INSS começa a pagar 2ª parcela do 13º dos aposentados

00dinheiro1Começa a ser paga nesta quinta-feira (24), a segunda e última parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) .

Os primeiros a receber serão os que ganham até um salário mínimo. Quem ganha acima de um salário mínimo começa a receber a partir de 1º de dezembro. Os depósitos continuam até 7 de dezembro.

A primeira parcela do 13º foi depositada entre os meses de agosto e setembro. O desconto do Imposto de Renda, se for o caso, incidirá somente sobre a segunda parcela.

Reforma pode obrigar aposentado a contribuir com Previdência também

bandeira_inssA equipe responsável pela proposta de reforma da Previdência em estudos no governo, subordinada ao presidente Michel Temer, estuda mudar a Constituição para abrir caminho para a cobrança de contribuição previdenciária de todos os aposentados.

A ideia é que o governo federal, os Estados e os municípios tenham autonomia para estabelecer a cobrança. Isso pode impactar tanto segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quanto servidores públicos.

Atualmente, a Constituição prevê que a contribuição deve ser paga apenas por inativos que recebem acima do teto do INSS (R$ 5.189,82). Ou seja, na prática só funcionários públicos são cobrados.

A cobrança, hoje, incide somente sobre o valor que excede o teto do INSS, e a alíquota deve ser igual à da ativa.

LEIA MAIS

Decreto formaliza antecipação de metade do 13º dos aposentados em agosto

oie_2612541ZnlSEGFa

A medida atinge mais de 28 milhões de segurados do INSS

O governo federal editou decreto que formaliza o pagamento antecipado da primeira metade do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em agosto. O decreto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 25.

De acordo com o texto, o abono anual será efetuado em duas parcelas: a primeira corresponderá a até 50% do valor do benefício do mês de agosto e será paga juntamente com os benefícios do mês; e a segunda corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios do mês de novembro.

A medida atinge mais de 28 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde 2006, o governo federal antecipa o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto. Pela Constituição Federal, o benefício deve ser quitado até o final do ano.

Caminhada para servidores municipais aposentados acontece nesta terça (03)

corrida sinsempNesta terça-feira, 03, acontece a primeira atividade do projeto “Aposentado sim, inativo nunca”, do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp): uma caminhada com os aposentados do município, com orientação médica, física e nutricional. O evento acontece no Parque Josepha Coelho, a partir das 17h.

A diretora de Assuntos Extraordinários do Sindicato, Elena Alves, destaca a importância do projeto. “Nossos companheiros aposentados precisam de atenção. Essa é a primeira de várias ações que estamos pensando e que iremos desenvolver durante o ano como festas, passeios, palestras, orientações médicas. Queremos oportunizar atividades para que o aposentado seja mais ativo e feliz”. Elena adiantou que em breve os aposentados terão aula de hidroginástica. “Estamos aguardando, apenas, a disponibilidade da professora, mas já temos certo o local”, entrega.

Para Inés Silva, vice-presidente do Sindsemp, a ação do sindicato tem o objetivo de aproximar os aposentados ao Sindicato. “Depois que se aposentam os colegas se afastam do nosso dia a dia e nós não queremos isso. Nossa intenção é agregar cada vez mais”, pontua.

Os servidores aposentados que tenham interesse em participar da caminhada podem chegar 30 minutos antes e fazer a sua inscrição no local, ou procurar a sede do Sindsemp, na Vila Mocó, para fazer a inscrição, que é gratuita.

Com informações da Assessoria

Assembleia para servidores municipais aposentados de Petrolina será nessa sexta

assembleia sindsemp aposentados

Os servidores aposentados de Petrolina participarão de mais uma assembleia exclusiva da categoria. O encontro será na próxima sexta-feira (29),  na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), localizada na Vila Mocó, a partir das 08h.

A reunião deverá trazer aos servidores os avanços e as consolidações das propostas aprovadas na assembleia anterior, realizada no último dia 06, referentes ao lazer e saúde do servidor.

Entre as atividades que serão apresentadas e organizadas está o ‘Caminhando com Sindsemp’, onde os servidores terão o acompanhamento de nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas em atividades de caminhada no Parque Josepha Coelho.

Com informações de Sindsemp

Sindsemp realiza assembleia para servidores aposentados

ASSEMBLEIA SERVIDOPRES APOSENTADOS

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) realiza uma assembleia com pauta para os servidores aposentados. O encontro será na próxima quarta-feira (06), a partir das 8h, na sede da entidade, localizada na Vila Mocó.

Para o presidente do Sindsemp Walber Lins, a reunião será uma oportunidade para estreitar os laços com os servidores que não estão na ativa, mas que fazem parte do quadro. “Será um momento de escuta. Quando propusemos uma gestão para todos, não nos esquecemos dos companheiros que estão aposentados… nossas lutas também são para eles. Teremos a oportunidade de ouvir seus anseios e colocar em nossa pauta ”, pontua.

123