
Belém do Pará sediará a COP30 em novembro deste ano
Nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, a cidade de Belém (PA) recebe o início da 30ª edição da Conferência das Partes (COP30), que seguirá até o dia 21 do mês. Trata-se de um dos mais importantes encontros globais sobre mudança do clima, realizado sob os auspícios da Convenção‑Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), adotada em 1992 com o objetivo de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
Como país anfitrião, o Brasil busca marcar esta edição como a da implementação: o foco está em transformar metas em ações concretas. Entre os temas centrais da COP30 estão: limitar o aquecimento global a 1,5 °C até o fim do século; promover transição de energia, proteger florestas e oceanos; mudar sistemas agrícolas e de alimentos; e mobilizar finanças, tecnologia e capacidades. Participantes esperados incluem mais de 190 países, líderes mundiais, representantes da sociedade civil e setor privado.


