Secretária estadual de Meio Ambiente vai a Lagoa Grande debater Refúgio Tatu-Bola

No domingo (11), secretária esteve na zona rural de Petrolina para ouvir moradores sobre refúgio

O Governo de Pernambuco destacou a secretária estadual de Meio Ambiente para participar de uma audiência pública em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, nesta segunda-feira (12). Inamara Melo vai ouvir as demandas dos agricultores sobre o atual decreto que criou o Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola.

LEIA TAMBÉM

“Do jeito que foi feito a gente não pode aceitar”, afirma Gilberto Melo sobre Refúgio Tatu-Bola

Agricultores familiares de Petrolina comparecem à Câmara e pedem mudanças no decreto que cria Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola

A audiência será realizada na Câmara de Vereadores de Lagoa Grande e deve contar com a participação de agricultores da cidade, de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, municípios que integram a área de proteção ambiental.

“A Semas foi chamada para uma reunião em Lagoa Grande no mês de novembro e desde então nos debruçamos em busca de medidas que resolvam a questão. Tivemos reuniões com as superintendências do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste e elaboramos um novo decreto em que retira a proibição de atividades ligadas à agricultura familiar e práticas agroecológicas e sustentáveis na área do RVS Tatu Bola. Retornamos agora com o resultado deste trabalho. É o que viemos apresentar aqui na região, uma vez que a unidade de conservação foi concebida considerando a permanência dos moradores da área e de suas atividades produtivas, não admitindo que as famílias dos agricultores sejam prejudicadas”, disse.

Nesta audiência, a secretária da Semas deve apresentar uma proposta de encaminhamento para retomar a possibilidade de acesso ao crédito agrícola após a Resolução editada pelo Banco Central no último mês de outubro. No domingo (11), ela visitou Baixa Alegre, zona rural de Petrolina.

Deixe um comentário