, sendo: 45 serpentes popularmente conhecidas como cobra-do-milho, originárias da América do Norte; 12 geckos, espécie de réptil originária da Ásia, além de 11 ovos da cobra-do-milho. De acordo com a Lei Federal 9605/08, não é permita a criação nem a venda desses animais no território nacional. No cativeiro os policiais civis também encontraram uma serpente jiboia (Boa constrictor), pertencente à fauna brasileira.

LEIA MAIS

Investigada por peculato, vereadora de Caruaru ficará presa no Recife

A vereadora Kátia das Rendeiras (Republicanos), com mandato eletivo na Câmara de Vereadores de Caruaru (PE) foi presa nesta quarta-feira (1°) na Operação Primus, coordenada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

Um assessor da parlamentar também foi preso. As investigações começaram há cerca de um ano, visando identificar e desarticular uma associação criminosa voltada à prática do crime de peculato (quando um funcionário público  toma posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro).

Ela será encaminhada à Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife, onde ficará à disposição da Justiça. Anteriormente, Kátia foi ouvida pela polícia na investigação do homicídio de um blogueiro de Caruaru.

Caminhão que transportava carga de refrigerante sem nota fiscal é parado pela PRF em Caruaru

Carga foi apreendida nesta sexta-feira (Foto: PRF/Divulgação)

Uma carga de refrigerante foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta sexta-feira (17), durante uma blitz na BR-104, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. O motorista trafegava sem a nota fiscal do produto, que havia saído de Feira de Santana (BA) com destino a Surubim (PE).

No caminhão havia 3.024 fardos, o que equivale a 18.144 litros de refrigerante. O motorista disse que havia retirado a mercadoria em um depósito e que não tinha recebido a nota fiscal do produto.

Além de transitar sem a nota, durante a pesagem a PRF observou que havia um excesso de seis toneladas da carga. A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) foi acionada, para providenciar a regularização da mercadoria.

Quatro adolescentes morrem em incêndio em casa de acolhimento em Caruaru

Quatro adolescentes morreram em um incêndio registrado no Centro da Criança e do Adolescente de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nesta sexta-feira (27). Três adolescentes morreram no local e uma chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Regional do Agreste (HRA), mas não resistiu aos ferimentos.

O incêndio começou a ser registrado no início da tarde, no espaço que fica localizado na Avenida Josefa Maria de Menezes, no bairro Indianópolis. O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local para conter as chamas.

LEIA MAIS

Caruaru abre concurso com 25 vagas de níveis médio e superior, e salário até R$ 4,5 mil

Dois editais do concurso público da Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foram publicados. São 13 vagas para nível médio e 12 para nível superior para a Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB) e para o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (Caruaruprev). Os salários variam de R$ 2 mil a R$ 4,5 mil.

O edital da URB prevê o preenchimento de oito vagas de nível superior, com salários de R$ 4,5 mil, e 13 vagas de nível médio, com salários de R$ 2 mil.

Já o edital do Caruaruprev traz quatro vagas para nível superior, também com salários de R$ 4,5 mil.  Nos dois editais, os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos.

LEIA MAIS

Pernambuco: Idoso morre após ser atacado por abelhas

Um idoso de 68 anos morreu após ser atacado por abelhas na tarde da última segunda-feira (2). O caso foi registrado pela Polícia Civil de Pernambuco no Sítio Baixa, zona rural da cidade de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco.

A vítima, identificada como Adeilton Medeiros de Oliveira, estava trabalhando com um trator pouco antes de ser atacado. O corpo do idoso foi encontrado por familiares próximo a um riacho do sítio e depois foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

LEIA MAIS

Madrasta é suspeita de espancar bebê de apenas 11 meses em Caruaru

Um bebê de 11 meses foi internado em estado grave após ser agredido na última segunda-feira (2), na Vila do Rafael, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. A principal suspeita de cometer a agressão é a madrasta do bebê, uma mulher de 22 anos.

De acordo com a Polícia Militar (PM), policiais do 4º BPM faziam rondas quando foram abordados pela mãe da criança, com o menino nos braços, afirmando que a companheira do ex-marido havia espancado o bebê.

Chegando à residência da agressora, ela foi encontrada com fortes sintomas de embriaguês e ao ser questionada sobre os hematomas encontrados na vítima, se tornou agressiva e passou a agredir o efetivo com palavras grosseiras“, disse a PM por meio de nota.

LEIA MAIS

Em Caruaru, homem com arma em vídeo ameaçando matar Lula diz que gravou “por brincadeira”

Um homem que aparece em um vídeo que circulou nas redes sociais, na quinta-feira (29), com um suposto rifle e citando ameaças de morte ao presidente eleito Lula na cerimônia de posse marcada para o próximo domingo (1º), em Brasília, se apresentou espontaneamente na sede da Polícia Federal (PF) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Aos policiais, ele afirmou que gravou o vídeo “por brincadeira” e que “não tinha a intenção de publicá-lo”.

Ainda no depoimento, o homem disse que “acabou postando de maneira não intencional nos stories do seu WhatsApp”. O vídeo, segundo ele, ficou 10 minutos no ar – na gravação que viralizou é possível ver que alguém gravou a tela do celular.

Declarou ainda que não teve a intenção de ameaçar o presidente Lula e que o vídeo foi feito de forma jocosa, não sendo as ameaças concretas ou verdadeiras“, disse a PF, em nota.

Na gravação, o homem aparece portando uma arma de pressão por ação de ar comprimido, popularmente conhecida como espingarda de chumbinho – e profere ameaças de morte a Lula.

LEIA MAIS
12345