COP30: Belém abre hoje a conferência que pode redefinir a ação climática global

Belém do Pará sediará a COP30 em novembro deste ano

Nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, a cidade de Belém (PA) recebe o início da 30ª edição da Conferência das Partes (COP30), que seguirá até o dia 21 do mês. Trata-se de um dos mais importantes encontros globais sobre mudança do clima, realizado sob os auspícios da Convenção‑Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), adotada em 1992 com o objetivo de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

Como país anfitrião, o Brasil busca marcar esta edição como a da implementação: o foco está em transformar metas em ações concretas. Entre os temas centrais da COP30 estão: limitar o aquecimento global a 1,5 °C até o fim do século; promover transição de energia, proteger florestas e oceanos; mudar sistemas agrícolas e de alimentos; e mobilizar finanças, tecnologia e capacidades. Participantes esperados incluem mais de 190 países, líderes mundiais, representantes da sociedade civil e setor privado.

LEIA MAIS

Pará: mulher é libertada após ser feita refém por 17h em Belém

Filhos da vítima também foram feitos reféns

A mulher que foi feita refém dentro de um carro em Belém (PA) foi libertada na tarde desta quinta-feira (9), após 17h horas de negociações entre a polícia e o sequestrador. O sequestrador é um homem de 27 anos, identificado como Ian, foi preso na sequência.

O sequestro começou por volta das 19h de quarta-feira (8), após supostamente Ian ter tido um surto e entrado em um veículo de aplicativo. Além da mulher, seus três filhos, de três, sete e 10 anos também ficaram sob a mira do sequestrador. Os menores foram libertados sem ferimentos.

Segundo a polícia, antes de ser libertada, a mulher foi ferida na mão com a faca que o sequestrador usou para fazer as vítimas reféns. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento de Marambaia, na capital. O sequestrador também se feriu com a mesma faca. Não há informações sobre seu estado de saúde.